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Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.39.2021.tde-16032022-152549
Documento
Autor
Nome completo
Raquel Stoilov Pereira Moreira
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2021
Orientador
Banca examinadora
Ferraz, Osvaldo Luiz (Presidente)
Manoel, Edison de Jesus
Oliveira, Amauri Aparecido Bassoli de
Piccolo, Vilma Leni Nista
Título em português
Avaliação da aprendizagem no ensino superior: tessituras sobre a licenciatura em educação física
Palavras-chave em português
Avaliação da aprendizagem
Educação física
Licenciatura
Resumo em português
O objetivo desta tese de doutoramento foi analisar concepções, percepções e práticas da Avaliação da Aprendizagem nos cursos de licenciatura em Educação Física. Buscamos responder a dois questionamentos principais: Quais são as percepções dos coordenadores, professores e alunos em relação às concepções e práticas da Avaliação da Aprendizagem nos cursos de licenciatura em Educação Física? Como os cursos de licenciatura em Educação Física organizam a Avaliação da Aprendizagem? Num primeiro momento, realizamos um levantamento teórico buscando compreender o status epistemológico da Avaliação discutindo sobre: sua inserção e papel no contexto escolar; as diferenças entre a Avaliação e os Exames e a dificuldade em galgar mudanças; a trajetória da Avaliação Educacional no Brasil; e a importância da tríade composta por Avaliação, Ensino e Aprendizagem. Em seguida, abordamos de forma mais específica a Avaliação da Aprendizagem no ensino superior, apontando o cenário atual, bem como os professores universitários e alunos tendem a lidar com a Avaliação, discutindo elementos que justificam sobre o que, por que, quando e como avaliar. Trata-se de um estudo descritivo, com abordagem qualitativa, que ocorreu em 06 Instituições de Ensino Superior (IES) localizadas no Estado de Mato Grosso, que oferecem curso de licenciatura em Educação Física, contando com a participação de seis coordenadores de curso, 26 professores e 85 alunos. Como instrumentos de pesquisa adotamos questionários com professores e alunos (com questões abertas e fechadas) e entrevista com os coordenadores de curso, além de uma análise documental dos Projetos Pedagógicos de cada curso (PPC) e também dos documentos orientativos institucionais sobre a Avaliação da Aprendizagem. Para a análise de dados adotamos a técnica de análise de conteúdo proposta por Bardin (2016), tendo como apoio o software NVivo (versão 1.3). Entre os principais resultados, destacamos: os equívocos conceituais por parte dos professores em relação a questões relacionadas à Avaliação da Aprendizagem; divergências entre a concepção de Avaliação de coordenadores e professores com as concepções dos alunos; o distanciamento entre a percepção das práticas avaliativas apontadas pelos professores e pelos alunos; a limitação das informações (em alguns casos escassez) sobre a Avaliação da Aprendizagem nos PPCs e a heterogeneidade entre essas informações com os posicionamentos de coordenadores, professores e alunos. Nas considerações finais, ousamos em sugerir possibilidades para o trato da Avaliação da Aprendizagem no ensino superior, reforçando a importância de fortalecer processos de formação continuada nas IES e de repensar o trato didático metodológico desses docentes com a Avaliação, buscando ressignificar as práticas avaliativas dos futuros licenciados em Educação Física
Título em inglês
Learning evaluation in the higher education: tessiture about the physical education licentiate course.
Palavras-chave em inglês
Learning evaluation
Licentiate course
Physical education
Resumo em inglês
The aim of this doctorate thesis was to analyze conceptions, perceptions and practices of Learning Evaluation in the Physical Education licentiate courses. We searched to answer to two main questioning: What are the perceptions of coordinators, teachers and students in relation to the conceptions and practices of Learning Evaluation in the licentiate courses in Physical Education? How do the Physical Education licentiate courses organize the Learning Evaluation? At first, we did a theoretical survey aiming to comprehend the epistemological status of the Evaluation discussing about: its insertion and role in the school context; the differences between the Evaluation and the Exams and the difficulty in changing; the path of Educational Evaluation in Brazil; and the importance of the triad composed by Evaluation, Teaching and Learning. After that, we approached more specifically the Learning Evaluation in the higher education, pointing to the current scenery, discussing elements that justify about what, why, when and how to evaluate. It is a descriptive study, with qualitative approach, that occurred in 06 Higher Education Institutions (HEI) located in the state Mato Grosso, which offer Physical Education licentiate course, having the participation of six course coordinators, 26 teachers and 85 students. As research instruments, we used questionnaires with teachers and students (with open and closed questions) and interview with the course coordinators, beside a documental analysis of Pedagogical Projects of each course (hereby PPC) and also of the institutional orientation documents about the Learning Evaluation. To the data analysis, we used the content analysis technique proposed by Bardin (2016), having as support the software NVivo (version 1.3.). Among the main results, we highlight: the conceptual mistakes from some teachers in relation to questions related to Learning Evaluation; the divergences between the Evaluation conception of coordinator and teachers with the students conceptions; the distancing between the perception of evaluative practices pointed by the teachers and by the students; the limitation of information (in some cases the lack of it) about the Learning Evaluation in the PPC and the heterogeneity among these information with the positioning of coordinators, teachers and students. In the conclusion, we dared to suggest possibilities to treat the Learning Evaluation in the higher education, reinforcing the importance of strengthening processes of continuing formation in the HEI and of rethinking the methodological didactic treat of these teachers with the Evaluation, aiming to resignificate the evaluative practices of the future Physical Education teachers
 
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Data de Publicação
2022-05-18
 
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