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Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.41.2022.tde-23112022-150300
Documento
Autor
Nombre completo
Amanda Shinzato
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2022
Director
Tribunal
Rosenberg, Carla (Presidente)
Kulikowski, Leslie Domenici
Melaragno, Maria Isabel de Souza Aranha
Título en portugués
Diagnóstico de deficiência intelectual sindrômica por sequenciamento de nova geração em famílias consanguíneas
Palabras clave en portugués
Aconselhamento Genético
Consanguinidade
Deficiência intelectual
Exoma
Resumen en portugués
Estima-se que entre 2 e 3% da população mundial apresente deficiência intelectual e suas formas mais severas são geralmente decorrentes de anomalias cromossômicas ou defeitos em genes específicos. Defeitos em genes autossômicos recessivos são considerados responsáveis por 3% dos casos de deficiência intelectual idiopática (DIAR). Pesquisas voltadas para este tipo de variação hereditária através de estudos de ligação com mapeamento de regiões em homozigose em famílias consanguíneas contribuíram muito para o avanço de estudos de genes relacionados à DIAR. No entanto, a heterogeneidade etiológica torna a correlação fenótipo-genótipo difícil. O número de genes relacionados a DI cresce constantemente e até o momento 2.841 genes primários e candidatos já foram identificados, no entanto, estima-se que somente para DIAR existam cerca de 3 mil genes. Por meio do sequenciamento de exoma completo, este projeto propôs identificar a etiologia da DI em 5 indivíduos filhos de casamentos consanguíneos. O diagnóstico e conhecimento da causa genética da deficiência intelectual permitem identificar portadores na família, estimar risco de recorrência e eventualmente oferecer diagnóstico pré-natal. Além do benefício para as famílias estudadas com identificação de variantes sabidamente patogênicas nos pacientes, este projeto identificou novas variantes em genes já descritos e, eventualmente, um novo gene relacionado a DI.
Título en inglés
Syndromic intellectual disability diagnosis by next-generation sequencing in consanguineous families
Palabras clave en inglés
Exoma
Genetic Counseling
Inbreeding
Intellectual Disability
Resumen en inglés
It is estimated that between 2 and 3% of the world population has intellectual disability and most severe forms of that condition are usually due to chromosomal anomalies or damaged in specific genes. Damages in autosomal recessive genes are considered responsible for 3% of cases of idiopathic intellectual disability (ARID). Research focused on this type of hereditary variation through linkage studies with mapping of regions in homozygosity in consanguineous families has a strong contribution to the advancement of studies of genes related to ARID. However, the etiological heterogeneity makes the phenotype-genotype correlation difficult. The number of genes related to DI is constantly rising and so far 2,841 primary and candidate genes have been identified, however, it is estimated that there are around 3,000 genes for ARID. Through whole-exome sequencing, this project proposed to identify the etiology of ID in 5 individuals born of consanguineous marriages. The diagnosis and knowledge of the genetic cause of intellectual disability make it possible to identify carriers in the family, estimate the risk of recurrence and eventually offer prenatal diagnosis. In addition to the benefit for the families studied with the identification of known pathogenic variants in patients, this project identified new variants in genes already described and eventually, a new gene related to ID.
 
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Amanda_Shinzato.pdf (710.49 Kbytes)
Fecha de Publicación
2023-03-27
 
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