• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tesis Doctoral
DOI
https://doi.org/10.11606/T.41.2023.tde-05032024-114141
Documento
Autor
Nombre completo
Luis Gustavo Lopumo Arruda
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2023
Director
Tribunal
Berchez, Flavio Augusto de Souza (Presidente)
Lopes, Natalia Pirani Ghilardi
Saraiva, Antonio Mauro
Ursi, Suzana
Título en portugués
Escola pública e Área Natural Protegida: as perspectivas docentes sobre aprendizagem em ambiente natural
Palabras clave en portugués
Área Natural Protegida
Educação Ambiental
Percepções docentes
Pesquisa mista
Validação de Questionário.
Resumen en portugués
Resumo da tese em português: Os impactos das Mudanças Ambientais Globais (MAGs) assumem significados mais profundos que a crise nos ecossistemas se integrados às dimensões social e epistemológica. A perspectiva da complexidade oferece uma lógica capaz de superar a fragmentação cartesiana que moldou as relações sociais e suas expressões nesses impactos: se a educação pode transformar as relações sociais, sua interação nos esforços de mitigação das MAGs, bem como como na criação de Áreas Naturais Protegidas (ANPs), pode ser estratégica. A literatura demonstra que o engajamento em atividades de Educação Ambiental (EA) nessas áreas faz com que tais práticas propiciem tanto ganhos para os processos de aprendizagem na educação formal, quanto novos significados para a existência das ANPs, amplificando, com apoio da sociedade, seus esforços para a conservação. Nesse contexto encontra-se o propósito desta pesquisa, que busca identificar quais as perspectivas dos professores dos sistemas públicos do ensino básico sobre os elementos que poderiam fomentar seu engajamento nas atividades educativas em ANPs. Desenvolveu-se um instrumento para avaliação ampla que foi considerado válido (-Cronbach=0,857), a partir de um modelo estável de interação entre eixos e variáveis (CFI=0,965, RMSEA=0,052 e SRMR=0,060); Identificaram-se contrastes estatísticos entre os escores de professores que frequentaram e que não frequentaram atividades de EA em ANPs, tanto em relação à variável das concepções sobre as atividades na ANP (pvalor<10-3), quanto ao eixo organização interna das escolas para essas atividades (pvalor=0,019), mas não em relação ao eixo do suporte da gestão educacional extrínseca à escola (pvalor=0,243). Em complemento, entrevistas demonstraram que a participação nas atividades de EA em ANPs é mais vinculada à subjetividade dos professores que possuem um vínculo sólido com as atividades de preservação ambiental do que à provisão de condições estruturais para o engajamento nessas atividades. Portanto, o estímulo a tais atividades não será viabilizado somente por mudanças nas abordagens dos projetos desenvolvidos, mas também pelo ajuste de aspectos estruturais da carreira dos professores e da infraestrutura das escolas.
Título en inglés
Public school and Protected Natural Area: teachers perspectives on learning in a natural environment
Palabras clave en inglés
Environmental Education
Mixed methods research
Protected Natural Area
Questionnaire validation.
Teacher's perceptions
Resumen en inglés
The impacts of Global Environmental Changes (GECs) take on deeper meanings when integrated into the social and epistemological dimensions. The perspective of complexity offers a logic capable of overcoming Cartesian fragmentation that has shaped social relations and their expressions in these impacts: if education can transform social relations, its interaction in efforts to mitigate GECs, as well as in the creation of Protected Natural Areas (PNAs), can be strategic. The literature shows that engagement in Environmental Education (EE) activities in these areas leads to gains in formal education learning processes and new meanings for the delimitation of PNAs, amplifying their conservation efforts with the support of society. In this context lies the purpose of this research, which seeks to identify the perspectives of teachers in public basic education systems regarding the elements that could promote their engagement in educational activities in PNAs. An extensive evaluation instrument was developed and deemed valid (-Cronbach=0.857) based on a stable interaction model between axes and variables (CFI=0.965, RMSEA=0.052, and SRMR=0.060). Statistical contrasts were identified between the scores of teachers who attended and did not attend EE activities in PNAs, both in relation to the variable of conceptions about activities in PNAs (pvalue<10-3) and the internal organization axis of schools for these activities (pvalue=0.019), but not in relation to the axis of external educational management support to schools (pvalue=0.243). In addition, interviews demonstrated that participation in EE activities in PNAs is more closely linked to the subjectivity of teachers who have a strong connection to environmental preservation activities than to the provision of structural conditions for engagement in these activities. Therefore, stimulating such activities will not be achieved solely through changes in project approaches but also through adjustments to structural aspects of teachers' careers and school infrastructure.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Tese_LGA_CORRIG.pdf (6.08 Mbytes)
Fecha de Publicación
2024-03-06
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.