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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.39.2022.tde-17052022-105907
Documento
Autor
Nome completo
Daniela Maciel Bartolo
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2022
Orientador
Banca examinadora
Ferraz, Osvaldo Luiz (Presidente)
Barela, José Angelo
Gimenez, Roberto
Silveira, Sergio Roberto
Título em português
Análise do efeito de um programa de educação física na educação infantil no desempenho das habilidades motoras básicas fundamentado nos estilos de ensino: descoberta divergente e prática
Palavras-chave em português
Educação física infantil
Estilos de ensino.
Habilidades motoras básicas
Resumo em português
A Educação Física é componente curricular obrigatório da Educação Básica brasileira. Porém, infelizmente essa obrigatoriedade não é respeitada em algumas instituições, devido a diversos fatores, tais como: formação dos professores e ausência de programas curriculares sistematizados; implicando no oferecimento de atividades sem planejamento que, no caso da educação física infantil, acaba se transformando em brincadeiras livres no parque. Pesquisas têm demonstrado que, atualmente, parte das crianças brasileiras que ingressam no Ensino Fundamental apresentam desempenho motor abaixo do esperado. Neste sentido, para reverter este cenário são necessários programas que propiciem intervenção planejada e estruturada para as aulas de Educação Física. Deste modo, avaliar a influência destes programas, verificando a obtenção dos objetivos de aprendizagem dos estudantes, torna-se relevante. A avaliação destes programas pode ser realizada em diferentes aspectos, entre eles a melhoria das habilidades motoras básicas, por meio de testes específicos. Sendo assim, esta pesquisa tem como objetivo analisar o efeito de um programa de educação física no desempenho das habilidades motoras básicas em estudantes de uma Escola Municipal de Educação Infantil, fundamentada nos estilos de ensino Descoberta Divergente e Prática. Foram avaliadas 77 crianças (35 meninos e 42 meninas) entre 4,5 anos e 6 anos de idade, divididas em 3 grupos: Grupo Controle (n=25), Grupo Experimental 1 (n=24) - Descoberta Divergente e Grupo Experimental 2 - Prática (n=28). Um programa de EF baseado nos estilos de ensino descoberta divergente e prática foi elaborado para ser aplicado aos grupos experimentais Grupo Experimental 1- Descoberta Divergente e o Grupo Experimental 2 - Prática. Esse programa teve a duração de 48 aulas com duração de 50 minutos, duas vezes por semana, durante 6 meses. O grupo controle não participou do programa de Educação Física seguindo o conteúdo curricular da Emei que se constitui em brincadeiras livres no parque. Os 03 (três) grupos foram submetidos ao teste motor TGMD-3 com o intuito de avaliar o desempenho nas habilidades motoras básicas. A medida do desempenho utilizada foi a soma do escore bruto em três classes: soma das habilidades locomotoras e de controle de objetos, somente a soma das habilidades locomotoras e a soma das habilidades de controle de objetos. Todas as análises estatísticas foram realizadas considerando todos os participantes de cada grupo e as eventuais diferenças entre meninos e meninas dentro de cada um dos grupos. Os grupos foram avaliados antes do início da aplicação do programa (pré-teste) e, novamente, após o término do programa (pós-teste). Considerando todos os participantes de cada grupo, os resultados indicaram que tanto o grupo controle quanto os grupos experimentais 1 e 2 melhoraram o desempenho do pré para os pós teste nas três classes de desempenho utilizadas. No que se refere às diferenças intergrupos não houve diferença significativa no pré-teste, contudo os resultados indicaram diferenças significativas após o programa de intervenção entre o Grupo Controle e os Grupos Experimentais 1 e 2, sendo que os Grupos Experimentais apresentaram desempenho superior ao grupo controle após o programa de intervenção. Uma segunda análise identificou as eventuais diferenças entre meninos e meninas no seio de cada grupo. Os resultados indicaram que meninos e meninas apresentaram desempenhos distintos somente no Grupo Experimental 2 após o programa de intervenção na classe de controle de objetos. Concluímos que aulas de Educação Física para a Educação Infantil são importantes para promover efeitos significativos no desenvolvimento motor das crianças, os resultados indicam que esses efeitos ocorrem em uma maior magnitude quando as aulas são oferecidas em um contexto apropriado e não apenas como oferta de vivências e atribuições de materiais sem uma intervenção sistematizada.
Título em inglês
Analysis of the effect of a physical education program in early childhood education on the performance of basic motor skills based on teaching styles: divergent discovery and practice
Palavras-chave em inglês
Early childhood education
Motor skills
School physical education
Teaching styles
Resumo em inglês
Physical Education is a mandatory curricular component of Brazilian Basic Education. However, unfortunately, this obligation is not respected in some institutions, due to several factors, such as: teacher training and the absence of systematized curricular programs; implying the offering of unplanned activities which, in the case of children's physical education, ends up being transformed into free play in the park. Research has shown that, currently, part of Brazilian children who enter Elementary School present motor performance below expectations. In this sense, to reverse this scenario, programs that provide planned and structured intervention for Physical Education classes are needed. Thus, evaluating the influence of these programs, verifying the achievement of students' learning objectives, becomes relevant. The evaluation of these programs can be performed in different aspects, including the improvement of basic motor skills, through specific tests. Therefore, this research aims to analyze the effect of a physical education program on the performance of basic motor skills in students from a Municipal School of Early Childhood Education, based on the Divergent Discovery and Practice teaching styles. 77 children (35 boys and 42 girls) between 4 and a Half and 6 years old were evaluated, divided into 3 groups: Control Group (n=25), Experimental Group 1 (n=24) -Divergent Discovery and Experimental Group 2 - Practice (n=28). A PE program based on the divergent discovery and practice teaching styles was designed to be applied to the experimental groups Experimental Group 1 - Divergent Discovery and Experimental Group 2 - Practice. This program lasted for 48 classes lasting 50 minutes, twice a week, for 6 months. The control group did not participate in the Physical Education program following Emei's curricular content, which consists of free play in the park. The 03 (three) groups were submitted to the TGMD-3 motor test in order to assess their performance in basic motor skills. The performance measure used was the sum of the raw score in three classes: sum of locomotor skills and object control skills, only the sum of locomotor skills and the sum of object control skills. All statistical analyzes were performed considering all participants in each group and any differences between boys and girls within each group. The groups were evaluated before the beginning of the application of the program (pre-test) and, again, after the end of the program (post-test). Considering all participants in each group, the results indicated that both the control group and experimental groups 1 and 2 improved their performance from pre to post-test in the three classes of performance used. With regard to intergroup differences, there was no significant difference in the pre-test, however the results indicated significant differences after the intervention program between the Control Group and Experimental Groups 1 and 2, with the Experimental Groups performing better than the control group after the intervention program. A second analysis identified any differences between boys and girls within each group. The results indicated that boys and girls showed different performances only in Experimental Group 2 after the intervention program in the object control class. We conclude that Physical Education classes for Early Childhood Education are important to promote significant effects on children's motor development, the results indicate that these effects occur in a greater magnitude when classes are offered in an appropriate context and not just as an offer of experiences and material assignments without a systematic intervention
 
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Data de Publicação
2022-05-23
 
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