• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Master's Dissertation
DOI
https://doi.org/10.11606/D.44.1980.tde-10092015-134821
Document
Author
Full name
Antonio Carlos Gondim de Andrade e Silva
Institute/School/College
Knowledge Area
Date of Defense
Published
São Paulo, 1980
Supervisor
Committee
Barbour, Aledir Paganelli (President)
Ribeiro Filho, Evaristo
Valarelli, Jose Vicente
Title in Portuguese
Mineralogia, material amorfo, evolução genética e estudo do níquel e cromo no perfil de alteração do Maciço Ultramáfico de Santa Fé, Goiás
Keywords in Portuguese
Goiás
Mineralogia
Abstract in Portuguese
O Maciço Ultramáfico de Santa Fé situado no estado de Goiás, apresenta uma evolução geológica em três etapas: magmática, hidrotermal e intempérica. A primeira etapa está representada por um magmatismo de caráter ultrabásico durante o qual formou-se um zoneamento concêntrico, originando-se um núcleo dunítico que grada na periferia a faixas anelares de peridotito e piroxenito, com ocorrênciasde missourito e malignito. As rochas do maciço foram afetadas por uma alteração hipógena hidrotermal registrando-se nesta etapa uma intensa serpentinização e a formação de veios de vermiculita. Sobreposta à alteração hidrotermal desenvolve-se em superfície uma alteração intempérica laterítica responsável pela evolução de um espesso manto de intemperismo. A conjugação desses processos geológicos dá origem ao perfil de alteração do Maciço de Santa Fé, objeto de estudo da presente pesquisa. O perfil de alteração apresenta um zoneamento vertical caracterizado pela seguinte seqüênciade horizontes: Crosta Ferrilítica, Laterita Vermelha, Laterita Amarela, Saprolito Grosso e Rocha Compacta. Mediante o emprego de difração de raios x, análise termo diferencial, microscopia de luz transmitida e refletida, aliadas a observações geológicas foi possível definir os três grupos de minerais presentes no Maciço de Santa Fé - minerais primários magmáticos - minerais de alteração hidrotermal - minerais de alteração intempérica. Processou-se a determinação do produto amorfo no perfil de alteração, estudando-se as variações composicionais que apresentam em função do horizonte dealteração, relevo e rocha mãe. Constatou-se que o produto amorfo está representado por um material ferruginoso-niquelífero que se distribui no Saprofito Grosso e em menor proporção na laterita amarela, quando estes horizontes capeiam rochas duníticas nas várias entidades de relevo. Nas áreas de topo demorro este material se enriquece em produto sílico-magnesiano. Durante o intemperismo laterítico verifica-se uma concentração do Ni principalmente no topo do Saprolito Grosso e base da Laterita Amarela. O minério de níquel está constituído por vermiculita, clorita, serpentina e material amorfo. Verifica-se, também, durante o processo de intemperização uma concentração residual de cromita na laterita vermelha.
Title in English
Not available.
Keywords in English
Not available.
Abstract in English
Not available.
 
WARNING - Viewing this document is conditioned on your acceptance of the following terms of use:
This document is only for private use for research and teaching activities. Reproduction for commercial use is forbidden. This rights cover the whole data about this document as well as its contents. Any uses or copies of this document in whole or in part must include the author's name.
Publishing Date
2015-09-15
 
WARNING: Learn what derived works are clicking here.
All rights of the thesis/dissertation are from the authors
CeTI-SC/STI
Digital Library of Theses and Dissertations of USP. Copyright © 2001-2024. All rights reserved.