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Tesis Doctoral
DOI
https://doi.org/10.11606/T.43.2015.tde-06112015-143351
Documento
Autor
Nombre completo
Pedro Herzilio Ottoni Viviani de Campos
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2015
Director
Tribunal
Rizzutto, Marcia de Almeida (Presidente)
Appoloni, Carlos Roberto
Chubaci, Jose Fernando Diniz
Medina, Nilberto Heder
Neiva, Augusto Camara
Título en portugués
Caracterização de pinturas da artista Anita Malfatti por meio de técnicas não destrutivas
Palabras clave en portugués
Anita
Fluorescência; EDXRF; Imageamento; Raios X; Arqueometria; Malfatti
Resumen en portugués
Anita Catarina Malfatti foi uma das mais importantes artistas plásticas brasileiras, suas primeiras obras são consideradas por muitos como um marco que dá início ao movimento modernista no Brasil. Muitos trabalhos já foram realizados a respeito da biografia e estudos estilísticos desta grande artista, mas pouca ou nenhuma informação se tem sobre os materiais por ela utilizados, bem como do processo criativo desta. No caso particular de pinturas a óleo, os estudos que empregam técnicas não destrutivas de análise por imageamento, medições de cores e caracterização elementar e composicional (chamadas aqui de artmetria) podem revelar características das obras e criativas do artista. Estas técnicas de análise ainda são pouco utilizadas nos estudos dos artistas brasileiros e muito trabalho ainda tem-se para fazer. Neste trabalho, foram estudadas algumas obras mais importantes da artista durante o período de 1915-1916 quando esta estudou nos Estados Unidos e uma de 1923 para comparação. As obras analisadas foram: O Japonês (1915/1916), A Estudante Russa (1915), Retrato de Mário de Andrade (1923), e O Homem Amarelo (1915/1916), pertencentes ao acervo do Instituto de Estudos Brasileiros da Universidade de São Paulo (IEB-USP) e a obra Tropical (1917) pertencente ao acervo da Pinacoteca do Estado de São Paulo. Particularmente as duas últimas obras citadas possuem figuras subjacentes, e nenhum estudo sobre estas características havia sido anteriormente realizado. Os estudos aqui apresentados utilizaram as técnicas não destrutivas: Imageamento (radiografia, fotografia com luz rasante, fluorescência ultravioleta e reflectografia no infravermelho) que forneceram importantes informações a respeito do estado de conservação dos quadros analisados e o processo criativo da artista que inclui o aprimoramento de visualização de possíveis figuras subjacentes; Colorimetria, para a determinação e registro técnico das cores que compõem a obra; Fluorescência de Raios X por Dispersão de Energia (EDXRF), que permitiu obter informações a respeito dos materiais e pigmentos utilizados, enriquecendo e aumentando as informações existentes a respeito das obras da artista Anita Malfatti. Deste modo, neste trabalho foi obtido um conjunto significativo de informações, até então desconhecidos, sobre as características e materiais utilizados por Anita Malfatti nestas obras que envolvem o período de 1915 a 1917 e de uma obra de 1923 para comparação. Estas informações permitem a construção de um banco de dados com informações relevantes para historiadores da arte, curadores, conservadores e restauradores para assim melhor conhecer a artista e suas obras.
Título en inglés
Characterization of paintings of the artist Anita Malfatti by non-destructive techniques
Palabras clave en inglés
Anita
Fluorescence; EDXRF; Imaging; X-ray; Archeometry; Malfatti
Resumen en inglés
Anita Catarina Malfatti foi uma das mais importantes artistas plásticas brasileiras, suas primeiras obras são consideradas por muitos como um marco que dá início ao movimento modernista no Brasil. Muitos trabalhos já foram realizados a respeito da biografia e estudos estilísticos desta grande artista, mas pouca ou nenhuma informação se tem sobre os materiais por ela utilizados, bem como do processo criativo desta. No caso particular de pinturas a óleo, os estudos que empregam técnicas não destrutivas de análise por imageamento, medições de cores e caracterização elementar e composicional (chamadas aqui de artmetria) podem revelar características das obras e criativas do artista. Estas técnicas de análise ainda são pouco utilizadas nos estudos dos artistas brasileiros e muito trabalho ainda tem-se para fazer. Neste trabalho, foram estudadas algumas obras mais importantes da artista durante o período de 1915-1916 quando esta estudou nos Estados Unidos e uma de 1923 para comparação. As obras analisadas foram: O Japonês (1915/1916), A Estudante Russa (1915), Retrato de Mário de Andrade (1923), e O Homem Amarelo (1915/1916), pertencentes ao acervo do Instituto de Estudos Brasileiros da Universidade de São Paulo (IEB-USP) e a obra Tropical (1917) pertencente ao acervo da Pinacoteca do Estado de São Paulo. Particularmente as duas últimas obras citadas possuem figuras subjacentes, e nenhum estudo sobre estas características havia sido anteriormente realizado. Os estudos aqui apresentados utilizaram as técnicas não destrutivas: Imageamento (radiografia, fotografia com luz rasante, fluorescência ultravioleta e reflectografia no infravermelho) que forneceram importantes informações a respeito do estado de conservação dos quadros analisados e o processo criativo da artista que inclui o aprimoramento de visualização de possíveis figuras subjacentes; Colorimetria, para a determinação e registro técnico das cores que compõem a obra; Fluorescência de Raios X por Dispersão de Energia (EDXRF), que permitiu obter informações a respeito dos materiais e pigmentos utilizados, enriquecendo e aumentando as informações existentes a respeito das obras da artista Anita Malfatti. Deste modo, neste trabalho foi obtido um conjunto significativo de informações, até então desconhecidos, sobre as características e materiais utilizados por Anita Malfatti nestas obras que envolvem o período de 1915 a 1917 e de uma obra de 1923 para comparação. Estas informações permitem a construção de um banco de dados com informações relevantes para historiadores da arte, curadores, conservadores e restauradores para assim melhor conhecer a artista e suas obras.
