• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.43.1998.tde-10092012-151946
Documento
Autor
Nome completo
Hernán Joel Cervantes Rodríguez
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 1998
Orientador
Banca examinadora
Rabbani, Said Rahnamaye (Presidente)
Guimarães Filho, Alberto Passos
Isotani, Sadao
Leite, Jose Roberto
Magon, Claudio Jose
Título em português
Aplicações da Ressonância Quadrupolar Nuclear em Duas Dimensões
Palavras-chave em português
Ressônancia magnética
Ressônancia quadrupolar nuclear
Resumo em português
Neste trabalho implementamos a técnica da ressonância quadrupolar nuclear (RQN) em duas dimensões. O espectro bidimensional é obtido a partir do pseudo-FID usando o estimador autoregressivo. Como o gradiente de campo-elétrico (GCE) no sítio do núcleo é produzido pelas cargas externas ao núcleo e o tensor GCE é simétrico, bastam dois parâmetros para determinar este tensor num sistema de coordenadas dos eixos principais. Estes parâmetros podem ser obtidos a partir do espectro de RQN para todos os núcleos quadrupolares, menos os núcleos com spin 3/2. Usando o espectro bidimensional é possível determinar o parâmetro de assimetria, eta, e consequentemente o outro parâmetro do tensor GCE, mesmo para as amostras policristalinas contendo núcleos com spin 3/2. A oprientação do sistema de coordenadas do tensor GCE no sistema de coordenadas do laboratório não pode ser obtida usando apenas o espectro de RQN. Há vários métodos experimentais que permitem determinar esta orientação relativa. Em todos os casos esta determinação requer um grande esforço experimental com um equipamento muito mais caro que um simples espectrômetro de RQN. Neste trabalho apresentamos um novo método para a deterrminação da orientação do tensor GCE no sistema de coordenadas do laboratório, usando apenas a RQN em duas dimensões e o método da máxima entropia para a deconvolução dos dados experimentais
Título em inglês
Aplications of the nuclear quadrupole ressonance in two dimensions
Palavras-chave em inglês
Magnetic ressonance
Nuclear quadrupole ressonance
Resumo em inglês
In this work we implemented the nuclear quadrupole resonance (NQR) in two dimensions. The bidimensional spectrum is obtained from pseudo FID through the auto-regressive estimator. Since the electric field gradient (EFG) at the nucleus site is produced by the external charges and the EFG tensor is symmetric, we need only two parameters to determine this tensor in the coordinate system of principal axis. These parameters can be obtained from the NQR spectra for all the nucleus possessing quadrupole moment, except the one with spin 3/2. Using the bidimensional spectra, it is possible to determine the asymmetry parameter, 7], and consequently the other parameters of the EFG tensor, even in polycrystalline samples containing nucleus with spin 3/2.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2012-09-10
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.