• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.39.2021.tde-18052021-163548
Documento
Autor
Nombre completo
Marcos Vilas Boas
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2021
Director
Tribunal
Ferraz, Osvaldo Luiz (Presidente)
Gimenez, Roberto
Garanhani, Marynelma Camargo
Silveira, Sergio Roberto
Título en portugués
Formação inicial e profissional do professor de educação física escolar: um terceiro espaço híbrido na relação universidade - escola
Palabras clave en portugués
Base de conhecimentos
Estudante-professor
Formação profissional
Professor de educação física
Professor reflexivo
Resumen en portugués
Os objetivos desta pesquisa são investigar qual é o significado da experiência do laboratório didático na formação profissional de estudantes-professores e os conhecimentos que os estudantes-professores aprendem e mobilizam mediante a experiência do laboratório didático em sua formação profissional em contexto escolar. Participaram desta pesquisa 10 estudantes (04 do sexo feminino e 06 do sexo masculino) pertencentes a um curso de Licenciatura em Educação Física do Município de São Paulo e que cursaram a disciplina de Educação Física na Educação Infantil I e II, pertencentes ao 5º e 6º semestres letivos. O instrumento utilizado para a coleta dos dados foi a entrevista com grupo focal (gravada e transcrita), tendo sido realizada ao término da intervenção na escola campo e ao final do ano letivo na Universidade. Para tanto, utilizou-se um roteiro de questões norteadoras para as entrevistas com os grupos focais (n=5). A análise dos dados foi conduzida por intermédio da Análise de Conteúdo, adotando-se a perspectiva hermenêutica como referência de análise da estrutura interna de cada categoria e suas relações. Os dados apontam que a experiência do laboratório didático foi significativa para a formação profissional dos estudantes-professores à medida que entrelaçavam os aprendizados advindos das disciplinas universitárias às situações e problemas vivenciados na escola campo. Ainda, desvelam a importância do fortalecimento e edificação de uma base de conhecimentos consistentes, que possibilite ao estudante-professor, frente a diferentes demandas que a prática profissional lhe impõe, mobilizar conhecimentos para uma ação contextualizada do problema enfrentado, permitindo a análise e a compreensão do caso, assim como a reconstrução de sua prática para uma ação que ainda está por vir
Título en inglés
Initial and professional training of the school physical education teacher: a third hybrid space in the university-school relationship
Palabras clave en inglés
Knowledge base
Pre-service teacher, Physical education teacher
Professional training
Reflective teacher
Resumen en inglés
The objectives of this research are to investigate what is the meaning of the experience of the didactic laboratory in the professional training of pre-service teachers and the knowledge that the pre-service teachers learn and mobilize through the experience of the didactic laboratory in their professional training in the school context. Ten students (04 female and 06 male) belonging to a Physical Education Degree course in the Municipality of São Paulo, who attended the Physical Education course in Early Childhood Education I and II, belonging to the 5th and 6th academic semesters, participated of this research. The instrument used for data collection was the interview with a focus group (recorded and transcribed), which was carried out at the end of the intervention at the campus classes and at the end of the academic year at University. For that, we used a script of guiding questions for the interviews with the focus groups (n=5). Data analysis was conducted through Content Analysis, adopting the hermeneutic perspective as a reference for analyzing the internal structure of each category and its relationships. The data indicated that the experience of the didactic laboratory was significant for the professional training of the pre-service teachers as they intertwined the lessons learned from the University disciplines to the situations and problems experienced in the campus classes. Moreover, the results revealed the importance of strengthening and building a consistent knowledge base, which enables the pre-service teacher in the face of different demands that professional practice imposes, mobilizing knowledge for a contextualized action of the problem faced, allowing the analysis and understanding the case, as well as the reconstruction of its practice for an action that is yet to come
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2021-06-10
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.