• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.39.2020.tde-13052021-145905
Document
Auteur
Nom complet
Marcelo Alberto de Oliveira
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2020
Directeur
Jury
Saura, Soraia Chung (Président)
Barreira, Cristiano Roque Antunes
Luz, Alexandre Meyer
Rubio, Katia
Titre en portugais
O karatê: rituais, tradições e significados a partir da percepção de mestres e alunos
Mots-clés en portugais
Fenomenologia
Karatê
Mestres
Tradições
Resumé en portugais
A presente dissertação busca explorar a compreensão do fenômeno Karate, bem como do universo dessa modalidade esportiva e marcial oriunda da cultura corporal asiática, a partir da experiência do karateca. O universo do Karate é vasto de significados que se manifestam em vários campos na sociedade. Percebemos um campo complexo recheado de elementos tais como sentimentos, rituais, condutas e maneiras de interpretar, compreender, interagir e transformar o meio através de uma prática, que extravasam seu local de disseminação, sua escola ou Dojo (sala de treinamento). O objetivo da pesquisa foi investigar os principais elementos que caracterizam o universo do Karate no âmbito das artes marciais a partir da percepção de mestres e alunos experientes. Os objetivos específicos foram: descrever o campo do Karate, de acordo com a percepção e compreensão de mestres e alunos dessa modalidade; explorar as motivações e interpretações frente aos rituais, tradições, condutas e significados dessa prática. A pesquisa se realizou a partir de revisão bibliográfica, estudo teórico e entrevistas com praticantes experientes de Karate. O trabalho considerou como uma importante referência para este tema o aporte teórico do campo da fenomenologia. Os depoimentos de mestres e praticantes entrevistados trouxeram ricas contribuições para o estudo, a partir de elementos em destaque nas narrativas dos depoentes. Em relação aos períodos de prática foi possível identificar três momentos importantes na prática do Karate: antes, durante e depois do treinamento. Os significados atribuídos à prática em destaque nesta investigação estão associados ao dogi, ao dojo, aos lemas, rituais, relação mestrediscípulo, a figura do karateca e questões relacionadas aos conceitos de Karate tradicional e Karate esportivo. Considera-se preponderante o discurso de que o Karate é uma prática marcial ou esportiva que extrapola sua influência para além dos limites do Dojo, na medida em que os praticantes relataram experiências que ultrapassam os momentos de prática, associadas a noção de superação, autorrealização e autoconhecimento. Neste contexto, compreende-se que, em meio aos processos ensino-aprendizagem desenvolvidos durante a prática do Karate, o karateca interage e aprende com o outro, com o mundo e consigo mesmo
Titre en anglais
Karate: rituals, traditions and meanings from the perception of masters and students
Mots-clés en anglais
Karate
Masters
Phenomenology
Traditions
Resumé en anglais
This dissertation seeks to explore the understanding of the Karate phenomenon, as well as the universe of this sport and martial modality originating from Asian body culture, based on the experience of karateka. The universe of Karate is vast with meanings that are manifested in various fields in society. We perceive a complex field full of elements such as feelings, rituals, behaviors and ways of interpreting, understanding, interacting and transforming the environment through a practice, which go beyond its place of dissemination, its school or Dojo (training room). The objective of the research was to investigate the main elements that characterize the universe of Karate in the scope of martial arts from the perception of masters and experienced students. The specific objectives were: to describe the field of Karate, according to the perception and understanding of masters and students of this modality; explore the motivations and interpretations regarding the rituals, traditions, behaviors and meanings of this practice. The research was carried out through bibliographic review, theoretical study and interviews with experienced Karate practitioners. The work considered as an important reference for this theme the theoretical contribution of the field of phenomenology. The testimonies of interviewed teachers and practitioners brought rich contributions to the study, based on elements highlighted in the interviewees' narratives. Regarding the practice periods, it was possible to identify three important moments in the practice of Karate: before, during and after training. The meanings attributed to the practice highlighted in this investigation are associated with dogi, dojo, mottos, rituals, masterdisciple relationship, the figure of the karateka and issues related to the concepts of traditional Karate and sports Karate. The discourse that Karate is a martial or sports practice that extrapolates its influence beyond the limits of the Dojo is considered preponderant, as the practitioners reported experiences that go beyond the moments of practice, associated with the notion of overcoming, self-realization and self knowledge. In this context, it is understood that, in the middle of the teaching-learning processes developed during the practice of Karate, karateka interacts and learns with the other, with the world and with himself
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2021-06-01
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.