• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.39.2023.tde-20022024-140852
Documento
Autor
Nome completo
Elisangela Almeida Barbosa
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2023
Orientador
Banca examinadora
Correia, Walter Roberto (Presidente)
Porpino, Karenine de Oliveira
Moreira, Evando Carlos
Zimmermann, Ana Cristina
Título em português
Dança e educação física no IFMT: sentidos e relações com o saber docente
Palavras-chave em português
Dança
Educação física
Ensino médio integrado
IFMT
Sentidos e saberes docentes
Resumo em português
A dança é uma prática corporal construída ao longo da história, evoluindo com ela em seus sentidos. Suas representações, simbolismos e relação direta com o corpo em movimento, faz com que seja parte importante das práticas corporais na escola sob o olhar da Educação Física. Uma justificativa para estudar a dança na escola hoje está em buscar compreender como ela chega nesse espaço, qual sentido está sendo conferido a ela, os interesses, afinidades e identidades que se expressam por meio de seus estilos, o que dizem sobre o mundo vivido de quem a pratica ou aprecia e sobre o olhar da Educação Física em relação a esses aspectos. Assim, pela importância dessas questões e, também, como professora de Educação Física do Instituto Federal de Mato Grosso, este trabalho teve como objetivo compreender os sentidos e significados presentes nas narrativas de docentes de educação física do ensino médio integrado do IFMT, suas perspectivas sobre o ensino da dança na escola e na relação com os saberes da educação física. A pesquisa é de natureza qualitativa, tendo dois docentes de educação física do IFMT campus Cuiabá Cel. Octayde Jorge da Silva como colaboradores. A pesquisa qualitativa foi escolhida por ser um meio que permite explorar e entender o significado que indivíduos ou grupos atribuem a um problema humano ou social, atendendo ao interesse nas diferentes maneiras que pessoas conferem sentido às suas ações e às suas vidas. Para conhecer as narrativas docentes sobre dança, foram realizadas três entrevistas com cada um dos docentes, dispostas ao longo do desenvolvimento do conteúdo em um bimestre. A primeira entrevista, realizada conjuntamente, abordou a trajetória docente na instituição e as outras duas trataram diretamente do conteúdo de dança, das experiências pessoais às propostas na educação física escolar. Devido à pesquisa ter se desenvolvido no período da pandemia da Covid-19, as entrevistas foram realizadas em formato online pelo Google Meet, ferramenta de uso habitual dos docentes em suas aulas síncronas, e foram gravadas e armazenadas em dispositivo específico, seguindo as normas do Comitê de Ética para esse formato. Para o tratamento dos dados, optou-se por estruturá-los em categorias de codificação, organizando os dados a partir das unidades de significado identificadas nas narrativas. Dentre os resultados apreendidos, ficou evidente o sentido do compromisso profissional dos docentes com o ensino da dança na educação física, independentemente de sua falta de experiência com o conteúdo. Por outro lado, há dificuldades em relação à conceituação da dança, ao ensino de elementos relacionados à prática/técnica da dança e ao estabelecimento de relações entre conhecimentos e elementos específicos da dança e da educação física. As reflexões permitiram olhar de outra forma para as questões que envolvem a dança na escola, buscando um diálogo que entrelace de forma mais coesa os conhecimentos da dança com os da educação física na escola
Título em inglês
Dance and physical education at IFMT: meanings and reationships with teaching knowledge
Palavras-chave em inglês
Dance
High school
IFMT
Physical education
Teaching knowledge
Resumo em inglês
Dance is a bodily practice built throughout history, evolving with it in its senses. Its representations, symbolism and direct relationship with the body in motion, make it an important part of body practices at school from the perspective of Physical Education. One justification for studying dance at school today is to seek to understand how it arrives in this space, what meaning is being conferred on it, the interests, affinities and identities that are expressed through its styles, what they say about the lived world of who practices or appreciates it and about the look of Physical Education in relation to these aspects. Thus, due to the importance of these issues and, also, as a Physical Education teacher at the Federal Institute of Mato Grosso, this work aimed to understand the narratives of physical education teachers in the integrated secondary education of the IFMT, their perspectives of dance at school and the relationship with the knowledge of physical education. Qualitative research was chosen because it is a means that allows exploring and understanding the meaning that individuals or groups attribute to a human or social problem, meeting the interest in the different ways that people give meaning to their actions and their lives. In order to know the teaching narratives about dance, three interviews were conducted with each of the teachers, arranged throughout the development of the content in a two-month period. The first interview, held jointly, addressed the teaching career at the institution and the other two directly dealt with dance content, from personal experiences to proposals in school physical education. Due to the fact that the research was developed during the Covid-19 pandemic, the interviews were conducted online through Google Meet, a tool that teachers usually use in their synchronous classes, and were recorded and stored on a specific device, following the rules of the Ethics Committee for this format. For the treatment of the data, it was decided to organize them into coding categories, making the analysis based on the units of meaning identified in the narratives. Among the apprehended results, it was evident the sense of professional commitment of teachers with the teaching of dance in physical education, regardless of their lack of experience with the content. On the other hand, there are difficulties regarding the conceptualization of dance, the teaching of elements related to dance practice/technique and the establishment of relationships between knowledge and specific elements of dance and physical education. The reflections made it possible to look at the issues involving dance at school in a different way, seeking a dialogue that intertwines dance knowledge with physical education at school
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2024-02-28
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.