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Master's Dissertation
DOI
https://doi.org/10.11606/D.39.2019.tde-21102021-183728
Document
Author
Full name
Lilian Perrenoud
E-mail
Institute/School/College
Knowledge Area
Date of Defense
Published
São Paulo, 2019
Supervisor
Committee
Rocco Junior, Ary Jose (President)
Bastos, Flávia da Cunha
Grandolpho, Bernadete de Lourdes Marinho
Mazzei, Leandro Carlos
Title in Portuguese
A emoção como elemento de decisão no processo de compra do consumidor de eventos esportivos
Keywords in Portuguese
Consumo
Emoção
Entretenimento
Esporte
Evento esportivo
Serviço
Abstract in Portuguese
A realização de eventos, ao longo dos anos, vem ganhando destaque no cenário esportivo nacional. São momentos únicos na vida de inúmeras pessoas que buscam não apenas pelo esporte, mas por toda a atmosfera que a ocasião reserva, incluindo a prestação de serviços e as opções de entretenimento oferecidas. Comumente, segundo Shank e Lyberger (2015), encontramos dois tipos de consumidores de eventos esportivos os espectadores e os participantes. De acordo com o autor, os espectadores participam do evento, acompanhando ou assistindo ao vivo ou através de canais de comunicação. Já os participantes, como o próprio nome diz, participam efetivamente de esportes de forma organizada. Mas o que leva o indivíduo a se interessar e consumir um evento esportivo? Quais são os principais fatores que deixam nele marcas positivas e duradouras, que ativam emoções e influenciam diretamente seu comportamento enquanto consumidor? Porque podemos considerar a emoção como elemento de decisão de compra (consumo) de um evento esportivo? Para responder a essas perguntas, baseamos nossos estudos no entendimento dos efeitos de um evento esportivo frente ao estado emocional do ser humano, entendendo que trabalhar com fatores situacionais (as influências localizadas no meio ambiente por ocasião da compra) representa uma forma mais robusta de tentar explicar e entender o comportamento do consumidor com base em suas próprias características. Dessa forma, o objetivo principal deste estudo foi o de identificar e analisar como as reações emocionais estão ligadas - através do consumo - à experiência dos participantes de eventos esportivos. Para isso, utilizamos inicialmente a abordagem quantitativa, e, em um segundo momento, a fim de melhor entender os resultados da etapa anterior, fizemos a abordagem qualitativa. Para a obtenção dos dados, desenvolvemos e aplicamos os questionários em dois grandes e significativos eventos, os quais acontecem sempre na cidade de São Paulo, porém de caráter e relevância internacional: o Grande Prêmio Brasil de Fórmula I e a Corrida Internacional de São Silvestre. A aplicação dos questionários foi feita em ambos os eventos, nos anos de 2017 e 2018. Como resultado, notamos que, apesar do foco no esporte em si, vem aumentando significativamente a quantidade de consumidores em busca de opções de entretenimento. A qualidade do serviço prestado é citada nas respostas, porém aparentemente não afeta consideravelmente o consumo do evento. Outro fator interessante é que, em geral, consumidores-espectadores apresentam alto grau de ansiedade, enquanto consumidores-participantes apresentam elevados índices de emoção. Os dados confirmaram, ainda, que o humor do consumidor pode influenciar fortemente o processamento de informação e avaliação, podendo fazer com que os consumidores reduzam a duração e a complexidade do processo de decisão de compra
Title in English
The emotion as a decision element in the sport events consumers buying process.
Keywords in English
Consumption
Emotion.
Entertainment
Service
Sport
Sporting event
Abstract in English
The realization of events along the years has been achieving prominence in the national sports scenario. These are unique moments in the lives of countless people who are looking not only for sports, but for the entire atmosphere that the occasion offers, including the offered range of services and entertainment options. Commonly, according to Shank and Lyberger (2015), we find two types of consumers of sporting events - spectators and participants. According to the author, spectators attend the event, accompanying or watching in person or over the communication channels. Participants, as the name implies, effectively participate in sports in an organized way. But, what makes people become interested and consume sporting events? What are the main factors that make a positive and lasting impression on them, what achieves their emotions and directly influence their behavior as consumers? Why can we consider emotion as a decision (consumption) element of a sporting event? To answer these questions, we based our studies on understanding the effects of a sporting event on the emotional state of the human being, understanding that working with situational factors (the influences placed on the purchase environmental time) represents a more effective way to try to explain and understand the consumers behavior based on their own characteristics. This way, the main objective of this study was to identify and analyze how emotional reactions are linked to each other, by the means of consumption, to the participants' experience on sporting events. To do so, we began by using the quantitative approach, and, secondly, in order to better understand the results of the previous step, the qualitative approach. To obtain the data we developed and applied the questionnaires in two major and significant events that happen in São Paulo, with international character and relevance - Brazil Formula I Grand Prix, and the São Silvestre International Race. Questionnaires were applied in both events, in 2017 and 2018. As a result, we noticed that despite the focus was on the sport itself, the number of consumers seeking entertainment options increased significantly. The quality of the service provided is mentioned in the answers, but apparently it does not affect considerably the event consumption. Another interesting factor is that, in general, consumer spectators have a high degree of anxiety, while consumer participants have a high level of emotion. The data also confirmed that the consumer mood can strongly influence the process of information and evaluation, and may cause consumers reduce the length and complexity of the purchase decision process
 
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Publishing Date
2021-10-29
 
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