• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Thèse de Doctorat
DOI
https://doi.org/10.11606/T.42.2020.tde-11012022-160152
Document
Auteur
Nom complet
Marco Aurelio Floriano Piantola
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2020
Directeur
Jury
Ferreira, Rita de Cassia Cafe (Président)
Godinho Netto, Martha Cristina Motta
Guimarães, Ana Marcia de Sá
Santos, Hadassa Cristhina de Azevedo Soares dos
Titre en portugais
Projeto Adote: Uma nova abordagem para o ensino de microbiologia
Mots-clés en portugais
ensino de microbiologia
metodologias ativas
Resumé en portugais
O Projeto Adote consistiu em desenvolver e aplicar novas estratégias para potencializar o ensino com pesquisa em microbiologia, envolvendo participação ativa e colaborativa dos alunos no processo de aprendizagem. Atuamos em quatro frentes: (i) o Projeto Adote uma Bactéria, que consiste no uso da rede social Facebook® como plataforma para o desenvolvimento de um ambiente de construção ativa e colaborativa do conhecimento, potencializando assim o processo de ensino-aprendizagem em microbiologia; (ii) o Projeto Adote um laboratório, Real Lab Day, que consiste em uma estratégia de ensino com pesquisa, levando o aluno a um contato direto com a pesquisa em microbiologia, proporcionando assim um ambiente de concretização de conhecimentos passados nas aulas teóricas; (iii) Padronização e otimização de aulas práticas de laboratório para os cursos de graduação; (iv) Avaliação das respostas dos alunos ao uso das estratégias de ensino aplicadas no contexto da microbiologia. As estratégias apresentadas neste trabalho foram aplicadas às turmas das disciplinas BMM0584 Bacteriologia para os cursos de Ciências Biomédicas e Ciências Fundamentais para a Saúde e BMM0271 Microbiologia Básica para Odontologia, ambos ministrados no Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo. Para avaliação das estratégias de ensino, aplicamos questionários anônimos e de preenchimento voluntário (QAV). As respostas apresentadas mostram que as estratégias de ensino adotadas tiveram ótima recepção pelos alunos. Observamos também mudanças nas fontes de consulta e retenção de conceitos chave em microbiologia. Os resultados demonstram que a aplicação de novas tecnologias de ensino pode levar ao aprimoramento do ensino em microbiologia com enorme potencial para motivar alunos e aumentar o conteúdo científico na área de conhecimento específico.
Titre en anglais
Adopt Project: A new approach to microbiology learning
Mots-clés en anglais
active methodologies
microbiology teaching
Resumé en anglais
The Adopt Project consisted in developing and applying new approaches to enhance research-based teaching in microbiology, involving the active and collaborative participation of students in the learning process. We operate on four fronts: (i) the Adopt a Bacteria Project, which consists of using the Facebook® social network as a platform for the development of an active and collaborative knowledge building environment, thus enhancing the teaching-learning process in microbiology; (ii) the Project Adopt a laboratory, Real Lab Day, which consists of a teaching-research strategy, leading the student to a direct contact with research in microbiology, thus providing an environment for the realization of past knowledge in lectures; (iii) the standardization and optimization of laboratory classes for undergraduate courses; (iv) evaluation of student performance impact following the use of teaching strategies applied in the context of microbiology. The strategies presented in this paper were applied to the BMM0584 Bacteriology to Biomedical Sciences and Health Fundamentals Sciences and BMM0271 Basic Microbiology for Dentistry disciplines, both in Biomedical Sciences Institute of São Paulo University. To evaluate teaching strategies, we applied anonymous and voluntary questionnaires (QAV). The answers showed that the teaching strategies had a great positive impact in the learning process, as evaluated by the students. We also observed changes in the use of bibliographic sourcesand retention of key concepts in microbiology. The results show that the application of new teaching technologies may positively impact the microbiology teaching environment with enormous potential to motivate students and increase the scientific content in the specific area of knowledge.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2022-01-13
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.