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Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.39.2019.tde-22102021-121351
Documento
Autor
Nome completo
Natália Kohatsu Quintilio
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2019
Orientador
Banca examinadora
Rubio, Katia (Presidente)
Machado, Raoni Perrucci Toledo
Mesquita, Roberto Maluf de
Zimmermann, Ana Cristina
Título em português
Das vivências às experiências significativas: os valores olímpicos como mobilizadores das habilidades socioemocionais por meio do esporte educacional
Palavras-chave em português
Base Nacional Curricular Comum
Educação Olímpica
Esporte
Valores humanos
Resumo em português
A escola ocidental nasceu em torno de uma visão dualista, do penso, logo existo, privilegiando o cognitivo ao afetivo e motor. Atualmente, a totalidade do ser humano que habita a escola pede por atenção e, por isso, a subjetividade vem sendo realocada dentro do processo educativo. Pretende-se, por meio do esporte educacional, o desenvolvimento humano de forma integral, resgatando aspectos emocionais e sociais. Assim, esta tese tem como objetivo discutir como o processo educativo do esporte educacional, com o intuito de facilitar a discussão e a compreensão dos valores no Ensino Fundamental I e anos iniciais do Ensino Fundamental II, pode transformar intervenções pedagógicas em experiências significativas, tendo os valores olímpicos como um de seus conteúdos. A intervenção se deu em uma escola municipal de São Caetano do Sul, com duas turmas da Oficina de Práticas Corporais e Esporte Educação de queimada, durante o ano letivo de 2018. As turmas eram mistas e separadas pela idade, sendo, meninas e meninos entre sete e 10 anos (categoria mini) e meninas e meninos de 11 e 12 anos (categoria pré-mirim). O esporte educacional pode permitir aos alunos viverem em um tempo mais humano, mais simbólico, de celebração, dando ânimo às vivências esportivas e oportunizando a discussão dos valores, podendo resultar em uma experiência significativa. Experiência admitida como aquilo que nos passa, nos acontece e nos toca e, o sujeito da experiência como um território de passagem, quem atribuiu sentido ao saber da experiência, tornando esse saber uma forma única de estar no mundo. O processo educativo descrito aponta para uma possibilidade de experiência para que os alunos, considerados um dos sujeitos da experiência, reflitam sobre o sentido que a prática da queimada teve para eles, ainda que isso fosse inconsciente, para que viesse a ser o saber da experiência. Na perspectiva de Educação Olímpica (EO) proposta pelo Grupo de Estudo Olímpicos da USP (GEO-USP), os valores olímpicos não seriam uma linguagem e, sim, uma prática, discutidos na medida em que acontecem em situações de aula porque há a convicção de que é na prática, junto à intervenção dos professores, que se mobilizam os valores, permitindo que o aluno seja protagonista do processo educativo. É no encontro do conhecer sobre os valores, na vivência dos mesmos e na reflexão para agir de acordo com eles que esta proposta de EO quer atuar. Portanto, os valores são um fenômeno humano que emergem no instante da prática e, portanto, torna-se um conteúdo de potencial pedagógico no esporte educacional. Acredita-se que, desta forma, seja possível se aproximar da democratização da potência do fazer e do agir, delineando a complexidade do que é ser humano por colocar luz nas habilidades socioemocionais descritas pela BCNN, documento norteador da educação brasileira que legitima este processo educativo
Título em inglês
From experiences to significant experiences: olympic values as mobilizers of socio-emotional skills through educational sport
Palavras-chave em inglês
Base Nacional Curricular Comum
Humans values.
Olympic education
Sport
Resumo em inglês
The Western school was born around a dualistic view of the I think, therefore I am, privileging the cognitive instead of affective and motor skills. Currently, the totality of the human being who dwells at the school asks for attention and, therefore, subjectivity has been reallocated within the educational process. It is intended, through the educational sport, the integral human development, rescuing emotional and social aspects. Thus, this thesis aims to discuss how the constructive process of the educational sport can transform pedagogical interventions into meaningful experiences, using Olympic values, as one of the contents to facilitate the debate and comprehension of values in Elementary I and early years of Elementary II students. The intervention took place at a municipal school in São Caetano do Sul, during the school year of 2018, with two groups of dodgeball from the Oficina de Práticas Corporais e Esporte Educação. The classes were mixed and separated by age. Girls and boys between seven and 10 years old (mini category) and girls and boys of 11 and 12 years old (pre-child category). Educational sports can allow students to live in a more human and symbolic time of celebration, encouraging sports experiences and providing opportunities to discuss values, which can result in a meaningful experience. Experience admitted as something that happens and touches us and, the subject of the experience, as a territory of passage, who gives meaning to this understanding of experience, making it a unique way of being in the world. The educational process described points to a experience possibility, so that the students, considered one of the subjects of the experience, reflect upon the meaning of dodgeball practice, even though it was unconscious, so it would become the knowledge of the experience. From the perspective of Olympic Education (EO) proposed by the Olympic Study Group of USP (GEO-USP), the olympic values would not be a language but a practice, discussed as they happen in class situations. There is a conviction that it is in the practice, together with the teachers intervention, that values are mobilized, allowing the student to be a protagonist of the educational process. It is in the encounter of experiences, knowledge and action, based on the reflection about values, that this EO proposal wants to act. Values are a human phenomenon that emerge in a moment of practice, therefore, they turn into a pedagogical potential in the content of educational sport. It is believed that, in this way, it is possible to approach the democratization of the power of doing and acting, outlining the complexity of being human by bringing to light the socio-emotional skills described by the BNCC, a guiding document that legitimizes this educational process in the brazilian education system
 
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Data de Publicação
2021-10-28
 
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