• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.39.2022.tde-16052022-145101
Document
Auteur
Nom complet
Leandro Boaventura do Nascimento
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2022
Directeur
Jury
Bastos, Flávia da Cunha (Président)
Grandolpho, Bernadete de Lourdes Marinho
Rocco Junior, Ary Jose
Vieira, Edson Trajano
Titre en portugais
Modelos de negócio das academias brasileiras: um conceito teórico construído por especialistas
Mots-clés en portugais
Academia
Canvas
Fitness
Gestão
Modelos de negócios
Resumé en portugais
O mercado fitness vem crescendo anualmente, configurando-se como um setor que possui uma receita de mais de $64,9 bilhões anuais, resultado de 137.473 mil academias e 124.764.950 milhões de clientes, levando-se em conta apenas as 10 maiores economias do mundo. O Brasil pode ser considerado um país de destaque nesse cenário. Mesmo se tratando de um grande mercado mundial, existem lacunas na literatura acadêmica e no conhecimento oriundo da prática comercial dos negócios. Não há consenso no que diz respeito às terminologias praticadas para se definir a composição do mercado e pouco se discute sobre as características singulares de cada modelo de negócio das academias. A base teórica dessa pesquisa foi composta pelo conceito de modelo de negócios de Ostewalder e Pigneur (2010) e pelos modelos de negócios descritos pela Associação de Academias do Brasil (ACAD) (2017) que compõem o mercado de academias brasileiro (low cost, high end, middle market, studio, digital e butique). O objetivo desse estudo foi atualizar e desenvolver um modelo teórico consensual que concentre os modelos de negócios das academias no Brasil. O método utilizado foi o Delphi, com a aplicação de questionários e discussões com 4 especialistas do tema. Foram analisados os 9 componentes da ontologia de Ostewalder e Pigneur (2010), a segmentação de cliente, proposta de valor, canais, relacionamento com o cliente, fontes de receitas, recursos principais, atividades-chave, parcerias principais e estrutura de custo para cada modelo de negócios das academias no Brasil. Os especialistas confirmaram características dos modelos de negócios descritos pela ACAD (2017), complementando-os com características específicas da ontologia. O modelo obtido contribui para o entendimento das características do mercado brasileiro, bem como, pode ser considerado referencial para gestores e investidores do setor fitness
Titre en anglais
Business models of brazilian gyms: a theoretical concept built by specialists.
Mots-clés en anglais
Business models
Canvas
Fitness
Gym
Management
Resumé en anglais
The fitness market has been growing annually, configuring itself as a sector that has an annual revenue of more than $64.9 billion from 137,473 thousand gyms and 124,764,950 million customers, taking into account only the 10 biggest economies in the world. Brazil can be considered a prominent country in this scenario. Even though it is a large world market, there are gaps in the academic literature and knowledge from the commercial practice of business. There is no consensus regarding the terminologies used to define the composition of the market and little is discussed about the unique characteristics of each gym business model. The theoretical basis of this research was composed by the concept of business model of Ostewalder and Pigneur (2010) and by the business models described by Associação de Academias do Brasil (ACAD, 2017) that make up the Brazilian gym market (Low Cost, High End, Middle Market, Studio, Digital and Boutique). The objective of this study was to update and develop a consensual theoretical model that describes the business models of gyms in Brazil. The method used was Delphi, with the application of questionnaires and discussions with 4 experts on the subject in order to obtain a consensus. The 9 components of Ostewalder and Pigneur's (2010) ontology were analyzed, the customer segmentation, value proposition, channels, customer relationship, revenue sources, main resources, key activities, main partnerships and cost structure for each business model at gyms in Brazil. The experts confirmed characteristics of the business models described by ACAD (2017), complementing them with specific characteristics of Ontology. The model obtained contributes to the understanding of the characteristics of the Brazilian market and can be considered a reference for managers and investors in the fitness sector
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2022-05-20
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.