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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.39.2022.tde-21122022-173614
Documento
Autor
Nome completo
Viviana Graziela de Almeida Vasconcelos Barboni
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2022
Orientador
Banca examinadora
Carvalho, Yara Maria de (Presidente)
Antunes, Priscilla de Cesaro
Barros, Nelson Filice de
Manoel, Edison de Jesus
Título em português
Panorama e perspectivas teórico-metodológicos das práticas integrativas e complementares em saúde (PICS) na formação profissional em educação física em universidades públicas brasileiras
Palavras-chave em português
Currículos
Educação física
Educação superior
Práticas integrativas e complementares
Saúde coletiva
Resumo em português
Este trabalho resulta de uma investigação a respeito das perspectivas teórico-metodológicas das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) na formação em educação física em universidades públicas brasileiras a partir dos currículos de graduação. Parte do referencial teórico-conceitual inspirado nas obras de Boaventura de Sousa Santos, que nos permitem compreender as PICS sob a perspectiva do paradigma pós-moderno e pós-abissal no contexto da saúde, buscando localizar a educação física nessa discussão, identificando os limites e potencialidades que os currículos de graduação, palco de disputas de pontos de vista, oferece. A pesquisa foi dividida em 3 etapas: 1. Revisão bibliográfica da produção científica sobre PICS e a formação em saúde nas graduações em saúde, com foco na educação física; 2. Análise documental envolvendo os currículos das universidades brasileiras que oferecem cursos de graduação em Educação Física; 3. Apontamentos sobre produção de conhecimentos como aposta metodológica. As 3 fases foram sistematizadas em 3 artigos e 1 resumo apresentado em congresso da área. O primeiro artigo é uma análise geral sobre as graduações em educação física no país evidenciando o crescimento do ensino privado e EaD e a concentração de cursos nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. O segundo resulta do estudo das matrizes curriculares de graduação em educação física das universidades públicas brasileiras, com foco para a formação em saúde coletiva, em que foi observada a presença de disciplinas isoladas, quando presentes de maneira obrigatória, que privilegiam as ciências biológicas, com baixa carga horária e falta de inserção e diálogo com os serviços de saúde do Sistema Único de Saúde (SUS). O terceiro artigo apresenta desfechos da análise, nos mesmos cursos do artigo 2, a respeito da formação em PICS através da oferta disciplinar sobre a temática e das linhas de pesquisa em Programas de Pós-Graduação e Grupos de Pesquisa liderados por profissionais da área, com pouca inserção do tema nos currículos, ofertas majoritariamente optativas e tecnicistas, sem diálogos com a saúde coletiva e com o SUS e pouca participação da educação física na produção científica em PICS. O resumo de congresso traz um recorte a partir do levantamento feito no artigo 3, apontando a ausência de abordagens sobre as medicinas tradicionais, cosmovisões ameríndias ou africanas ou mesmo sobre uma antropologia da saúde, nas formações em educação física e incluindo a Residência Multiprofissional em PICS (RMPICS), cenário em que a discussão também é ausente, problematizando o epistemicídio não apenas nas universidades, mas também na Política Nacional de PICS (PNPIC). O estudo contribui com achados relevantes para discutir a formação em PICS, considerando também o contexto da saúde coletiva, no sentido de superar as tradições curriculares da área da saúde e própria educação física, ainda marcadamente tecnicistas e utilitaristas
Título em inglês
Overview and theoretical-methodological perspectives of integrative and complementary practices in health (PICS) in physical education training in brazilian public universities
Palavras-chave em inglês
Collective health
Curriculum
Higher education
Integrative and complementary health
Physical education
Resumo em inglês
This work results from an investigation about the theoretical-methodological perspectives of Integrative and Complementary Practices in Health (PICS) in physical education training in Brazilian public universities based on undergraduate curricula. It starts from the theoretical-conceptual framework inspired by the works of Boaventura de Sousa Santos, which allow us to understand PICS from the perspective of the postmodern and post-abyssal paradigm in the context of health, seeking to locate physical education in this discussion, identifying the limits and potential that undergraduate curricula, the stage for disputes of points of view, offer. The research was divided into 3 stages: 1. Bibliographic review of the scientific production on PICS and health training in health graduations, with a focus on physical education; 2. Documentary analysis involving the curricula of Brazilian universities that offer undergraduate courses in Physical Education; 3. Notes on knowledge production as a methodological bet. The 3 phases were systematized in 3 articles and 1 abstract presented at a congress in the area. The first article is a general analysis of physical education graduations in the country, showing the growth of private education and distance education and the concentration of courses in the South, Southeast and Midwest regions. The second results from the study of undergraduate physical education curriculum matrices in Brazilian public universities, with a focus on training in collective health, in which the presence of isolated disciplines was observed, when present in a mandatory way, which privilege the biological sciences, with low workload and lack of insertion and dialogue with the health services of the Unified Health System (SUS). The third article presents the results of the analysis, in the same courses of article 2, regarding training in PICS through the disciplinary offer on the subject and lines of research in Graduate Programs and Research Groups led by professionals in the area, with little insertion of the theme in curricula, mostly optional and technical offers, without dialogue with public health and SUS and little participation of physical education in scientific production in PICS. The congress abstract brings an excerpt from the survey carried out in article 3, pointing out the lack of approaches on traditional medicines, Amerindian or African cosmovisions or even on an anthropology of health, in physical education training and including the Multiprofessional Residency in PICS (RMPICS), a scenario in which the discussion is also absent, problematizing epistemicide not only in universities, but also in the National Policy on PICS (PNPIC). The study contributes with relevant findings to discuss training in PICS, also considering the context of collective health, in the sense of overcoming the curricular traditions in the area of health and physical education itself, still markedly technical and utilitarian
 
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Data de Publicação
2023-01-03
 
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