• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.39.2022.tde-16052022-145101
Documento
Autor
Nome completo
Leandro Boaventura do Nascimento
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2022
Orientador
Banca examinadora
Bastos, Flávia da Cunha (Presidente)
Grandolpho, Bernadete de Lourdes Marinho
Rocco Junior, Ary Jose
Vieira, Edson Trajano
Título em português
Modelos de negócio das academias brasileiras: um conceito teórico construído por especialistas
Palavras-chave em português
Academia
Canvas
Fitness
Gestão
Modelos de negócios
Resumo em português
O mercado fitness vem crescendo anualmente, configurando-se como um setor que possui uma receita de mais de $64,9 bilhões anuais, resultado de 137.473 mil academias e 124.764.950 milhões de clientes, levando-se em conta apenas as 10 maiores economias do mundo. O Brasil pode ser considerado um país de destaque nesse cenário. Mesmo se tratando de um grande mercado mundial, existem lacunas na literatura acadêmica e no conhecimento oriundo da prática comercial dos negócios. Não há consenso no que diz respeito às terminologias praticadas para se definir a composição do mercado e pouco se discute sobre as características singulares de cada modelo de negócio das academias. A base teórica dessa pesquisa foi composta pelo conceito de modelo de negócios de Ostewalder e Pigneur (2010) e pelos modelos de negócios descritos pela Associação de Academias do Brasil (ACAD) (2017) que compõem o mercado de academias brasileiro (low cost, high end, middle market, studio, digital e butique). O objetivo desse estudo foi atualizar e desenvolver um modelo teórico consensual que concentre os modelos de negócios das academias no Brasil. O método utilizado foi o Delphi, com a aplicação de questionários e discussões com 4 especialistas do tema. Foram analisados os 9 componentes da ontologia de Ostewalder e Pigneur (2010), a segmentação de cliente, proposta de valor, canais, relacionamento com o cliente, fontes de receitas, recursos principais, atividades-chave, parcerias principais e estrutura de custo para cada modelo de negócios das academias no Brasil. Os especialistas confirmaram características dos modelos de negócios descritos pela ACAD (2017), complementando-os com características específicas da ontologia. O modelo obtido contribui para o entendimento das características do mercado brasileiro, bem como, pode ser considerado referencial para gestores e investidores do setor fitness
Título em inglês
Business models of brazilian gyms: a theoretical concept built by specialists.
Palavras-chave em inglês
Business models
Canvas
Fitness
Gym
Management
Resumo em inglês
The fitness market has been growing annually, configuring itself as a sector that has an annual revenue of more than $64.9 billion from 137,473 thousand gyms and 124,764,950 million customers, taking into account only the 10 biggest economies in the world. Brazil can be considered a prominent country in this scenario. Even though it is a large world market, there are gaps in the academic literature and knowledge from the commercial practice of business. There is no consensus regarding the terminologies used to define the composition of the market and little is discussed about the unique characteristics of each gym business model. The theoretical basis of this research was composed by the concept of business model of Ostewalder and Pigneur (2010) and by the business models described by Associação de Academias do Brasil (ACAD, 2017) that make up the Brazilian gym market (Low Cost, High End, Middle Market, Studio, Digital and Boutique). The objective of this study was to update and develop a consensual theoretical model that describes the business models of gyms in Brazil. The method used was Delphi, with the application of questionnaires and discussions with 4 experts on the subject in order to obtain a consensus. The 9 components of Ostewalder and Pigneur's (2010) ontology were analyzed, the customer segmentation, value proposition, channels, customer relationship, revenue sources, main resources, key activities, main partnerships and cost structure for each business model at gyms in Brazil. The experts confirmed characteristics of the business models described by ACAD (2017), complementing them with specific characteristics of Ontology. The model obtained contributes to the understanding of the characteristics of the Brazilian market and can be considered a reference for managers and investors in the fitness sector
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2022-05-20
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.