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Dissertação de Mestrado
DOI
10.11606/D.41.2012.tde-01052013-152707
Documento
Autor
Nome completo
João Paulo Di Monaco Durbano
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2012
Orientador
Banca examinadora
Prestes, Maria Elice de Brzezinski (Presidente)
Gorab, Eduardo
Martins, Lilian Al-chueyr Pereira
Título em português
Investigação de concepções de alunos de ciências biológicas do IB/USP acerca da Natureza da Ciência
Palavras-chave em português
Concepções de estudantes sobre ciência
Natureza da Ciência
Questionários VNOS-C e VOSE
Resumo em português
Esta pesquisa objetivou levantar concepções de estudantes de Ciências Biológicas sobre a Natureza da Ciência (NdC). Para isso foram utilizados os questionários VNOS-C, desenvolvido por Norman Lederman, Fouad Abd-El-Khalick, Randy Bell e Reneé S. Schwartz, em 2002, e o questionário VOSE, desenvolvido por Sufen Chen, em 2006. Os dois questionários foram aplicados em alunos ingressantes do Curso de Ciências Biológicas do Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo em duas etapas, no início e final do primeiro semestre letivo. A fim de complementar os dados fornecidos a partir da aplicação dos questionários VNOS-C e VOSE, foi realizada uma triangulação de metodológica e de dados, onde buscamos: a partir do Questionário Sociocultural e de Opinião Sobre a Importância da NdC, traçar o perfil sociocultural e de opinião dos alunos a respeito das questões investigadas, e, a partir de entrevistas semiestruturadas com professores dos alunos investigados, conhecer possíveis abordagens, em sala de aula, sobre questões da NdC. Para a análise escolhemos alguns aspectos da NdC a saber: a criatividade e imaginação na construção do conhecimento científico, a inserção da ciência na cultura, o papel das teorias na construção do conhecimento científico, a diferença entre leis e teorias científicas e o caráter provisório do conhecimento científico. No questionário de opinião aplicado ao final do semestre os alunos declararam ter lembrado de alguns desses aspectos, que teriam sido abordados nas disciplinas cursadas. Os professores, durante as entrevistas, também declararam ter trabalhado alguns aspectos da NdC em sala de aula. Os resultados dos questionários VNOS-C e VOSE mostraram que foi possível observar mudanças nas respostas dos alunos apenas para alguns dos aspectos investigados. Acreditamos que a pesquisa fornece alguns elementos que podem alertar para a necessidade de que sejam desenvolvidas abordagens e temáticas explícitas de ensino sobre a ciência
Título em inglês
Biological Sciences students conceptions about the Nature of Science
Palavras-chave em inglês
Conceptions of students about science
Nature of Science
VNOS-C and VOSE questionnaires
Resumo em inglês
The objective of this research was to raise conceptions about Nature of Science (NOS) from Biological Sciences students. For this purpouse we utilized the VNOS-C questionnaire, developed by Norman Lederman, Fouad Abd-El-Khalick, Randy Bell and Renee S. Schwartz, in 2002, and VOSE questionnaire, developed by Chen Sufen in 2006. These questionnaires were applied to freshman students of at the University of São Paulo School of Biological Sciences in two stages, at the beginning and at the end of the first semester. To complement the data provided from the VNOS-C and VOSE questionnaires, we performed a methodological and data triangulation, where we seek, from a Sociocultural and Opinative About the Importance of NOS Questionnaire, to make a student' profile about sociocultural and opinative related to the issues investigated; and from semi-structured interviews with these students' teachers, to achieve possible approaches issues of NOS, for the classroom. For the analysis we chose some aspects of NOS namely: creativity and imagination in the construction of scientific knowledge, the inclusion of science in culture, the role of theories in the construction of scientific knowledge, the difference between scientific theories and laws and the provisional nature of knowledge scientific. In the opinion questionnaire applied to the end of the semester students reported having remembered some of these aspects, which would have been covered in the courses taken. Teachers, during interviews, also claimed to have worked some aspects of the NOS in the classroom. The results of the VNOS-C and VOSE questionnaires showed that it was possible to observe changes in students' answers to only some of the aspects investigated. We believe this research provides some evidence that could warn about the need of the development of explicit teaching thematics and approaches about science
 
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Joao_Durbano.pdf (3.06 Mbytes)
Data de Publicação
2013-05-15
 
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