• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.39.2021.tde-18052021-163548
Document
Auteur
Nom complet
Marcos Vilas Boas
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2021
Directeur
Jury
Ferraz, Osvaldo Luiz (Président)
Gimenez, Roberto
Garanhani, Marynelma Camargo
Silveira, Sergio Roberto
Titre en portugais
Formação inicial e profissional do professor de educação física escolar: um terceiro espaço híbrido na relação universidade - escola
Mots-clés en portugais
Base de conhecimentos
Estudante-professor
Formação profissional
Professor de educação física
Professor reflexivo
Resumé en portugais
Os objetivos desta pesquisa são investigar qual é o significado da experiência do laboratório didático na formação profissional de estudantes-professores e os conhecimentos que os estudantes-professores aprendem e mobilizam mediante a experiência do laboratório didático em sua formação profissional em contexto escolar. Participaram desta pesquisa 10 estudantes (04 do sexo feminino e 06 do sexo masculino) pertencentes a um curso de Licenciatura em Educação Física do Município de São Paulo e que cursaram a disciplina de Educação Física na Educação Infantil I e II, pertencentes ao 5º e 6º semestres letivos. O instrumento utilizado para a coleta dos dados foi a entrevista com grupo focal (gravada e transcrita), tendo sido realizada ao término da intervenção na escola campo e ao final do ano letivo na Universidade. Para tanto, utilizou-se um roteiro de questões norteadoras para as entrevistas com os grupos focais (n=5). A análise dos dados foi conduzida por intermédio da Análise de Conteúdo, adotando-se a perspectiva hermenêutica como referência de análise da estrutura interna de cada categoria e suas relações. Os dados apontam que a experiência do laboratório didático foi significativa para a formação profissional dos estudantes-professores à medida que entrelaçavam os aprendizados advindos das disciplinas universitárias às situações e problemas vivenciados na escola campo. Ainda, desvelam a importância do fortalecimento e edificação de uma base de conhecimentos consistentes, que possibilite ao estudante-professor, frente a diferentes demandas que a prática profissional lhe impõe, mobilizar conhecimentos para uma ação contextualizada do problema enfrentado, permitindo a análise e a compreensão do caso, assim como a reconstrução de sua prática para uma ação que ainda está por vir
Titre en anglais
Initial and professional training of the school physical education teacher: a third hybrid space in the university-school relationship
Mots-clés en anglais
Knowledge base
Pre-service teacher, Physical education teacher
Professional training
Reflective teacher
Resumé en anglais
The objectives of this research are to investigate what is the meaning of the experience of the didactic laboratory in the professional training of pre-service teachers and the knowledge that the pre-service teachers learn and mobilize through the experience of the didactic laboratory in their professional training in the school context. Ten students (04 female and 06 male) belonging to a Physical Education Degree course in the Municipality of São Paulo, who attended the Physical Education course in Early Childhood Education I and II, belonging to the 5th and 6th academic semesters, participated of this research. The instrument used for data collection was the interview with a focus group (recorded and transcribed), which was carried out at the end of the intervention at the campus classes and at the end of the academic year at University. For that, we used a script of guiding questions for the interviews with the focus groups (n=5). Data analysis was conducted through Content Analysis, adopting the hermeneutic perspective as a reference for analyzing the internal structure of each category and its relationships. The data indicated that the experience of the didactic laboratory was significant for the professional training of the pre-service teachers as they intertwined the lessons learned from the University disciplines to the situations and problems experienced in the campus classes. Moreover, the results revealed the importance of strengthening and building a consistent knowledge base, which enables the pre-service teacher in the face of different demands that professional practice imposes, mobilizing knowledge for a contextualized action of the problem faced, allowing the analysis and understanding the case, as well as the reconstruction of its practice for an action that is yet to come
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2021-06-10
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.