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Master's Dissertation
DOI
https://doi.org/10.11606/D.39.2017.tde-13022017-120037
Document
Author
Full name
Pedro Lucas Leite Parolini
E-mail
Institute/School/College
Knowledge Area
Date of Defense
Published
São Paulo, 2016
Supervisor
Committee
Rocco Junior, Ary Jose (President)
Bastos, Flávia da Cunha
Cardoso, Marcos Vinicius
Teixeira, Marcelo de Castro
Title in Portuguese
Identificação dos perfis de patrocinadores que agregam mais valor aos eventos de corrida de rua: um estudo na visão dos consumidores do esporte
Keywords in Portuguese
Agregação de valor
Comportamento do consumidor esportivo
Corrida de rua
Patrocínio esportivo
Abstract in Portuguese
Na década de 90, a corrida de rua sofreu uma alteração significativa no seu conceito de evento. O caráter de entretenimento começou a ser explorado pelos produtores de eventos desse setor, fazendo emergir o conceito de corridas fashions. Só no estado de São Paulo, foram ofertados 415 eventos de corrida de rua, no ano de 2015. Percebendo esse mercado em expansão, empresas de diversos setores procuram se aliar ao esporte em questão e, em contrapartida, as produtoras desses eventos procuram esses patrocinadores para o financiamento das atividades. Com isso, o objetivo desse trabalho foi identificar os perfis de patrocinadores que agregam mais valor aos eventos de corrida de rua: um estudo na visão dos consumidores desse esporte. Para responder esse objetivo, optou-se por uma metodologia qualitativa de caráter exploratório. Foi aplicado um questionário misto à uma amostra de 407 corredores, em quatro eventos de corrida de rua. Esse questionário continha perguntas abertas e fechadas, e as respostas foram analisadas por meio das frequências e seus conteúdos, respectivamente. Como resultado, obteve-se um perfil de patrocinador que seja de segmentos congruentes com o esporte e a corrida de rua, como segmento esportivo, alimentício e de calçados para corredores. Além disso, segundo os consumidores, é importante que os patrocinadores ativem suas marcas durante os eventos da modalidade. Essas ativações devem ser associadas aos atributos que esses consumidores consideram como atributos da corrida de rua, como, saúde, amizade, qualidade de vida, bem-estar, socialização e diversão. Conclui-se que existem patrocinadores que agregam mais valor do que outros, na ótica do consumidor desse esporte. Essas informações podem ser úteis para os produtores de corrida de rua, uma vez que essas empresas que devem ser procuradas em uma possível prospecção de patrocinadores para os eventos da modalidade. Patrocinadores que agregam mais valor ao evento são percebidos pelos consumidores, o que resulta em uma percepção positiva daquele evento em questão e de seus patrocinadores
Title in English
Identification of sponsor profiles that add value to street racing events
Keywords in English
Adding value
Sports consumer behavior
Sports sponsorship
Street racing
Abstract in English
In the 90s the street race underwent a significant change in your event concept. The entertainment character began to be exploited by the event producers in this sector, giving rise to the concept of fashions races. Only in the state of São Paulo were offered 415 street racing events in 2015. Realizing this expanding market, companies from various sectors are seeking to combine the sport in question, and in turn producing these events seek these sponsors for funding these activities. Thus, objective of this study was to identify the profile of sponsors that add more value to street racing events: a study in view of the consumers of this sport. To meet this objective we chose a qualitative methodology exploratory. A mixed questionnaire to a sample of 407 runners in four road race event was applied. The questionnaire contained open and closed questions, which the frequencies were analyzed the responses and their contents respectively. As a result we got a sponsor profile that is congruent segments with sport and street racing as sports segment, food and shoes for runners. Moreover, according to consumers, these sponsors must activate their brands during the sport events. These activations should be associated with attributes that consumers consider as street racing attributes as health, friendship, quality of life, well-being, socialization and fun. It is concluded that there are sponsors that add more value than others in the consumer's view of this sport. This information can be useful for street racing producers, since these companies should be sought in a possible prospect for sponsors for the sport events. Sponsors that add more value to the event are perceived by consumers, resulting in a positive perception of that event in question and its sponsors
 
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Publishing Date
2017-02-17
 
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