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Master's Dissertation
DOI
https://doi.org/10.11606/D.39.2020.tde-14052021-193209
Document
Author
Full name
Daniela Coelho Lastoria de Godoi
E-mail
Institute/School/College
Knowledge Area
Date of Defense
Published
São Paulo, 2020
Supervisor
Committee
Oliveira, Jorge Alberto de (President)
Marques, Juliana Cristina Fernandes Bilhar
Silva, Maria Aparecida da
Silveira, Sergio Roberto
Title in Portuguese
Escolares com indicativos do transtorno do déficit de atenção /hiperatividade e os comportamentos socioemocionais em aulas de educação física e no âmbito familiar: estudo de caso
Keywords in Portuguese
Adolescente
Socioemocional
Transtorno do Déficit de atenção/hiperatividade,Transtorno oposição desafiante
Abstract in Portuguese
O Transtorno do Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH) é o transtorno do neurodesenvolvimento mais comum na infância, está baseado na tríade de sintomas da desatenção, da hiperatividade e da impulsividade que interferem frequente e persistentemente no funcionamento e desenvolvimento levando a prejuízos nas atividades sociais, acadêmicas e profissionais, sendo observados ao longo da vida. A literatura também aponta que pessoas com o TDAH podem apresentar dificuldades nas interações sociais, que são agravadas pela coocorrência do transtorno de oposição desafiante (TOD). O objetivo deste estudo foi investigar o perfil socioemocional de escolares do ensino fundamental II com indicativos do transtorno do déficit de atenção/hiperatividade em dois contextos: nas aulas de educação física e no âmbito familiar. Método: um total de 950 escolares, com idades entre 10 e 15 anos, participou do processo de triagem para verificação de elegibilidade. Após 3 chamadas para participação, retornaram 328 questionários de pais e 57 de professores de educação física. O instrumento do Swanson, Nolan and Pelham Questionnaire (SNAP-IV) foi utilizado para identificar os indicativos do TDAH e classificar o TOD. Para avaliação dos aspectos socioemocionais foi utilizado o Strengths and Difficulties Questionnaire (SDQ). Primeiro foi feita a análise descritiva marginal de cada uma das variáveis, depois foi calculado o Coeficiente de Concordância Kappa de Cohen para analisar a existência de concordância entre pais e professores referente à classificação do SNAP-IV, do SDQ, do Pro-social e do TOD e, por fim, realizado um estudo das apresentações do SNAP-IV com as variáveis do estudo. Resultados: a prevalência do TDAH foi de 78.6% (masculino) e 21.4% (feminino). As meninas apresentaram mais indicativos da apresentação predominantemente desatenta e os meninos apresentaram mais indicativos da apresentação combinada. A prevalência do TOD no âmbito familiar foi de 35.7% e de 7.1% na escola, a média de idade foi de 12 anos e o índice de massa corporal (IMC) foi de 18.8kg/m2. As porcentagens de concordâncias entre pais e professores foram 57.1% no SNAP-IV (Kappa= 0.26), 64.3% no SDQ (Kappa= 0.44), 85.7% no Pro-social (Kappa=0.45) e a discordância de 57.1% para o TOD (Kappa= -014). Há concordância, embora baixa, nas classificações das subescalas do SDQ, na subescala do Pro-social e nas apresentações do SNAP-IV, enquanto há discordância na classificação do TOD. Conclusão: O perfil socioemocional medido pela subescala pró-social dos (as) escolares foi classificado como normal tanto no ambiente familiar quanto no escolar, permitindo inferir que os escolares possuem empatia e solidariedade, entretanto o perfil socioemocional medido pelas dificuldades totais foi classificado como anormal nos dois contextos, sinalizando que é preciso desenvolver as habilidades sociais específicas. O TOD foi mais relatado pelos pais/responsáveis, talvez isso se deva ao fato de que na escola as regras e os combinados estão mais explicitados e as sanções mais esclarecidas. Além disso, os (as) alunos (as) com indicativos do TDAH possuem baixo risco para a saúde em relação ao desenvolvimento corporal medido pelo IMC. Como limitação do nosso estudo podemos citar o pequeno tamanho da amostra, então sugerimos que futuros estudos incluam um número maior de participantes
Title in English
Students with attention déficit hyperactivity disorder and socioemotional behaviors In physical education and in the Family environment: case study
Keywords in English
Adolescent
Attention deficit/hyperactivity disorder
Oppositional defiant disorder
Socioemotional
Abstract in English
Attention Deficit/Hyperactivity Disorder (ADHD) is the most common neurodevelopmental disorder in childhood; it is based on the triad of symptoms of inattention, hyperactivity and impulsivity that frequently and persistently interfere in the functioning and development leading to impairments in social activities, academics and professionals, being observed throughout life. The literature points out that people with ADHD may experience difficulties in social interactions that are aggravated by the co-occurrence of oppositional defiant disorder (ODD). The aim of this study was to investigate the socioemotional profile of elementary school students with indications of attention deficit/hyperactivity disorder in two contexts: in physical education classes and in the family context. Method: a total of 950 students, aged between 10 and 15 years, participated in the screening process to verify eligibility. After 3 calls for participation, 328 questionnaires from parents and 57 from physical education teachers returned. The Swanson, Nolan and Pelham Questionnaire (SNAP-IV) instrument was used to analyze ADHD indications and classify the ODD. The Strengths and Difficulties Questionnaire (SDQ) was used to assess socioemotional aspects. First, a marginal descriptive analysis of each of the variables was performed, then Cohen's Kappa Agreement Coefficient was calculated to analyze the existence of agreement between parents and teachers regarding the classification of SNAP-IV, SDQ, Pro-social and ODD, finally, carried out a study of the SNAP-IV presentations with the study variables. Results: The prevalence of ADHD was 78.6% (male) and 21.4% (female). The girls showed more indications of the predominantly inattentive presentation and the boys showed more indications of the combined presentation. The prevalence of ODD in the family was 35.7% and 7.1% at school, average age was 12 years, and the body mass index (BMI) was 18.8 kg/m². The percentages of agreement between parents and teachers were 57.1% in SNAP-IV (Kappa = 0.26), 64.3% in SDQ (Kappa = 0.44), 85.7% in Pro-social (Kappa = 0.45) and the disagreement of 57.1% for the ODD (Kappa = -014). There is agreement, although low, in the classifications of the subscales of the SDQ, in the subscale of the Prosocial and in the presentations of the SNAP-IV, while there is disagreement in the classification of the ODD. Conclusion: The socioemotional profile measured by the prosocial subscale of the students was classified as normal both in the family and in the school environment, allowing to infer that the students have empathy and solidarity, however the socioemotional profile measured by the total difficulties was classified as abnormal in both contexts, signaling that it is necessary to develop specific social skills. ODD was more reported by parents / guardians, perhaps this is due to the fact that at school the rules and arrangements are more explicit and the sanctions more clarified. Furthermore, students with indications of ADHD have low risk to health in relation to body development measured by BMI. As a limitation of our study, we can mention its small sample size, so we suggest that future studies include a larger number of participants
 
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Publishing Date
2021-06-10
 
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