 
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TesePCampos.pdf (13.87 Mbytes)
Fecha de Publicación
2015-11-06
 
ADVERTENCIA: El material descrito abajo se refiere a los trabajos derivados de esta tesis o disertación. El contenido de estos documentos es responsabilidad del autor de la tesis o disertación.
  • CAMPOS, P.H.O.V., et al. X-ray Fluorescence and Imaging Analyses of Paintings by the Brazilian Artist Oscar Pereira Da Silva [doi:10.1016/j.radphyschem.2013.05.029]. Radiation Physics and Chemistry (1993) [online], 2013, vol. 1, p. 1.
  • KAJIYA, E.A.M., et al. Evaluation of the veracity of one work by the artist Di Cavalcanti through non-destructive techniques: XRF, imaging and brush stroke analysis [doi:10.1016/j.radphyschem.2013.03.027]. Radiation Physics and Chemistry (1993) [online], 2013, vol. 1, p. 1.
  • Thomé, L. E., et al. O sapo dourado do arquivo pessoal de Mário de Andrade analisado com método não destrutivo de fluorescência de raios X. Revista do Instituto de Estudos Brasileiros, 2012, vol. 55, p. 173.
  • CAMPOS, P., et al. Analisis por infrarojo y FRX de una pintura del artista Brasileño Oscar Pereira da Silva. In 3rd Latin-American Symposium on Physical and Chemical Methods in Archaeology, Art and Cultural Heritage Conservation, Lima, 2011. Libro de resúmenes.Lima : Facultad de Ciencias Fisicas, 2011. Resumo.
  • CAMPOS, P., et al. Articial Patinas Analyzed with PIXE Method. In International Nuclear Atlantic Conference, Santos, 2007. Abstracts of International Nuclear Atlantic Conference., 2007. Abstract.
  • CAMPOS, P., et al. Estudo de Pátinas Artificiais pelo Método PIXE. In 1o. Simpósio Lationo Americano sobre Métodos Físicos e Químicos em Arqueologia, Arte e Conservação do Patrimônio Cultural, São Paulo, 2007. Livro de Resumos do 1o. Simpósio Lationo Americano sobre Métodos Físicos e Químicos em Arqueologia, Arte e Conservação do Patrimônio Cultural., 2007. Resumo.
  • CAMPOS, P., et al. Estudo de Pátinas Artificiais pelo Método PIXE. In 1º Simpósio Latino Americano sobre Métodos Físicos e Químicos em Arqueologia, Arte e Conservação do Patrimônio Culturas (LASMAC 2007), São Paulo, 2007. Anais do 1o. Simpósio Latino Americano sobre Métodos Físicos e Químicos em Arqueologia Arte e Conservação do Patrimônio Cultural., 2007. Dispon?vel em: http://www.sbf1.sbfisica.org.br/eventos/extras/lasmac.
  • CAMPOS, P., and RIZZUTTO, M. A. Thick Target Analysis of Reference Materials. In IX International Conference on Nucleus Nucleus Collisions, Rio de Janeiro, 2006. Proceedings of the IX International Conference on Nucleus Nucleus Collisions., 2006. Abstract.
  • Thomé, L. E., et al. Analisis por FRX del "O sapo dourado" del archivo personal de Mario de Andrade. In 3rd Latin-American Symposium on Physical and Chemical Methods in Archaeology, Art and Cultural Heritage Conservation, Lima, 2011. Libro del Resumenes.Lima : Facultad de Ciencias Físicas, 2011. Resumo.
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