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Disertación de Maestría
DOI
10.11606/D.43.1987.tde-01042014-093351
Documento
Autor
Nombre completo
Carlos Antonio da Rocha
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 1987
Director
Tribunal
Pereira, Dirceu (Presidente)
Passos, Emerson Jose Veloso de
Toledo, Alejandro Szanto de
Título en portugués
Medidas de seção de choque de fusão para os sistemas ANTPOT. 12 C + ANTPOT. 63, 65 CU.
Palabras clave en portugués
Cálculos de canais acoplados
Curvas de excitação
Expectros de velocidade
Fusão completa
massa intermediária.
Modelos unidimensionais
Sistema de deflexão eletrostático
Técnica de tempo de vôo
Resumen en portugués
No presente trabalho é apresentado um conjunto de medidas de seção de choque do processo de fusão nuclear nos sistemas ANTPOT. 12 C + ANTPOT. 63, 65 CU, em um intervalo de energia correspondente à 0.91.8 vezes a barreira coulombiana. O método experimental utilizado foi a detecção dos resíduos de evaporação através da técnica de tempo de vôo, acoplado à um defletor eletrostático para separar as partículas provenientes do espalhamento elástico dos produtos de fusão. As vantagens e limitações do método são discutidas em detalhes. As funções de excitação de fusão dos sistemas citados foram analisadas via modelo de penetração de barreira unidimensional , utilizando vários potenciais nucleares. Dessa análise comprovou-se que a secção de choque de fusão é subestimada em energias em torno e abaixo da barreira coulombiana. Nesse sentido foi feito um cálculo, utilizando o código computacional CCFUS, que simula o acoplamento de canais, com a finalidade de descobrir quais canais contribuem para o processo de fusão nuclear em baixas energias. As seções de choque de fusão obtidas foram comparadas com outros sistemas - ANTPOT. 12 C + ANTPOT. 63, 65 CU.- que utilizam os mesmos núcleos-alvo. A comparação revelou que os sistemas ANTPOT. 12 C + ANTPOT. 63, 65 CU possuem o maior aumento de seção de choque de fusão subcoulombiana e esse fato pode estar relacionado à deformação estática do projétil. A comparação das distribuições da velocidade dos resíduos de evaporação para os dois de sistemas revelou um canal intenso para o sistema ANTPOT. 12 C + ANTPOT. 63 CU que não está presente para o outro sistema.
Título en inglés
Section Measurements of shock melting for systems. 12 C + 63, 65 CU
Palabras clave en inglés
Complete fusion
coupled channels calculations
dimensional models
electrostatic deflection system
excitation curves
Expectros speed
intermediate mass.
time of flight technique
Resumen en inglés
In this work we present cross-section measurements for nuclear fusion in the 12C+ 63,65 Cu system, at 12C energy range from 0.9 to 1.8 times the Coulomb barrier. In order to detect and to obtain the mass identification of the evaporation residues following the fusion process, the time of flight method was adopted in conjunction with an eletrostatic deflector capable of separating the evaporation residues from the beam particles. The limitation and advantadges of this method of measurement are discussed. The excitation functions for the above systems were analysed using the unidimensional barrier penetration model with different nuclear potentials. Theoretical fusion cross-section values obtained from this analysis were systematically smaller than our measured values, in the energy region below the Coulomb barrier. In order to discover which channel enhances the fusion cross-section in this region, a coupled channel calculation was performed, with the aid of CCFUS code. The experimental data for the above reactions were compared with the systems 12C+ 63,65 Cu, measured by our group. In this comparison, It was noted that the systems 12C+ 63,65 Cu have greater fusion cross section below the Coulomb barrier. This fact can be related to the static deformation of 12C. The comparison of velocity spectra of the evaporated residues for the two systems shows that 12C+63Cu has a strong reaction channel that was not present in the 12C+ 65Cu system.
 
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44602Rocha.pdf (19.15 Mbytes)
Fecha de Publicación
2014-04-01
 
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