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Dissertação de Mestrado
DOI
10.11606/D.39.2010.tde-29112010-103639
Documento
Autor
Nome completo
Ana Carolina Gonçalves de Oliveira Ferreira
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2010
Orientador
Banca examinadora
Dantas, Luiz Eduardo Pinto Basto Tourinho (Presidente)
Duarte, Edison
Franchini, Emerson
Título em português
A adequação do teste KTK em relação ao conceito atual de deficiência intelectual e ao modelo da análise ecológica da tarefa
Palavras-chave em português
Deficiência intelectual
Intervenção motora
Testes motores
Resumo em português
Este trabalho teve como objetivo analisar a adequação do teste KTK (Teste de Coordenação Corporal para Crianças) em relação ao conceito atual de Deficiência Intelectual (DI) e a programas motores baseados no modelo da Análise Ecológica da Tarefa (ETA). A análise foi feita através de procedimentos reflexivos, ou seja, tratou-se de uma pesquisa filosófica. Para realização da análise apresentamos primeiramente uma revisão de literatura que abordou os principais conceitos de DI adotados mundialmente, o modelo da ETA e questões sobre testes motores, incluindo aqui a descrição do teste KTK. Na sequência, são apresentadas as análises discutindo o que se espera de um teste motor para DI e o que se espera de um teste motor quando objetivamos basear a intervenção motora no modelo de ensino-aprendizagem da ETA. Ainda nesta parte falamos sobre as principais características do KTK e, então, finalizamos apresentando uma análise qualitativa acerca das características apresentadas em cada item. Concluímos, então, que o KTK não se mostra adequado para ser utilizado no auxílio da elaboração e avaliação de programas motores para DI baseados na ETA, ainda que apresente algumas poucas características condizentes com o que entendemos ser necessário ser contemplado em um teste motor com esta finalidade
Título em inglês
The adequacy of the KTK test to the modern concept of intelectual deficiency and to the ecological task analysis model
Palavras-chave em inglês
Deficiency
Motor intervention
Motor tests
Resumo em inglês
This dissertation had the goal of analyzing the adequacy of the KTK test (Motor Coordination for Children Test) to the modern concept of Intellectual Deficiency (ID) and to motor programs based in the Ecological Task Analysis Model (ETA). The analysis was done using reflexive procedures, it was a philosophical research. For doing the analysis, first of all we presented a literature review that covered the most important concepts of ID adopted globally, the ETA model and questions concerning motor tests, including the description of the KTK model. After that, we presented the analysis discussing what is expected from a motor test for ID and what is expected from a motor test when we intend to base the motor intervention in the ETA model. The main characteristics of the KTK are also presented and then a qualitative analysis about these characteristics presented in each item. We then conclude that the KTK test is not in adequacy to be used in elaboration and valuation of motor programs for ID based on the ETA, although it has some few characteristics that are in line with what we understand to be necessary to be contemplated in a motor test with this kind of goal
 
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dissert_final_pdf.pdf (991.83 Kbytes)
Data de Publicação
2010-12-16
 
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