• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.43.2001.tde-28052021-164441
Documento
Autor
Nome completo
Sergio Masanori Otsubo
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2001
Orientador
Banca examinadora
Yoshimura, Elisabeth Mateus (Presidente)
Hiodo, Francisco Yukio
Medina, Nilberto Heder
Título em português
Contribuição da radiação gama em ambientes fechados para a dose populacional na cidade de São Paulo
Palavras-chave em português
DOSIMETRIA
FÍSICA NUCLEAR
SAÚDE PÚBLICA
Resumo em português
Este trabalho tem como objetivo apresentar resultados de medições da contribuição da radiação gama para a taxa de equivalente de dose ambiental (H*(10)) em ambientes fechados da cidade de São Paulo. Da literatura se sabe das grandes variações da taxa de H*(10) em várias cidades pelo mundo. Seu conhecimento é importante para embasar estudos epidemiológicos, ou analisar conseqüências e efeitos de acidentes radioativos ou nucleares. Como não há publicação relacionada a doses ambientais nesta cidade, este estudo vem preencher a lacuna. O ser humano está exposto à radiação ambiental independente da hora ou local, seja em ambientes fechados ou locais abertos. A radiação gama origina do solo e dos materiais de construção é a componente mais importante para a dose externa. Existem várias técnicas para a determinação da taxa de H*(10), e aqui foi utilizado um espectrômetro gama portátil para obter medidas in situ a 1m do piso. Ele é equipado com um cristal de NaI (Ti) e fornece diretamente a taxa de H*(10). Foram analisados três tipos de ambientes fechados comerciais da cidade de São Paulo, com grande fluxo da população paulistana:, comércio em geral (nas vizinhanças das agências bancárias) e shopping-centers. Foram realizadas ao todo 458 medidas em 54 dos 96 distritos da capital. Todos os resultados incluem uma pequena contribuição da radiação cósmica que não foi possível subtrair. A média geral das dependências medidas foi de 173,8(17)nSv/h, com variação de 79,2 a 296nSv/h. Ao se separar os dados por Núcleos de Saúde (divisão dos distritos em cinco núcleos, pela Secretária de Saúde do Estado de São Paulo), foi observado, através de testes estatísticos, que não há diferenças significativas entre os valores médios de taxa de H*(10) destes Núcleos. Ao se analisar os dados por tipo de comércio, foram obtidas as seguintes médias: 186,9(19), 176,6(29) e 136,7(30)nSv/h, respectivamente para agências bancárias, comércio ) em geral e shopping-centers. Os testes estatísticos mostraram que as médias das agências bancárias e comércio em geral têm uma grande probabilidade de pertencerem ao mesmo grupo. Já a média dos shopping-centers é distinta de dois outros tipos de comércio. Isso provavelmente se deve ao tipo de construção dos shopping-centers que são mais amplos e têm um acabamento diferente dos demais estabelecimentos. Desta maneira, a média geral apresentada pode representar um valor irreal, já que foi obtida através de conjuntos distintos e, se existem diferenças entre locais distintos da cidade, elas estariam camufladas
Título em inglês
Contribution of gamma radiation in closed environments to the population dose in the city of São Paulo
Palavras-chave em inglês
DOSIMETRY
NUCLEAR PHYSICS
PUBLIC HEALTH
Resumo em inglês
Contribution of gamma radiation in closed environments to the population dose in the city of São Paulo
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
2001Otsubo.pdf (46.59 Mbytes)
Data de Publicação
2021-05-31
 
AVISO: O material descrito abaixo refere-se a trabalhos decorrentes desta tese ou dissertação. O conteúdo desses trabalhos é de inteira responsabilidade do autor da tese ou dissertação.
  • YOSHIMURA, E. M., OTSUBO, S. M., and OLIVEIRA, R. E. R. Gamma ray contribution to the ambient dose rate in the city of São Paulo, Brazil. Radiation Measurements, 2004, vol. 38, nº 1, p. 51-57.
  • OKUNO, E., et al. Radiação Ultravioleta Solar em São Paulo, Chiba, Calafate e Ilha de Páscoa. Revista Brasileira de Engenharia. Caderno de Engenharia Biomédica, 1996, vol. 12, nº 3, p. 143-153.
  • OTSUBO, S. M., et al. Time interval distribution of background neutrons. In Congreso Regional de Seguridad Radiológica y Nuclear - Congreso Regional IRPA, La Habana, 1998. Memorias del Congreso Regional de Seguridad Radiológica y Nuclear.Havana - Cuba : Centro de Información de la Energia, 1998.
  • OTSUBO, S. M., e YOSHIMURA, E. M. Contribuição da Radiação Gama em Ambientes Fechados para a Dose Populacional na Cidade de São Paulo. In V Regional Congress on Radiation Protection and Safety (IRPA), Recife - PE, 2001. Proceedings of the V Regional Congress on Radiation Protection and Safety (IRPA)., 2001.
  • FAUSTO, A. M. F., et al. Avaliação da radioatividade natural dos solos através de termoluminescência, espectrometria gama e ativação neutrônica. In III Congresso Regional sobre Seguridad Radiologica y Nuclear - Congresso Regional IRPA, Cusco, 1995. Protección Radiológica En América Latina y el Caribe - Proyecto ARCAL XVII / OIEA.Lima, 1995.
  • OTSUBO, S. M., et al. Determinação da radioatividade do solo da região de Itú por termoluminescência. In Third International Congress of the Brazilian Geophysical Society, Rio de Janeiro, 1993. Expanded Abstracts - Third International Congress of the Brazilian Geophysical Society.Rio de Janeiro : Sociedade Brasileira de Geofísica - Divisão Centro Sul, 1993.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.