• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.44.2021.tde-21022022-080150
Documento
Autor
Nombre completo
Andrea Duarte Cañizares
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2021
Director
Tribunal
Bourotte, Christine Laure Marie (Presidente)
Nascimento, Marcos Antonio Leite do
Santos, Priscila Lopes de Abreu
Título en portugués
Geodiversidade paulista: estudo da percepção do público e proposta de estratégias de comunicação
Palabras clave en portugués
Geocomunicação
Geoconservação
Geodiversidade
Percepção do público
Resumen en portugués
As percepções ambiental e da ciência consistem em mecanismos pelos quais os indivíduos observam, interpretam e valorizam o ambiente que os circunda e a ciência em si. Embora a compreensão desses mecanismos seja fundamental para a promoção da conservação do meio ambiente e do desenvolvimento da ciência, existem poucos estudos voltados para a geodiversidade e para as geociências, em particular no Estado de São Paulo. Nesse contexto, o presente trabalho visa ampliar e aprofundar o entendimento da percepção do público por meio de uma pesquisa realizada junto aos visitantes de três geossítios do inventário do Patrimônio Geológico do Estado de São Paulo: o Parque Geológico do Varvito em Itu, a Caverna do Diabo em Eldorado e o Pico do Itapeva em Pindamonhangaba. Os resultados obtidos indicam que os participantes têm um interesse médio a alto pela ciência, entretanto, poucos mencionam a geologia como ciência preferida. Além disso, observou-se que a divulgação das geociências e da geodiversidade nesses geossítios apresenta lacunas e consequentemente baixa retenção de vários assuntos geocientíficos pertinentes. Uma dessas lacunas pode ser exemplificada pela baixa percepção desses geossítios como patrimônio geológico pelos participantes, que não está promovida na comunicação usada nos locais estudados. A baixa retenção de informações pode ser ilustrada, por exemplo, pela dificuldade dos participantes em mencionar elementos da geodiversidade neles observados. Assim, a partir do entendimento da percepção dos participantes, propõe-se estratégias de comunicação visando sua melhoria tendo o Parque Geológico do Varvito como objeto de estudo de caso. As estratégias propostas baseiam-se no modelo de comunicação de engajamento em que se observam o perfil e os interesses do público alvo utilizando linguagem e recursos adequados ao mesmo, tirando proveito do próprio apelo turístico, histórico e cultural do Parque e sua história geológica. Dessa forma, propõe-se vincular o entretenimento à promoção da percepção ambiental da geodiversidade e das geociências. Espera-se que o entendimento preliminar da percepção pública e as estratégias propostas na presente pesquisa possam auxiliar futuras iniciativas servindo como base para divulgação da geodiversidade e das geociências em outros geossítios
Título en inglés
São Paulo geodiversity: study of public perception and proposal of communication strategies
Palabras clave en inglés
Geocommunication
Geoconservation
Geodiversity
Public perception
Resumen en inglés
Environmental and science perceptions are mechanisms by which individuals observe, interpret and value the environment that surrounds them and the science itself. Although the understanding of these mechanisms is fundamental for promoting the conservation of the environment and the development of science, there are few studies focused on geodiversity and geosciences, particularly in the State of São Paulo. In this context, this work aims to broaden and deepen the understanding of the public's perception through a survey carried out with visitors to three geosites of the inventory of the Geological Heritage of the State of São Paulo: the Varvito Geological Park in Itu, the Caverna do Diabo in Eldorado and Pico do Itapeva in Pindamonhangaba. The results obtained indicate that participants have a medium to high interest in science, however, few mention geology as their preferred science. In addition, it was observed that the dissemination of geosciences and geodiversity in these geosites presents gaps and consequently low retention of several pertinent geoscientific subjects. One of these gaps can be exemplified by the low perception of these geosites as a geological heritage by the participants, which is not promoted in the communication used in the studied places. The low retention of information can be illustrated, for example, by the participants' difficulty in mentioning elements of the geodiversity observed in them. Thus, from the understanding of the participants' perception, communication strategies are proposed aiming at their improvement, having the Varvito Geological Park as the object of a case study. The proposed strategies are based on the engagement communication model in which the profile and interests of the target audience are observed, using language and resources suited to it, taking advantage of the Park's own tourist, historical and cultural appeal and its geological history. Thus, it is proposed to link entertainment to the promotion of environmental perception of geodiversity and geosciences. It is expected that the preliminary understanding of public perception and the strategies proposed in this research can help future initiatives serving as a basis for the dissemination of geodiversity and geosciences in other geosites.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2022-02-21
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.