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Doctoral Thesis
DOI
Document
Author
Full name
Juliana Cristina Fernandes Bilhar Marques
E-mail
Institute/School/College
Knowledge Area
Date of Defense
Published
São Paulo, 2019
Supervisor
Committee
Oliveira, Jorge Alberto de (President)
Pasin, Camila Torriani
Silva, Maria Aparecida da
Vilibor, Renata Hydee Hasue
Title in Portuguese
Efeitos de um programa de intervenção cognitivo motora em crianças com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade
Keywords in Portuguese
Cognição
Desempenho motor
Primeira infância
Transtorno do déficit de atenção com hiperatividade
Abstract in Portuguese
O Transtorno do Déficit de Atenção/Hiperatividade é o transtorno do neurodesenvolvimento mais comum da infância, possui como característica um padrão persistente de desatenção, hiperatividade e/ou impulsividade. O objetivo deste estudo foi investigar os efeitos de um Programa de Intervenção Cognitivo Motora (PICM) nos sintomas de crianças com indicadores de TDAH, além de verificar o desempenho motor e aspectos cognitivos após a intervenção. Alguns estudos indicam que a estimulação motora e cognitiva realizada precocemente pode interferir na minimização dos sintomas e, consequentemente, no impacto deste ao longo da vida. Método: um total de 796 crianças, com idades entre quatro e seis anos, participou do processo de triagem para verificação de elegibilidade. Após a análise das respostas dos pais e professores pelo instrumento SNAP-IV e verificação dos critérios de inclusão e exclusão, 40 crianças apresentaram indicadores do TDAH, sendo divididas em dois grupos: experimental (GE) e controle (GC). Estas crianças foram avaliadas pelo SNAP-IV para verificação da intensidade dos sintomas de desatenção e hiperatividade, pela Movement Assessment Battery for Children (2ª ed.) para o desempenho motor, Teste de Trilhas para Pré-Escolares para flexibilidade cognitiva, Teste de Tempo de Reação Simples Seriado (TRSS) para atenção sustentada e Teste PathSpan para memória operacional visuoespacial. O GE foi submetido a 16 sessões do PICM, que envolvia atividades em grupo com estímulos para coordenação motora grossa, coordenação motora fina, equilíbrio, noção espacial e funções cognitivas. Resultados: De acordo com o Teste ANOVA, houve diferença estatística na comparação intergrupo para os sintomas de hiperatividade, de acordo com a resposta dos professores (p=0,015), e para os sintomas de desatenção, também ocorreu diferença intragrupo (p=0,020) e intergrupo (p=0,013), pela resposta dos pais, indicando aumento da intensidade destes sintomas para o GC. Além desta medida, verificou-se, por meio do Teste Wilcoxon, diferença estatística significante na comparação intragrupo em relação ao GE (p=0,035) no TRSS. Discussão: nossos achados demonstraram que a intervenção proposta não minimizou os sintomas de desatenção, de acordo com a resposta dos pais, porém pode ter atuado como fator protetivo para o aumento destes sintomas, já para os sintomas de hiperatividade, pela resposta dos professores, a intervenção também pode ter atuado como fator protetivo para a maior intensidade destes. Além deste desfecho, os resultados demonstraram que a intervenção interferiu na atenção sustentada das crianças que foram submetidas à intervenção. Todavia, para as demais medidas relacionadas ao desempenho motor, memória operacional e flexibilidade cognitiva, a intervenção não levou a alterações. Estes resultados indicam que abordagens envolvendo estímulos motores e cognitivos podem ser uma alternativa para a minimização dos sintomas do TDAH e melhora da atenção sustentada
Title in English
Effects of a cognitive motor intervention program on children with attention deficit hyperactivity disorder
Keywords in English
Attention déficit hyperactivity disorder
Cognition and motor performance
Preschool age
Abstract in English
Attention Deficit Hyperactivity Disorder is the most common neurodevelopmental disorder of childhood, characterized by a persistent pattern of inattention, hyperactivity and / or impulsivity. The objective of this study was to investigate the effects of a Cognitive Motor Intervention Program (PICM) in the symptoms of children with ADHD indicators, as well as to verify the motor performance and cognitive aspects after the intervention. Some studies indicate that motor and cognitive stimulation performed early can interfere in the minimization of symptoms and consequently in the impact of this throughout the life. Method: A total of 796 children, ages four and six, participated in the screening process for eligibility verification. After analyzing the parents and teachers responses using the SNAP-IV instrument and verification of the inclusion and exclusion criteria, 40 children presented ADHD indicators, being divided into two groups: experimental (GE) and control (CG). These children were assessed by the SNAP-IV to assess the intensity of the symptoms of inattention and hyperactivity, by Movement Assessment Battery for Children (2nd ed.) for motor performance, Pre-School Trail Making Test for cognitive flexibility, Serial Simple Reaction Time (TRSS) for sustained attention and PathSpan test for visuospatial working memory. GE was submitted to 16 sessions of the PICM, which involved group activities with stimuli for gross motor coordination, fine motor coordination, balance, spatial notion and cognitive functions. Results: According to the ANOVA test, there was a statistical difference in the intergroup comparison for the symptoms of hyperactivity, according to the teachers' perception (p = 0.015), and for inattention symptoms, there was also an intragroup difference (p = 0.020) and intergroup (p = 0.013), by parents' perception, indicating an increase in the intensity of these symptoms for the CG. In addition to this measure, the Wilcoxon test showed statistical difference in the intragroup comparison in relation to the SG (p = 0.035) in the TRSS. Discussion: Our findings demonstrated that the proposed intervention did not minimize the symptoms of inattention, according to the parents 'perception, but may have acted as a protective factor for the increase of these symptoms, and for the symptoms of hyperactivity, for the teachers' perception may also have acted as a protective factor for their higher intensity. In addition to this outcome, the results demonstrated that the intervention interfered in the sustained attention of the children who were submitted to the intervention. However, for the other measures related to motor performance, working memory and cognitive flexibility, the intervention did not lead to changes. These results indicate that approaches that encompass motor and cognitive stimuli may be an alternative to minimize the symptoms of ADHD and improve sustained attention
 
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Publishing Date
2019-08-01
 
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