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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.41.2024.tde-01042024-123006
Documento
Autor
Nome completo
Beatriz Moraes Murer
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2024
Orientador
Banca examinadora
Pardini, Renata (Presidente)
El-hani, Charbel Niño
Lemos, Maria Carmen de Mello
Ruggiero, Patricia Guidão Cruz
Título em português
Conectando a transdisciplinaridade: uma análise de rede de citações para revelar as principais comunidades científicas e abordagens Transdisciplinares
Palavras-chave em português
Ciência e sociedade
Coprodução de conhecimento
Lacuna ciência-prática
Parcerias colaborativas
Transformações sociais
Resumo em português
Mudanças climáticas, desmatamento, poluição, perda de biodiversidade, insegurança alimentar, escassez de água, desigualdade socioeconômica e ameaças aos modos de vida e à cultura das comunidades locais e indígenas estão entre os problemas complexos e interrelacionados que enfrentamos hoje. Eles impõem limitações para que a ciência tradicional e disciplinar apoie mudanças transformadoras, dada a sua compartimentalização e desvinculação das pressões sociais. A complexidade dos problemas sociais torna crucial a articulação entre disciplinas acadêmicas, enquanto as perspectivas e valores na sociedade desafiam a delimitação dos problemas e tornam as soluções tecnocráticas insuficientes e a colaboração com atores não acadêmicos essencial. Entre as proposições para lidar com essas limitações, abordagens transdisciplinares concentram-se na articulação colaborativa de conhecimento e valores científicos e não científicos. Embora potencialmente relevantes, essas abordagens são numerosas, distribuídas em diferentes campos científicos e distintas na forma como enfrentam os múltiplos desafios de articular conhecimento e valores. Assim, identificar e comparar as múltiplas abordagens disponíveis na literatura pode ajudar a conectar pontos de vista distintos, encontrar soluções para enfrentar desafios conhecidos e detectar lacunas que limitam o avanço da prática transdisciplinar. Nesta dissertação (i) compilamos os nomes e caracterizações das abordagens transdisciplinares disponíveis; (ii) identificamos e caracterizamos as distintas comunidades científicas que as utilizam; e (iii) comparamos qualitativamente as abordagens dominantes e descrevemos sua distribuição entre as comunidades científicas. Primeiramente, mapeamos e filtramos abordagens relacionadas à transdisciplinaridade. Em seguida, utilizamos os nomes das 55 abordagens em uma extensa busca bibliográfica no Scopus, que resultou em 130.279 publicações. Por meio de uma análise de rede de citações diretas e usando um algoritmo de clusterização, identificamos as 13 maiores comunidades científicas que utilizam abordagens transdisciplinares, representando 83,7% das 55.744 publicações na rede. A partir da frequência de termos no título, resumo e palavras-chave de suas publicações, do título das publicações mais citadas e centrais, bem como dos nomes e campos científicos dos periódicos onde são publicadas, descrevemos o escopo temático e as abordagens dominantes usadas pelas diferentes comunidades transdisciplinares. Por fim, caracterizamos todas as 11 abordagens transdisciplinares dominantes em cinco dimensões - entidades focais em consideração, processo focal a ser alterado, metas centrais da mudança, princípios orientadores e diretrizes metodológicas gerais. As 13 maiores comunidades transdisciplinares foram associadas a cinco domínios temáticos interdisciplinares: Socioambiental, Saúde, Gestão e negócios, Ensino e educação e Medicina. Esses grupos de comunidades que compartilham temas e focam no mesmo tipo amplo de questões sociais estão conectadas por abordagens transdisciplinares compartilhadas, mas não por citações. As ligações dentro de cada abordagem entre entidade focal em consideração, processo focal a ser alterado, meta central e princípio orientador criam uma afinidade específica entre as características das abordagens transdisciplinares e tipos particulares de questões sociais e domínios temáticos. No entanto, os quatro tipos identificados de diretrizes metodológicas gerais foram compartilhados entre abordagens transdisciplinares e domínios. Reconhecendo que não há abordagem transdisciplinar universalmente superior, o esquema comparativo que propomos permite identificar pontos fortes e complementaridades entre abordagens transdisciplinares e estabelece as bases para articular diferentes abordagens visando aprimorar a prática transdisciplinar.
Título em inglês
Connecting transdisciplinarity a citation network analysis to reveal the main transdisciplinary scientific communities and approaches
Palavras-chave em inglês
Collaborative partnership
Knowledge co-production
Science and society
Science-practice gap
Societal transformations
Resumo em inglês
Climate change, deforestation, pollution, biodiversity loss, food insecurity, water scarcity, socioeconomic inequality, and threats to ways of life and culture of local and indigenous communities are among the complex interrelated problems we face today. They impose limitations to traditional and discipline-oriented science to support transformative change, given its compartmentalization and detachment from societal pressures. The complexity of societal problems makes articulation across academic disciplines crucial, while the perspectives and values within society challenge problem delimitation and make technocratic solutions insufficient and collaborations with non-academic actors imperative. Among the propositions to deal with these limitations, transdisciplinary approaches focus on collaboratively articulating scientific and non-scientific knowledge and values. Although potentially relevant, transdisciplinary approaches are numerous, spread across different scientific fields, and distinct in how they tackle the multiple challenges of articulating knowledge and values. Hence, identifying and comparing the multiple approaches available in the literature can help by connecting distinct views, uncovering solutions to confront known challenges as well as detecting gaps limiting the advance of transdisciplinary practice. In this dissertation we (i) compiled the names and characterizations of available transdisciplinary approaches; (ii) identified and characterized the distinct scientific communities using them; and (iii) qualitatively compared dominant approaches and described their distribution across scientific communities. We first inventoried and screened approaches related to transdisciplinarity. We then used the names of 55 approaches in an extensive bibliographic search in Scopus that returned 130,279 publications. By conducting a direct citation network analysis and using a clusterization algorithm, we identified the 13 largest scientific communities using transdisciplinary approaches, representing 83.7% of the 55,744 publications in the network. Through the frequency of terms in the title, abstract and keywords of their publications, the title of the most cited and central publications, as well as the names and scientific fields of the journals where they are published, we described the thematic scope and the dominant approaches used by the different transdisciplinary communities. Finally, we characterize all 11 dominant transdisciplinary approach in five dimensions focal entities under consideration, focal process to be changed, central goals of the change, guiding tenets, and general methodological guidelines. The 13 largest transdisciplinary communities were associated with five interdisciplinary thematic domains: Socio-environmental, Health, Business and management, Teaching and education, and Medicine. These groups of communities sharing themes and focusing on the same broad type of societal issues are linked by shared transdisciplinary approaches rather than by citation. The within-approach linkages between focal entity under consideration, focal process to be changed, central goal, and main tenet create a specific affinity between the characteristics of transdisciplinary approaches and particular types of societal issues and thematic domains. Yet, the four identified types of general methodological guidelines were shared across transdisciplinary approaches and domains. Acknowledging that there is no universally superior transdisciplinary approach, the comparative framework we propose allows for the identification of strengths and complementarities among transdisciplinary approaches, and lays the ground for articulating different approaches to improve transdisciplinary practice.
 
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Data de Publicação
2024-04-01
 
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