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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.39.2022.tde-17052022-104030
Documento
Autor
Nome completo
Nathália Venancio de Souza
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2022
Orientador
Banca examinadora
Bastos, Flavio Henrique (Presidente)
Drews, Ricardo
Moraes, Renato de
Tani, Go
Título em português
Feedback autocontrolado na aprendizagem motora: análise dos estudos publicados entre 2001 e 2020
Palavras-chave em português
Bibliometria
Conhecimento de resultado
Habilidade motora
Prática autocontrolada
Resumo em português
O efeito positivo do CR autocontrolado condição de prática em que o aprendiz recebe o controle sobre esse tipo de feedback durante a aquisição de uma habilidade motora tem sido considerado como um fenômeno robusto (CHIVIACOWSKY; WULF, 2002; WALTER et al., 2016). Apesar do número de evidências apontando para um efeito benéfico do autocontrole de CR na aprendizagem motora, o conjunto de estudos deve ser analisado com ponderação a fim de elucidar o que os autores têm entendido como robustez desse efeito positivo. Assim, o presente trabalho explorou o perfil experimental dos estudos sobre autocontrole de CR e investigou as relações existentes entre eles com o intuito de esclarecer se é possível dizer, por exemplo, que são conhecidas as condições necessárias e/ou suficientes para que ganhos de aprendizagem ocorram em condições autocontroladas de CR. Nesse sentido, foram analisados artigos obtidos a partir da busca no Scopus, Web of Science e Scielo, resultando em dados referentes ao perfil experimental dos estudos, bem como mapas temáticos obtidos por meio de ferramentas bibliométricas. Os resultados da análise do perfil experimental demonstram que existe, na pesquisa sobre o autocontrole de CR, uma predominância de estudos que investigam o efeito da prática em participantes entre 21 e 27 anos de idade; adicionalmente, apesar das diferentes tarefas motoras implementadas nos experimentos, a maioria delas é classificada como manipulativa, quando analisadas sob a perspectiva dos aspectos funcionais da tarefa. Os resultados da análise bibliométrica foram discutidos a partir de mapas conceituais e da evolução temática por período baseado nos campos Título e Palavras-chave do conjunto de estudos. Tais análises revelam que esses conjuntos de texto expõem estruturas conceituais distintas, podendo enfatizar aspectos sobre o resultado observado ou sobre a condição de prática em si
Título em inglês
Self-controlled feedback in motor learning: an analysis of studies published from 2001 to 2020.
Palavras-chave em inglês
Bibliometrics
Knowledge of results
Motor skill
Self-controlled practice
Resumo em inglês
The positive effect of self-controlled CR - a practice condition in which the learner receives control over this type of feedback during the acquisition of a motor skill - has been considered a robust phenomenon (CHIVIACOWSKY; WULF, 2002; WALTER et al., 2016). Despite the amount of evidence pointing to a beneficial effect of self-controlled CR on motor learning, the set of studies should be carefully analyzed to elucidate what the authors have understood as robustness of this positive effect. Thus, this research explored the experimental profile of studies on self-controlled CR and investigated the associations between them to clarify whether the required and/or sufficient conditions to promote learning gains are known. Therefore, articles obtained from the search in Scopus, Web of Science and Scielo were analyzed resulting in data regarding the studies experimental profile, as well as thematic maps (obtained through bibliometric analysis). The results of the analysis of the experimental profile demonstrate that there is a predominance of studies that investigate practice effect in participants between 21 and 27 years of age; additionally, despite the different motor tasks implemented in the experiments, most of them are classified as manipulation tasks from the perspective of the task functional aspects. The results of the bibliometric analysis were discussed based on conceptual maps and thematic evolution by period based on the fields Title and Keywords of the set of studies. Such analyzes revealed that those fields expose distinct conceptual structures, which may emphasize aspects of the observed practice effects or the practice condition itself
 
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Data de Publicação
2022-05-23
 
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