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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.39.2022.tde-01062022-100427
Documento
Autor
Nome completo
Tatiana Valéria Borin
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2022
Orientador
Banca examinadora
Dantas, Luiz Eduardo Pinto Basto Tourinho (Presidente)
Maneschy, Pedro Paulo Araujo
Silveira, Sergio Roberto
Tsukamoto, Mariana Harumi Cruz
Título em português
Comunidade de prática: formação continuada de treinadores esportivos
Palavras-chave em português
Comunidade de prática
Formação continuada
Pedagogia do esporte
Treinador esportivo
Resumo em português
A Comunidade de Prática (CoP) é formada por pessoas que estabelecem um engajamento mútuo e desenvolvem um projeto em conjunto com base em um repertório compartilhado. Uma CoP tem como objetivo a aprendizagem compartilhada de seus membros, na qual esses trocam experiências e possuem um interesse comum dentro da comunidade. A CoP deve ser entendida a partir de uma concepção de teoria social de aprendizagem, que, em linhas gerais, apresenta que a aprendizagem deriva dos significados individuais e coletivos que surgem a partir da relação com a comunidade e com a prática desta comunidade. As comunidades de prática vêm ganhando espaço nas discussões e nos estudos sobre a formação de professores configurando-se como uma possibilidade para se pensar a formação de treinadores esportivos, mostrando-se como uma estratégia interessante para o desenvolvimento profissional significativo, especialmente, por se sustentar no paradigma da aprendizagem situada que se vincula diretamente às práticas cotidianas destes profissionais. Investigar uma comunidade de prática e seu estabelecimento refere-se a estudar a produção de uma prática compartilhada de seus membros engajados num processo coletivo e colaborativo de aprendizagem. Esta pesquisa teve como objetivo investigar a constituição de uma Comunidade de Prática (CoP) no processo de formação continuada de treinadores que atuam em programas de formação esportiva para crianças e jovens no Município de São Bernardo do Campo. Este estudo adotou uma metodologia de pesquisa qualitativa de abordagem interpretativa denominada Teoria Fundamentada nos Dados (CHARMAZ, 2009) que se constitui como um modo de aprendizagem sobre o contexto estudado e como um método para elaboração de formas de compreensão de uma dada realidade. Participaram deste estudo 11 (onze) treinadores esportivos que atuavam na Seção de Educação e Formação Esportiva em São Bernardo do Campo e a autora desta pesquisa. Foram realizados 12 (doze) encontros de formação. A gravação e transcrição destes encontros, os registros produzidos nos encontros e os documentos compartilhados entre os participantes da pesquisa foram a fonte de dados. Os resultados e as discussões apresentam a forma como esta CoP se constituiu no ambiente de formação continuada de treinadores esportivos; os elementos facilitadores e dificultadores no processo de constituição da CoP e os saberes e práticas construídas pela CoP. Os resultados apontam que uma CoP se constituiu, tomou decisões autônomas e contribuiu para a formação dos treinadores, mostrando-se como uma possibilidade viável para se pensar a formação continuada de treinadores esportivos
Título em inglês
Community of practice: continuous sports coach education
Palavras-chave em inglês
Community of practice
Continuous education
Sports pedagogy
Ssports coach
Resumo em inglês
A Community of Practice (CoP) is made of people who establish a mutual engagement and develop a common project based on a shared repertoire. A CoP has as its goal to promote shared learning by its members who exchange experiences and bear a common goal within their community. A CoP must be understood from a social theory of learning conception which in general terms presents that learning emerges from individual as well as collective meanings which emerge in the relations and practices within a given Community. Communities of practice have been gaining ground in the discussions and in studies on teachers education and have been establishing themselves as a possibility in conceiving sports coaches education as they have proven an interesting strategy for meaningful professional development, especially because they are based on situated learning theory which, in turn bears close ties with these professionals everyday practical activity. Studying a Community of Practice in its development refers to the investigation of a shared practice of its members engaged in a collective collaborative learning process. The aim of this study was to investigate the formation of a Community of Practice (CoP) in the continuous sports education of coaches who work in sports programmes for children and youth in the city of São Bernardo do Campo in the state of São Paulo. This study adopted an interpretative qualitative research methodology named Grounded Data Theory (CHARMAZ, 2009) which in turn constitutes the means of learning about the studied setting as well as a methodology for the elaboration of the means of comprehension of a given reality. Eleven sports coaches who work in the Sports and Education Division in São Bernardo do Campo took part in this study together with the author of this research. Twelve encounters were carried out. The recordings and transcription of these meetings as well as the written records and the documents shared among the participants were the source of information for this study. The results and the discussions are the means of presenting the way this Community of Practice (CoP) developed in the studied continuous sports coachs education program, bringing to light the facilitators, and limiting elements to the development of the studied CoP. The results of this study show evidence that a CoP was formed, made autonomous decisions, contributed to the development of the coaches, and further has proven a viable possibility for the continuous education of sports coaches.
 
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Data de Publicação
2022-06-02
 
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