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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.39.2020.tde-21052021-102151
Documento
Autor
Nome completo
Luciana Itapema Alves Melher
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2020
Orientador
Banca examinadora
Rocco Junior, Ary Jose (Presidente)
Barbero, Edson Ricardo
Bastos, Flávia da Cunha
Souza, Elizabeth Paoliello Machado de
Título em português
O esporte para todos e a gestão de programas esportivos em organizações privadas sem fins lucrativos
Palavras-chave em português
Esporte para todos
Gestão de programa esportivo
Gestão do esporte
Terceiro setor
Resumo em português
Uma das estratégias da inserção do esporte na sociedade é por meio da promoção de programas esportivos. No Brasil, percebe-se um aumento da participação de organizações do terceiro setor na realização de programas esportivos destinados a fins sociais, fomentados pela lacuna deixada pelos setores público e privado. Um coerente planejamento estratégico para a gestão desses programas, a fim que sejam eficientes e eficazes, deve levar em consideração a dimensão social do esporte, a ética na qual a organização está inserida e as ferramentas adequadas para seu gerenciamento. A literatura apresenta modelos de planejamento estratégico para elaboração de programas esportivos sob a lógica privada, porém estudos que investiguem a gestão de programas esportivos sob a ética civil e dimensão do Esporte para Todos ainda são incipientes. Utilizada por inúmeras organizações ao redor do mundo, o Esporte para Todos trata-se de uma dimensão social do esporte, de caráter associativista e que compreende o esporte popular e a cultura corporal do movimento como manifestações de um povo, como agentes provocadores e articuladores de políticas sociais e de valorização da cultura local, com suas tradições e saberes. A partir desse contexto fundamentado pela literatura, foi realizada uma pesquisa qualitativa, no formato estudo de casos múltiplos de caráter exploratório e descritivo com o objetivo final de descrever e comparar o processo de gestão de programas esportivos de duas organizações privadas sem fins lucrativos que atuam baseadas no Esporte para Todos. Para atingir esse objetivo foram descritos e comparados o conceito de Esporte para Todos adotados por elas, a coerência entre a missão e valor das organizações analisadas com o propósito dos seus respectivos programas esportivos e as etapas de criação e gerenciamento desses programas esportivos. Foram executadas a análise de documentos e entrevistas semiestruturadas com 6 sujeitos envolvidos, um gestor esportivo central e dois gestores de programas esportivos de cada organização. O processo resultou em três blocos de análise, sendo o primeiro denominado Esporte para Todos com 05 categorias. O segundo, sobre a coerência entre a missão e os valores da organização com seus respectivos programas esportivos, com 03 categorias. O terceiro sobre a criação e gestão dos programas esportivos com 03 categorias e 18 subcategorias. A partir dos resultados obtidos nesta investigação e a comparação com a literatura existente, foi possível verificar que o conceito de Esporte para Todos compreendido pelas organizações são semelhantes entre si e com a literatura, há coerência entre o propósito organizacional e intencionalidade dos seus respectivos programas esportivos, bem como eles se assemelham entre as organizações. O resultado mais relevante encontrado está quantidade considerável de achados semelhantes no processo criativo e de gerenciamento dos quatro programas estudados com características bastante específicas. Tratando-se de um estudo de casos com apenas dois casos, esses dados não podem ser generalizados por não atingir a saturação teórica necessária, porém essas semelhanças sugestionam novos estudos com essa temática, tencionando a elaboração de um modelo específico de gestão de programas esportivos para organizações dessa natureza
Título em inglês
Sport for all and sports program management in private nonprofit organizations
Palavras-chave em inglês
Sport for All
sports management
sports program management
third sector
Resumo em inglês
One of the strategies to include the sport practice in society comprises the promotion of sports programs. In Brazil, there is an increasing involvement of the third sector organizations in fostering sports programs for social purposes, endorsed by the lack of public and private sectors. A coherent strategic planning for the management of those programs, in order to be efficient and effective, should consider the social dimension of sport, the ethics in which the organization is inserted and the appropriate tools for its management. Literature presents strategic planning models for the design of sports programs according to private logic, however studies investigating the management of sports programs under civil ethics and the dimension of Sport for All are still incipient. Used by numerous organizations around the world, Sport for All refers to a social dimension of sport, of associative character that comprises the popular sport and the body culture of movement as manifestations of people, such as agents provoking and articulating social policies and valuing local culture, with their traditions and knowledge. As of this context based on literature, a qualitative research was conducted, in the format of multiple cases studies of exploratory and descriptive character with the objective of describing and comparing the management process of sports programs of two private non-profit organizations that work grounded on Sport for All. To achieve this objective, it was described and compared the concept of Sport for All adopted by them, the coherence between the mission and value of the organizations analyzed for the purpose of their respective sports programs and the stages of creation and management of their sports programs. The analysis of documents and semi-structured interviews were performed with six persons involved, being a central sports manager and two managers of sports program of each organization. The process resulted in three blocks of analysis, the first called Sport for All with 5 categories. The second, about the coherence between the mission and the values of the organization with its respective sports programs, with 3 categories. The third on the creation and management of sports programs with 3 categories and 18 subcategories. Based on the results of this investigation and the comparison with the existing literature, it was possible to verify that the concept of Sport for All understood by the organizations are similar to each other and with the literature, there is coherence between the organizational purpose and intentionality of their respective programs, as well as they resemble between organizations. The most relevant result found is a considerable number of similar findings in the creative and management process of the four programs studied with very specific characteristics. In the case study with only two cases, the data cannot be generalized because it does not achieve the necessary theoretical saturation, but these similarities suggest further studies with this theme, intending to develop a specific model management of sports programs for organizations of this nature
 
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Data de Publicação
2021-05-31
 
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