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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.39.2020.tde-17052021-195634
Documento
Autor
Nome completo
Camila Rezende Dantas
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2020
Orientador
Banca examinadora
Rocco Junior, Ary Jose (Presidente)
Bastos, Flávia da Cunha
Tavares, Giselle Helena
Teixeira, Marcelo de Castro
Título em português
Competências e condições de trabalho dos treinadores das categorias de base do voleibol paulista: um estudo exploratório
Palavras-chave em português
Competências percebidas
Competências profissionais
Treinador
Resumo em português
No Brasil, a profissão de treinador esportivo é regulamentada pela Lei n. 9.696 (BRASIL, 1998), que exige a formação de Bacharel em Educação Física ou Esporte para atuação na área, destacando o papel inicial da Universidade. Contudo, diversos estudos apontam que os conhecimentos adquiridos durante a graduação não são suficientes para atuação profissional, sendo necessária a busca por conhecimentos em outros contextos. Haja vista que os recursos humanos são os elementos mais importantes de qualquer organização, os treinadores deveriam ser encarados como um capital valioso dentro de uma organização esportiva (CHELLADURAI; KERWIN, 2017). Dessa forma, ao incentivar o aprimoramento profissional dos treinadores, as organizações estariam investindo em melhores resultados esportivos ou sociais (no caso de treinadores de crianças e adolescentes, que assumem um papel educacional e acabam por formar não só atletas, mas cidadãos). Nesse sentido, a efetividade do trabalho do treinador esportivo é apoiada por um conjunto de conhecimentos e competências que extrapola o domínio dos conteúdos específicos da sua área de intervenção (conhecimentos profissionais), incluindo sua capacidade de se relacionar com outras pessoas envolvidas no contexto esportivo - atletas, pais, dirigentes (conhecimentos interpessoais), e sua habilidade de assumir uma atitude reflexiva acerca de sua função (conhecimentos intrapessoais) (CÔTÉ; GILBERT, 2009). O objetivo do presente estudo é, reconhecer as competências necessárias aos treinadores de voleibol de categorias de base de São Paulo, baseado na "tríade do conhecimento do treinador" proposta pelos autores Côté e Gilbert (2009) e, verificar se as organizações oferecem aos treinadores condições de trabalho condizentes com o que é esperado da figura do treinador com base nos estudos que buscam identificar os fatores que levam sistemas esportivos ao sucesso (DIGEL, 2002a, 2002b e 2005; GREEN; HOULIHAN, 2005; DE BOSSCHER et al., 2008; BÖHME; BASTOS, 2016). O universo do presente estudo é composto por treinadores de voleibol feminino das categorias de base do Estado de São Paulo. Foram consideradas apenas as equipes femininas inscritas nas competições organizadas pela Federação Paulista de Voleibol (FPV) durante o ano de 2019. A coleta de dados foi realizada através de entrevista semiestruturada que obteve aprovação prévia do Comitê de Ética. Espera-se que este estudo contribua para os conhecimentos da área de gestão esportiva e formação do treinador. Visando fornecer informações relevantes no nível organizacional. Levando em conta, entre outros aspectos, a análise dos recursos disponíveis, das condições específicas da organização e da modalidade e das relações de trabalho
Título em inglês
Skills and working conditions of girls' volleyball coaches in São Paulo: an exploratory study
Palavras-chave em inglês
Coach
Professional competences
Self-perceived competences
Resumo em inglês
In Brazil, coaching has reached the status of a profession and is regulated by the Law n. 9.696 (BRAZIL, 1998), which requires a Bachelor's in Physical Education or Sport to work as a coach, it stands out the key role of University during the professional formation phase. However, several studies point out that the knowledge acquired during the undergraduate courses is not enough for professional performance, and it is necessary to seek it in other contexts. Given that people are the most important elements of any organization, coaches should be seen as a valuable capital within a sports organization (CHELLADURAI, KIRWIN, 2017). Therefore, these organizations would be investing on improving their own performance (sports and social achievements) by encouraging coaches to develop knowledge and skills. Thus, coaching effectiveness is supported by a set of knowledge and skills that surpass mastering sport specific knowledge (professional knowledge), including relationship skills to interact to others - athletes, parents, managers (interpersonal skills), and their ability for introspection and reflection about one's practice (intrapersonal knowledge) (CÔTÉ; GILBERT, 2009). The aim of the present study, was to recognize the required skills to coach youth volleyball in São Paulo, based on the "triad of coaches' knowledge" proposed by Côté and Gilbert (2009) and, check if the sports organizations concerned offer to their coaches working conditions accordingly to the performance expected from them based on theories that analyze international sporting success (DIGEL, 2002a, 2002b e 2005; GREEN; HOULIHAN, 2005; DE BOSSCHER et al., 2008; BÖHME; BASTOS, 2016); Will be part present study girls' volleyball coaches based on State of São Paulo. Only teams registered in the competitions organized by the Federação Paulista de Volleyball (FPV) will be considered. Data collection was made throughout interview a semi-structured interview. Previously this instrument have been sent to the Ethics Committee. It is expected to contribute to the knowledge of the sports management and training of the coach field. Aspiring to provide relevant information at the organizational level. Considering, among other aspects, the analysis of available resources, organizations' and sports' specific conditions and the working relationships
 
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Data de Publicação
2021-05-31
 
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