Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.39.2024.tde-07052024-152646
Documento
Autor
Nombre completo
Lucas Sertório Carrascoza
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2024
Director
Tribunal
Silveira, Sergio Roberto (Presidente)
Daxenberger, Ana Cristina Silva
Freudenheim, Andrea Michele
Silva, Herbert Gomes da
Título en portugués
Aprendizagem baseada em projetos na formação inicial em educação física: ressignificando a identidade docente
Palabras clave en portugués
Educação física escolar
Formação docente
Projeto de vida
Resumen en portugués
O estágio supervisionado é um período de aproximação entre teoria e prática, no qual o futuro professor adquire saberes docentes a partir da experiência, contribuindo para a construção de sua identidade docente (PIMENTA, 2005). Essa experiência pode estar embebida de outras proposições, como a Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP) que ao longo da formação inicial, possibilita a aquisição de conteúdos acadêmicos aos alunos no contexto do trabalho colaborativo, para a resolução de questões-problema (MARTINS, 2016). Assim, o presente projeto de pesquisa tem como objetivo compeender uma proposta de Aprendizagem baseada em projetos (ABP) na formação inicial de professores de Educação Física para a sua atuação no estágio supervisionado. Realizou-se uma pesquisa de caráter qualitativo, a qual possui uma amostra constituída de 8 participantes. Para a análise dos dados, empregou-se a Análise de Conteúdo (BARDIN, 2016) com apoio da estatística descritiva (SILVESTRE, 2007). As conclusões apontam que a ABP, em culminância com o estágio supervisionado, possibilitaram aos participantes compreenderem sua trajetória de vida e os elementos que influenciam na aquisição de saberes docentes e na ressiginificação de sua identidade como futuros docentes. Todavia ainda são necessários futuros estudos para que se possa compreender a influência da ABP na formação inicial nos cursos de licenciatura em Educação Física, no que tange a aquisição de conhecimentos no momento do estágio supervisionado
Título en inglés
Project-based learning in Physical Education initial formation reframing teaching identity
Palabras clave en inglés
Life project
School physical education
Teacher identity
Resumen en inglés
The supervised internship is a period of approximation between theory and practice, in which the future teacher acquires knowledge from experience, contributing to the construction of their teaching identity (PIMENTA, 2005). This experience may be embedded in other propositions, such as Project-Based Learning (PBL), which in higher education teaches academic content to students in the context of collaborative work to solve problems (MARTINS, 2016). Therefore, the present research project aims to understand a Project Based Learning (PBL) approach in the Physical Education course. There were 8 participants on this qualitative study, and the data were analyzed using methodological instruments such as the Content Analysis (BARDIN, 2016) supported by Descriptive Statistics (SILVESTRE, 2007). The conclusions point out that the PBL aligned with the supervised internship have helped participants reflect upon their live journey thus facilitating the understanding of the elements which take part on the construction of their teaching identity. However, deeper projects are needed to fully understand the influence of the PBL on the Physical Education courses and how they affect the acquisition of the practical knowledge by the students
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2024-05-10