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Master's Dissertation
DOI
https://doi.org/10.11606/D.39.2021.tde-18052021-112137
Document
Author
Full name
Roger Luiz Brinkmann
E-mail
Institute/School/College
Knowledge Area
Date of Defense
Published
São Paulo, 2021
Supervisor
Committee
Rocco Junior, Ary Jose (President)
Carvalho, Eric de
Ferrari, Maria Aparecida
Saura, Soraia Chung
Title in Portuguese
Estratégias de comunicação digital de produtos em entidades esportivas: os casos CONMEBOL-Libertadores e UEFA-Champions League
Keywords in Portuguese
Comunicação organizacional
Entidades esportivas
Futebol
Gestão do esporte
Abstract in Portuguese
Essa pesquisa teve como objetivo principal identificar, comparar e analisar as estratégias de comunicação das entidades esportivas CONMEBOL e UEFA durante as competições Copa Libertadores e Champions League. A questão de pesquisa que norteou este trabalho foi "Quais são as diferenças e semelhanças nas estratégias de comunicação da CONMEBOL e UEFA, quanto aos produtos Copa Libertadores e Liga dos Campeões?". O problema de pesquisa está relacionado com a discrepância na gestão das entidades esportivas entre o futebol sul-americano e europeu, que está aumentando a cada ano. A comunicação organizacional é uma das ferramentas mais importantes para uma boa gestão, fato que o futebol europeu já percebeu há muito tempo. Para a análise das estratégias de comunicação das entidades, a base teórica do modelo de comunicação organizacional integrada da professora Margarida Kunsch serviu como referência e o método utilizado foi o estudo de caso. Com base nos resultados dos sites das entidades, vemos que a CONMEBOL tem uma estratégia de mudança da sua imagem corporativa desde 2016, enquanto a UEFA possui uma estratégia com foco na comunicação dos seus valores, principalmente o respeito. Em relação as páginas oficiais do Facebook, é possível perceber que a UEFA possui uma estratégia de comunicação mais direcionada, com menos publicações diárias, mas com muitas postagens patrocinadas pelos seus parceiros, enquanto a CONMEBOL possui uma estratégia com muitas publicações diárias, embora com menos postagens patrocinadas. Também existe uma ligação clara entre o site da UEFA e a página do Facebook, fato que não é tão perceptível entre o site da CONMEBOL e a página do Facebook
Title in English
Digital communication strategies of products in sports entities: the cases CONMEBOL-Libertadores and UEFA-Champions League
Keywords in English
Football
Organizational communication
Sports Entities
Sports management
Abstract in English
This research had as main objective to identify, compare and analyze the communication strategies of the sports entities CONMEBOL and UEFA during the Copa Libertadores and Champions League competitions. The research question was "What are the differences and similarities in the communication strategies of CONMEBOL and UEFA, regarding of the products the Copa Libertadores and Champions League?". The research problem is related to the discrepancy in the management of sports entities between South American and European football, which is increasing every year. Organizational communication is one of the most important tools for good management, a fact that European football has noticed for a long time. For the analysis of the communication strategies of the entities, the theoretical basis used was the integrated organizational communication model of Professor Margarida Kunsch and the method used was the case study. Based on the results of the entities' websites, it is possible to see that CONMEBOL has had a strategy to change its corporate image since 2016, while UEFA has a strategy focused on communicating values, especially respect. Regarding the official Facebook pages, it is possible to see that UEFA has a more targeted communication strategy, with fewer daily publications, but with many posts sponsored by its partners, while CONMEBOL has a strategy with many publications, but with fewer sponsored posts. There is also a clear link between the UEFA website and the Facebook page, a fact that is not so noticeable between the CONMEBOL website and the Facebook page
 
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Publishing Date
2021-06-03
 
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