• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.39.2020.tde-13052021-142814
Documento
Autor
Nome completo
Priscila Regina Lopes
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2020
Orientador
Banca examinadora
Carbinatto, Michele Viviene (Presidente)
Niquini, Cláudia Mara
Piccolo, Vilma Leni Nista
Saura, Soraia Chung
Título em português
A gente abre a mente de uma forma extraordinária?: potencialidades da pedagogia freiriana no desenvolvimento da ginástica para todos
Palavras-chave em português
Extensão universitária
Ginástica para todos
Pedagogia freiriana
Resumo em português
Esta pesquisa analisou o desenvolvimento de um projeto de extensão em Ginástica Para Todos (GPT) que se propôs utilizar princípios da pedagogia freiriana como base metodológica para o processo de construção coreográfica. O objeto de análise foi o projeto de extensão Grupo de Ginástica de Diamantina (GGD), vinculado a Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM). Buscou-se averiguar o perfil dos participantes do projeto durante o primeiro semestre do ano de 2019; verificar a sistematização da proposta metodológica desenvolvida no projeto; compreender o desenvolvimento do processo de construção coreográfica; compreender, a partir das vozes dos integrantes do projeto, quais princípios da pedagogia freiriana foram mais evidenciados durante a experiência extensionista. Quanto aos procedimentos metodológicos, adotou-se a pesquisa qualitativa por meio do estudo de caso como estratégia de pesquisa. Os dados foram construídos a partir de questionários pré e pós projeto, diário de campo, acervo de informações construído pelo projeto GGD e grupos focais. Para análise dos dados, utilizou-se tabulação simples, a Análise Temática e Construção da Explanação. Verificou-se que os princípios da pedagogia freiriana são adequados e relevantes para orientar projetos de extensão universitária em GPT, uma vez que os fundamentos desta prática corporal vão ao encontro de ações que primam pela formação humana dos sujeitos. As especificidades do contexto onde o GGD está inserido tornaram o emprego dos princípios da pedagogia freiriana mais pertinentes ainda, pois a realidade que circunda a UFVJM apresenta uma série de características que exigem, propostas educacionais que primem pela emancipação dos sujeitos que ali vivem, principalmente no que tange a superação dos estigmas que levam a marginalização da região de abrangência da universidade. A proposta metodológica do GGD foi criada a partir da práxis. A realização do projeto compreendeu o desenvolvimento de oito fases, as quais aconteceram de forma interligada e fluida, sem uma rigidez que delimitasse o início e o término de cada etapa. A sistematização das fases do processo de construção coreográfica (eixo articulador do projeto), subsidiada pela teoria que fundamenta o Método Paulo Freire e a prática da GPT, se deu de forma processual e centrada nos integrantes do projeto. Foram as dinâmicas construídas pelo grupo, a partir das demandas que emergiram no cotidiano do projeto, que determinaram a ordenação, combinação e duração das etapas. A presença dos princípios da dialogicidade e politicidade no ato educativo foram evidentes durante o desenvolvimento do projeto, fato também observado no depoimentos dos integrantes do GGD revelados nos grupos focais. Esta pesquisa contribuiu como uma alternativa para o desenvolvimento da GPT no âmbito educacional. Foi demonstrado que estabelecer relações entre a GPT e os princípios freirianos é uma possibilidade concreta e, dependendo do contexto, pode ser uma opção metodológica pertinente e urgente. A pedagogia freiriana é um referencial teórico-metodológico nacional que contribui sobremaneira para promover a formação humanizadora na GPT, principalmente quando compreende-se que o ato educativo não se separa do ato político
Título em inglês
We open our minds in an extraordinary way
Palavras-chave em inglês
Freirian pedagogy
Gymnastics for all
University extension
Resumo em inglês
This research analyzed the development of an extension project in Gymnastics for All (GFA) that proposed to use principles of Freire's pedagogy as a methodological basis for the process of constructing the choreographic. The object of analysis was the extension project Grupo de Ginástica de Diamantina (GGD), linked to the Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM). We sought to ascertain the profile of the project participants during the first semester of 2019; to verify the systematization of the methodological proposal developed in the project; to understand the development of the choreographic construction process; to understand, from the voices of the project members, which principles of Freire's pedagogy were most evident during the extension experience. As for the methodological procedures, qualitative research was adopted through the case study as a research strategy. The data was built from pre and post project questionnaires, field diaries, information collection built by the GGD project and focus groups. For data analysis, simple tabulation, Thematic Analysis and Explanation Construction were used. It was found that the principles of Freire's pedagogy are adequate and relevant to guide a university's projects of extension in GFA, once the foundations of this corporal practice are in line with actions that excel in the human formation of the subjects. The specificities of the context in which the GGD is inserted have made the use of the principles of Freire's pedagogy even more pertinent, since the reality surrounding UFVJM presents a series of characteristics that require educational proposals that excel in the emancipation of the subjects who live there, especially in reference of the overcoming of the stigmas that lead to the marginalization of the region covered by the university. The GGD's methodological proposal was created from praxis. The realization of the project included the development of eight phases, which occurred in an interconnected and fluid way, without a rigidity that would limit the beginning and the ending of each stage. The systematization of the phases of the choreographic construction process (the articulating axis of the project), supported by the theory that underlies the Paulo Freire Method and the practice of GFA, took place in a procedural way and was centered on the members of the project. It was the dynamics built by the group, based on the demands that emerged in the daily life of the project that determined the ordering, the combination and the duration of the stages. The presence of the principles of dialogism and politicity in the educational act were evident during the development of the project, a fact also observed in the statements of the members of the GGD revealed in the focus groups. This research contributed as an alternative for the development of GFA in the educational scope. It has been shown that establishing relationships between GFA and Freirian principles is a concrete possibility and, depending on the context, can be a relevant and urgent methodological option. Freire's pedagogy is a national theoretical-methodological framework that greatly contributes to promoting humanizing training in GFA, especially when it is understood that the educational act is not separate from the political act
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2021-05-17
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.