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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.39.2020.tde-21052021-144558
Documento
Autor
Nome completo
Ludinalva de Oliveira Mendes Silva
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2020
Orientador
Banca examinadora
Oliveira, Jorge Alberto de (Presidente)
Freudenheim, Andrea Michele
Goulardins, Juliana Barbosa
Vilibor, Renata Hydee Hasue
Título em português
Perfil socioemocional e motor de crianças com indicativo do transtorno do déficit de atenção e hiperatividade do ensino infantil de escolas rede municipal da cidade de São Paulo
Palavras-chave em português
Desempenho motor
Infância
Socioemocional
Resumo em português
O Transtorno do déficit de atenção e hiperatividade é classificado pelo Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-V), como um transtorno do neurodesenvolvimento, sendo o mais comum no período da infância. Tendo como características principais, a desatenção, hiperatividade e/ ou impulsividade. O TDAH pode apresentar comorbidades a outros transtornos do neurodesenvolvimento, sendo os mais frequentes; o transtorno do desenvolvimento da coordenação, o transtorno opositor desafiador, o transtorno de aprendizagem, entre outros. Outros acometimentos podem estar presentes no TDAH, como os problemas socioemocionais e os problemas motores. Pesquisas vem mostrando uma grande relação entre os prejuízos motores e dificuldades socioemocionais em crianças cada vez mais jovens. Dessa forma, o objetivo deste estudo é identificar o perfil socioemocional e motor de crianças na fase d segunda infância (de quatro aos seis anos) com indicativo de TDAH. Este estudo foi constituído por uma amostra de 36 crianças que apresentaram indicadores do TDAH, com idades entre quatro e seis anos. Para triagem da amostra com TDAH foi utilizado o Swanson, Nolan and Pelham Questionnaire (SNAP-IV). Para avaliação motora foi utilizado o Movement Assessment Battery for Children - 2 (MABC-2) e para avaliação dos aspectos socioemocionais foi utilizado o Strengths and Difficulties Questionnaire (SDQ). Os meninos apresentaram mais indicativos de TDAH. A avaliação do SNAP-V na visão dos pais, foi mais frequente o TADH com apresentação hiperativo/ impulsivo; já na visão dos professores a desatenção teve maior prevalência. A avaliação motora mostrou que 19 crianças apresentaram dificuldades motoras severas, cinco crianças apresentaram risco para dificuldades motoras e 15 crianças sem dificuldades motoras. A avaliação dos aspectos socioemocionais mostrou que mais que a metade da amostra foi classificada como anormal no SDQ. Portanto, podemos concluir que mesmo em idade precoce as crianças com indicativo de TDAH já apresentam prejuízos no desempenho motor e nos aspectos socioemocionais, mesmo em visões diferentes, como dos pais e professores
Título em inglês
Social emotional profile and children's engine with indicative of the disorder of attention and Hyperactivity of children's teaching in schools of the city network of São Paulo
Palavras-chave em inglês
Childhood
Motor performance
Socio-emotional
Resumo em inglês
Attention deficit hyperactivity disorder is classified by the Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders (DSM-V) as a neurodevelopmental disorder, being the most common in childhood. Having as main characteristics, inattention, hyperactivity and / or impulsivity. ADHD may present comorbidities with other neurodevelopmental disorders, the most common being; developmental coordination disorder, challenging oppositional disorder, learning disorder, among others. Other disorders may be present in ADHD, such as social and emotional problems and motor problems. Research has shown a strong relationship between motor impairment and socio-emotional difficulties in younger and younger children. Thus, the aim of this study is to identify the socio-emotional and motor profile of children in the second childhood phase (from four to six years old) with indicative of ADHD. This study consisted of a sample of 36 children who presented ADHD indicators, aged between four and six years. For sample screening with ADHD we used the Swanson, Nolan and Pelham Questionnaire (SNAP-IV). For motor assessment, the Movement Assessment Battery for Children - 2 (MABC-2) was used, and for the evaluation of socio-emotional aspects, the Strengths and Difficulties Questionnaire (SDQ) was used. The boys presented more indicative of ADHD. The assessment of SNAP-V in the parents' view was the most frequent ADHD with hyperactive / impulsive presentation; In the teachers' view, inattention was more prevalent. Motor evaluation showed that 19 children had severe motor difficulties, five children had risk for motor difficulties and 15 children without motor difficulties. The evaluation of socio-emotional aspects showed that more than half of the sample was classified as abnormal in the SDQ. Therefore, we can conclude that even at an early age children with ADHD indicative already have impaired motor performance and socio-emotional aspects, even in different views, such as parents and teachers
 
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Data de Publicação
2021-05-28
 
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