• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.39.1999.tde-16012024-153755
Documento
Autor
Nome completo
Walter Roberto Correia
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 1999
Orientador
Banca examinadora
Oliveira, Jose Guilmar Mariz de (Presidente)
Saviani, Nereide
Silva, Sheila Aparecida Pereira dos Santos
Título em português
Educação física no ensino médio: discutindo a questão dos saberes escolares
Palavras-chave em português
Conhecimento escolar
Educação física
Ensino
Resumo em português
Este estudo foi desenvolvido com o objetivo de identificar, descrever e analisar os tipos de conhecimento, preconizados para efeito de sistematização das diferentes formas do saber escolar, relacionados com a educação física no nível do ensino médio da educação escolar básica. Os dados necessários, obtidos de propostas curriculares específicas para a educação física no referido nível de ensino. foram tratados por meio de analise de conteúdo. As propostas investigadas foram selecionadas das listas bibliográficas indicadas para os concursos públicos para provimento de cargos de professor de educação física da rede estadual de ensino do Estado de São Paulo, realizados em 1993 e 1998. Os resultados da analise efetuada possibilitaram a identificação da presença de tipos de conhecimento referentes a conteúdos relacionados com fatos, conceitos, princípios, procedimentos, normas, valores e atitudes na perspectiva da cultura corporal e do movimento humano. As formas correspondentes de saber escolar encontradas foram justificadas no intuito de se promover uma superação dos padrões tradicionais do ensino de educação física escolar, que se pautavam em concepções reducionistas de corpo e de movimento expressos pelos modelos de aptidão física e de esportivização. Apesar da dimensão crítica das propostas e da referência a diferentes tipos de conhecimento a partir de temas relacionados com o universo das atividades corporais e de movimento, entendeu-se que as mesmas apresentaram um nível elementar de sistematização frente à amplitude e relevância dos objetivos estabelecidos. Assim, foi possível inferir que existe a necessidade de um trabalho de continuidade e aprofundamento relacionado com a análise, descrição e detalhamento de conhecimentos orientados para a educação física no nível do ensino médio da educação física escolar básica
Título em inglês
Physical education in high school: discussing the issue of scholastic knowledge
Palavras-chave em inglês
Physical education
Scholastic knowledge
Teaching
Resumo em inglês
This study was developed with the objective of identifying, describing and analyzing the knowledge types, preconized for purpose of systematization of the differents forms of scholastic knowing, related to the teaching of physical education at the high school level. The necessary data, obtained from especific curricular proposals, were treated by means of content analysis. The investigated proposals were selected from bibliographical lists indicated for public examinations for appointment to positions of physical education teacher for the school system of the State of São Paulo, that took place in 1993 and 1998. The results of the undertaken analysis made it possible to identify the presence of types of knowledge pertaining to contents related to facts, concepts, principles, procedures, norms, values and attitudes in the perspective of corporal culture and human movement. The correspodent forms of scholastic knowing found were justified in order to overcome the traditional patterns of teaching physical education in schools guided by reductive conceptions of body and movement expressed by models of physical fitness and sportiveness. In spite of the critical dimension of the proposals and reference to different types of knowledge, starting from themes related to the universe of corporal activities and movement, it was understood that they presented an elementary level of systematization in view of the ampleness and relevance of established objectives. Thus, it was possible to infer that there is the need for a continuous and scrutinized work related to the analysis, description and detailing of knowledge oriented to the teaching of physical education at the high school level
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2024-01-16
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.