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Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.39.2022.tde-06122022-105849
Documento
Autor
Nome completo
Gisele Carla dos Santos Palma
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2022
Orientador
Banca examinadora
Pasin, Camila Torriani (Presidente)
Alouche, Sandra Regina
Moraes, Renato de
Tani, Go
Título em português
Transtornos neurocognitivos e aprendizagem motora: uma revisão de escopo
Palavras-chave em português
Aprendizagem motora
Escopo
Transtornos neurocognitivos
Resumo em português
Os transtornos cognitivos podem prejudicar um ou vários processos de função cognitiva que são importantes durante a aprendizagem/reaprendizagem de habilidades motoras. A aprendizagem motora é essencialmente um processo guiado por mecanismos cognitivos-perceptuais e motores, desta forma, naturalmente pode ser impactada caso estes mecanismos estejam comprometidos. Os transtornos cognitivos têm características específicas de acordo com a condição de saúde e podem produzir comprometimentos distintos, de modo que a aprendizagem pode ser afetada em diversas formas. Objetivo: Realizar uma revisão de escopo para investigar o impacto do comprometimento cognitivo (déficits de atenção, memória, planejamento e funções executivas) na aprendizagem motora. Material e métodos: Realizamos uma busca nas bases de dados Pubmed, Medline e Embase a procura de estudos que avaliaram a influência da cognição na aprendizagem motora. Esta revisão foi divida em três estudos com as seguintes condições de saúde: Doença de Alzheimer e Comprometimento cognitivo leve, Acidente Vascular Cerebral e Doença de Parkinson. O estudo seguiu as diretrizes do PRISMA-ScR (Preferred Reporting Items for Systematic reviews and Meta-Analyses extension for Scoping Reviews) e foi registrado na OSF (Open Science Framework). Resultados: A busca inicial conjunta resultou em 9.436 publicações. Para o estudo AD e CCL foram elegíveis 15 estudos, no estudo de AVC 5 estudos e no estudo de DP 12 estudos. Nossos resultados incluíram publicações de nível baixo a alto risco de viés metodológico. Os delineamentos experimentais variaram entre as publicações incluídas, pois as abordagens encontradas eram diferentes e contemplavam: aprendizagem implícita, modelo clássico e adaptação motora, não sendo passíveis de comparação. Foram encontradas muitas avaliações cognitivas, e a cognição foi estratificada de diversas formas. De maneira geral, 2 avaliações foram as mais utilizadas: o Mini exame de estado mental e a Escala de memória de Wechsler. O impacto da cognição na aprendizagem foi relatado em todos os estudos incluídos e em todas as condições de saúde pesquisadas. Ainda, a gravidade do comprometimento cognitivo e características relacionadas a condição de saúde dos indivíduos com AVC e DP também influenciaram a aprendizagem de habilidades motoras. Conclusão: O comprometimento cognitivo afeta a aprendizagem motora. Além disso, a diversidade dos estudos é marcante e mostra o quanto ainda há possibilidades de pesquisa neste campo. Porém, é importante destacar o papel das características da condição de saúde e do comprometimento cognitivo para uma melhor análise da aprendizagem motora
Título em inglês
Neurocognitive disorders and motor learning: a scoping review
Palavras-chave em inglês
Motor learning
Neurocognitive disorders
Scoping review
Resumo em inglês
Cognitive disorders can impair one or several processes of cognitive function that are important during learning/relearning of motor skills. Motor learning is essentially a process guided by cognitive-perceptual and motor mechanisms, so it can naturally be impacted if these mechanisms are compromised. Cognitive disorders have specific characteristics according to the health condition and can produce different impairments. Therefore, motor learning can be affected in different ways. Aim: To conduct a scoping review to investigate the impact of cognitive impairment (deficits in attention, memory, planning and executive functions) on motor learning. Material and methods: We searched the Pubmed, Medline and Embase databases looking for studies that evaluated the influence of cognition on motor learning. This review was divided into three studies in these health conditions: Alzheimer's Disease and Mild Cognitive Impairment, Stroke and Parkinson's Disease. The study followed PRISMA-ScR (Preferred Reporting Items for Systematic reviews and Meta-Analyses extension for Scoping Reviews) guidelines and was registered in the OSF (Open Science Framework). Results: The initial joint search resulted in 9,436 publications. Fifteen studies were eligible for the AD and MCI study, 5 studies for the stroke study and 12 studies for the PD study. Our results included publications from low to high risk of methodological bias. The experimental designs varied among the publications included. Mainly, the approaches found were different and included: implicit learning, classic model and motor adaptation, not being subject to comparison. Many cognitive assessments were found, and cognition was stratified in several ways. In general, two assessments were the most used: the Mini Mental State Examination and the Wechsler Memory Scale. The impact of cognition on learning was reported across all included studies and across all health conditions surveyed. Furthermore, the severity of cognitive impairment and characteristics related to the health condition of individuals with stroke and PD also influenced the learning of motor skills. Conclusion: Cognitive impairment affects motor learning. In addition, the diversity of the studies is remarkable and shows how much there are still possibilities for research in this field. However, characteristics of the health condition and cognitive impairment play an important role to the analysis of motor learning
 
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Data de Publicação
2022-12-14
 
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