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Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.39.2020.tde-14052021-110205
Documento
Autor
Nombre completo
Daniella Medeiros Moreira Rogel
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2020
Director
Tribunal
Dantas, Luiz Eduardo Pinto Basto Tourinho (Presidente)
Franchini, Emerson
Luguetti, Carla Nascimento
Tsukamoto, Mariana Harumi Cruz
Título en portugués
Modelo pedagógico de luta para o ensino fundamental
Palabras clave en portugués
Base Nacional Comum Curricular
Ensino fundamental
Grupo focal
Luta
Modelo pedagógico
Resumen en portugués
A Base Nacional Comum Curricular define as aprendizagens essenciais e progressivas ao longo da educação básica. Nela, as lutas e os esportes de combate, compreendem as unidades temáticas específicas da educação física no ensino fundamental. Foi adotado neste estudo o termo luta de forma genérica, ou seja, todas essas práticas que envolvem disputas corporais. Inicialmente, foi explorada a realidade do ensino de seus objetos de conhecimento, constatando que a luta é raramente abordada pelos professores, em virtude de limitações enfrentadas por eles, como insegurança, inexperiência, preocupação com a violência e agressividade, infraestrutura e materiais inadequados para a prática, e escassez de estudos de natureza didática. Algumas possibilidades sugeridas na literatura para a prática pedagógica envolvem a classificação das modalidades de acordo com a distância entre os oponentes, uso de jogos de oposição e atividades de autodefesa. Uma abordagem baseada em modelos pedagógicos possibilita o alinhamento entre os conceitos teóricos, o ensino e a aprendizagem. Existem diversos modelos consolidados na educação física, o presente estudo propõe um modelo pedagógico de luta para o ensino fundamental. O estudo contou com a participação de um grupo focal formado por cinco professores de educação física escolar do ensino fundamental e especialistas em modalidades de luta há pelo menos dez anos. Este grupo realizou com a pesquisadora dez encontros para uma possível co-construção do modelo pedagógico de luta. Participou do estudo também uma critical friend (colaboradora) com mais de vinte anos de experiência em luta e professora universitária, e o orientador do estudo. Ambos, realizavam reuniões entre os encontros do grupo focal, de forma a mediar o progresso da pesquisa. Os dados da pesquisa derivaram de diferentes fontes: gravações e transcrições de todos os encontros do grupo focal e reuniões com a colaboradora e o orientador; mapas mentais elaborados pelos professores do grupo focal; e 19 diários de campo da pesquisadora. Com os dados foram realizadas análises de conteúdo que envolveram categorização e interpretação de todas as transcrições realizadas. Os resultados mostraram que os professores do grupo focal têm dificuldade de adaptar diferentes objetos de conhecimento da luta em aulas de educação física escolar, estando sempre presos a modalidade em que possuem maior experiência, e não compreendendo com clareza diferentes objetivos e estratégias possíveis. O grupo focal não gerou elementos para construção do modelo, mas mostrou as carências de conhecimento que o modelo deveria considerar. Essa necessidade evidenciada pelo grupo e a revisão de literatura realizada permitiu a construção de um modelo pedagógico de luta com objetivo de contribuir para que os professores consigam compreender os diferentes objetos de conhecimento derivados da luta. Os elementos críticos do modelo construído são: jogos; desenvolvimento integral; e ritual da luta. E os resultados de aprendizagem esperados foram divididos no ensino fundamental em três etapas, com características específicas
Título en inglés
Pedagogical model of struggle for elementary school.
Palabras clave en inglés
Elementary school
Focus group
National Common Curricular Base
Pedagogical model
struggle
Resumen en inglés
The National Common Curricular Base define essential and progressive learning throughout primary and secondary education. On the National Base, struggles and combat are thematic units of physical education in elementary education. This research adopted the term struggle in a generic way, in other words, all these practices that involve corporal dispute. Initially, the teaching reality of their objects of knowledge was explored. It was verified that the struggle is rarely approached by teachers due to limitations faced by them, such as insecurity, lack of experience, concern with violence and aggression, inappropriate infrastructure and materials for practice, and scarcity of didactic studies. Some possibilities suggested in the literature for a pedagogical practice involve modalities' classification according to the distance between the opponents, use of opposition games and self-defense activities. An approach based on pedagogical models makes it possible to align theoretical concepts, teaching and learning. There are several consolidated models in physical education. This study proposes a pedagogical model of struggle for elementary school. The research had the participation of a focus group formed by five physical education teachers from elementary school and specialists in fighting modalities for at least ten years. This group held ten meetings with the researcher for a possible co-construction of the pedagogical model of struggle. Also participating in the study was a university professor collaborator, critical friend and advisor of the study, who has a background with over twenty years of experience in fighting. Both held meetings between the focus group reunions in order to mediate the progress of the research. The research data were collected from different sources: recordings and transcripts of all focus group meetings and meetings with the collaborator and the advisor; mental maps prepared by the teachers of the focus group; and 19 researcher field diaries. With data collection, content analysis was performed which involved categorization and interpretation of all transcriptions. The results indicate that focus group teachers have difficulty adapting different objects of knowledge of the struggle in school's physical education classes, always leaning the modality in which they have more experience, and not understanding clearly different possible objectives and strategies. The focus group did not generate elements for the construction of the model, but it showed the lack of knowledge that the model should consider. This need, evidenced by the group and the literature review conducted, allowed the construction of a pedagogical model of struggle with the main objective of helping teachers to understand the different objects of knowledge that comes from the struggle. The critical elements of the constructed model are: games; integral development; and ritual of struggling. The expected learning outcomes were divided in elementary education in three stages, with specific characteristics
 
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Fecha de Publicación
2021-05-18
 
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