Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.39.2019.tde-14062019-150325
Documento
Autor
Nombre completo
Andre Lisandro Schliemann
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2019
Director
Tribunal
Oliveira, Jorge Alberto de (Presidente)
Goulardins, Juliana Barbosa
Tani, Go
Vilibor, Renata Hydee Hasue
Título en portugués
Efeito do foco de atenção na aprendizagem motora de indivíduos com transtornos do espectro do autismo
Palabras clave en portugués
Aquisição de habilidades motoras
Autista
Foco externo
TEA
Resumen en portugués
Direcionar a atenção do aprendiz para diferentes fontes de informação pode afetar a aprendizagem de habilidades motoras. Estudos sugerem que o foco de atenção externo produz melhores efeitos sobre a aprendizagem motora que o foco interno. Este estudo investigou como os diferentes focos de atenção afetam a aprendizagem motora de crianças com autismo. Crianças com diagnóstico de transtorno do espectro do autismo de gravidade leve e moderada (idade média = 11,8 anos), pareadas por idade e massa corporal, foram distribuídas aleatoriamente em dois grupos experimentais para realizar uma tarefa de equilíbrio dinâmico sobre uma plataforma de estabilidade sob instruções de foco externo (N=12) ou interno (N=12). Cada participante realizou seis blocos de cinco tentativas de 20 segundos na fase de aquisição. O desempenho foi avaliado através de medidas de tempo em equilíbrio e número de oscilações da plataforma e a aprendizagem aferida por testes de transferência e retenção. Os resultados demonstraram que não houve diferenças estatisticamente significativas de desempenho entre os grupos de foco externo e interno na fase de aquisição e no teste de transferência (p > 0,05). O desempenho do grupo de foco interno foi marginalmente superior ao grupo de foco externo no teste de retenção (p = 0,087, η² = 0,12). Os resultados demonstraram ainda que os dois grupos aumentaram as respectivas medidas de tempo em equilíbrio, reduziram o número de oscilações e apresentaram menor variabilidade de desempenho ao longo dos blocos de tentativas da fase de aquisição e retiveram as melhorias de desempenho adquiridas no teste de retenção. Essas evidências indicaram que as crianças com autismo foram capazes de aprender a tarefa de equilíbrio dinâmico nas duas condições experimentais propostas e que não é possível afirmar que os efeitos benéficos da adoção do foco de atenção externo em relação ao foco interno na aprendizagem motora sejam generalizáveis para essa população
Título en inglés
Effect of attentional focus on motor learning in individuals with autism spectrum disorders
Palabras clave en inglés
ASD
Autistic
External focus
Motor skill acquisition
Resumen en inglés
Directing the learner´s attention to different sources of information can affect the learning of motor skills. Studies suggest that the external focus of attention produces better effects on motor learning than internal focus. This study investigated how different foci of attention affect the motor learning of children with autism. Children diagnosed with autism spectrum disorder of mild to moderate severity (mean age = 11.8 years) matched for age and body mass were randomly assigned to two experimental groups to perform a dynamic equilibrium task on a stability platform under instructions of external (N = 12) or internal (N = 12) focus. Each participant performed six blocks of five 20-second attempts in the acquisition phase. The performance was evaluated through measures of time in equilibrium and number of oscillations of the platform and the learning measured by transfer and retention tests. The results showed that there were no statistically significant differences in performance between the external and internal focus groups in the acquisition phase and in the transfer test (p> 0.05). The performance of the internal focus group was marginally higher than the external focus group in the retention test (p = 0.087, η² = 0.12). The results also demonstrated that the two groups increased their respective time measures in equilibrium, reduced the number of oscillations and presented lower variability of performance throughout the blocks of the acquisition phase and retained the performance improvements obtained in the retention test. These evidences indicated that children with autism were able to learn the task of dynamic balance in the two experimental conditions proposed and that it is not possible to affirm that the beneficial effects of adopting the external attention focus in relation to the internal focus in motor learning are generalizable to population
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Fecha de Publicación
2019-08-02