• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.42.2020.tde-11012022-160152
Documento
Autor
Nome completo
Marco Aurelio Floriano Piantola
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2020
Orientador
Banca examinadora
Ferreira, Rita de Cassia Cafe (Presidente)
Godinho Netto, Martha Cristina Motta
Guimarães, Ana Marcia de Sá
Santos, Hadassa Cristhina de Azevedo Soares dos
Título em português
Projeto Adote: Uma nova abordagem para o ensino de microbiologia
Palavras-chave em português
ensino de microbiologia
metodologias ativas
Resumo em português
O Projeto Adote consistiu em desenvolver e aplicar novas estratégias para potencializar o ensino com pesquisa em microbiologia, envolvendo participação ativa e colaborativa dos alunos no processo de aprendizagem. Atuamos em quatro frentes: (i) o Projeto Adote uma Bactéria, que consiste no uso da rede social Facebook® como plataforma para o desenvolvimento de um ambiente de construção ativa e colaborativa do conhecimento, potencializando assim o processo de ensino-aprendizagem em microbiologia; (ii) o Projeto Adote um laboratório, Real Lab Day, que consiste em uma estratégia de ensino com pesquisa, levando o aluno a um contato direto com a pesquisa em microbiologia, proporcionando assim um ambiente de concretização de conhecimentos passados nas aulas teóricas; (iii) Padronização e otimização de aulas práticas de laboratório para os cursos de graduação; (iv) Avaliação das respostas dos alunos ao uso das estratégias de ensino aplicadas no contexto da microbiologia. As estratégias apresentadas neste trabalho foram aplicadas às turmas das disciplinas BMM0584 Bacteriologia para os cursos de Ciências Biomédicas e Ciências Fundamentais para a Saúde e BMM0271 Microbiologia Básica para Odontologia, ambos ministrados no Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo. Para avaliação das estratégias de ensino, aplicamos questionários anônimos e de preenchimento voluntário (QAV). As respostas apresentadas mostram que as estratégias de ensino adotadas tiveram ótima recepção pelos alunos. Observamos também mudanças nas fontes de consulta e retenção de conceitos chave em microbiologia. Os resultados demonstram que a aplicação de novas tecnologias de ensino pode levar ao aprimoramento do ensino em microbiologia com enorme potencial para motivar alunos e aumentar o conteúdo científico na área de conhecimento específico.
Título em inglês
Adopt Project: A new approach to microbiology learning
Palavras-chave em inglês
active methodologies
microbiology teaching
Resumo em inglês
The Adopt Project consisted in developing and applying new approaches to enhance research-based teaching in microbiology, involving the active and collaborative participation of students in the learning process. We operate on four fronts: (i) the Adopt a Bacteria Project, which consists of using the Facebook® social network as a platform for the development of an active and collaborative knowledge building environment, thus enhancing the teaching-learning process in microbiology; (ii) the Project Adopt a laboratory, Real Lab Day, which consists of a teaching-research strategy, leading the student to a direct contact with research in microbiology, thus providing an environment for the realization of past knowledge in lectures; (iii) the standardization and optimization of laboratory classes for undergraduate courses; (iv) evaluation of student performance impact following the use of teaching strategies applied in the context of microbiology. The strategies presented in this paper were applied to the BMM0584 Bacteriology to Biomedical Sciences and Health Fundamentals Sciences and BMM0271 Basic Microbiology for Dentistry disciplines, both in Biomedical Sciences Institute of São Paulo University. To evaluate teaching strategies, we applied anonymous and voluntary questionnaires (QAV). The answers showed that the teaching strategies had a great positive impact in the learning process, as evaluated by the students. We also observed changes in the use of bibliographic sourcesand retention of key concepts in microbiology. The results show that the application of new teaching technologies may positively impact the microbiology teaching environment with enormous potential to motivate students and increase the scientific content in the specific area of knowledge.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2022-01-13
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.