• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.39.1999.tde-16012024-153755
Documento
Autor
Nombre completo
Walter Roberto Correia
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 1999
Director
Tribunal
Oliveira, Jose Guilmar Mariz de (Presidente)
Saviani, Nereide
Silva, Sheila Aparecida Pereira dos Santos
Título en portugués
Educação física no ensino médio: discutindo a questão dos saberes escolares
Palabras clave en portugués
Conhecimento escolar
Educação física
Ensino
Resumen en portugués
Este estudo foi desenvolvido com o objetivo de identificar, descrever e analisar os tipos de conhecimento, preconizados para efeito de sistematização das diferentes formas do saber escolar, relacionados com a educação física no nível do ensino médio da educação escolar básica. Os dados necessários, obtidos de propostas curriculares específicas para a educação física no referido nível de ensino. foram tratados por meio de analise de conteúdo. As propostas investigadas foram selecionadas das listas bibliográficas indicadas para os concursos públicos para provimento de cargos de professor de educação física da rede estadual de ensino do Estado de São Paulo, realizados em 1993 e 1998. Os resultados da analise efetuada possibilitaram a identificação da presença de tipos de conhecimento referentes a conteúdos relacionados com fatos, conceitos, princípios, procedimentos, normas, valores e atitudes na perspectiva da cultura corporal e do movimento humano. As formas correspondentes de saber escolar encontradas foram justificadas no intuito de se promover uma superação dos padrões tradicionais do ensino de educação física escolar, que se pautavam em concepções reducionistas de corpo e de movimento expressos pelos modelos de aptidão física e de esportivização. Apesar da dimensão crítica das propostas e da referência a diferentes tipos de conhecimento a partir de temas relacionados com o universo das atividades corporais e de movimento, entendeu-se que as mesmas apresentaram um nível elementar de sistematização frente à amplitude e relevância dos objetivos estabelecidos. Assim, foi possível inferir que existe a necessidade de um trabalho de continuidade e aprofundamento relacionado com a análise, descrição e detalhamento de conhecimentos orientados para a educação física no nível do ensino médio da educação física escolar básica
Título en inglés
Physical education in high school: discussing the issue of scholastic knowledge
Palabras clave en inglés
Physical education
Scholastic knowledge
Teaching
Resumen en inglés
This study was developed with the objective of identifying, describing and analyzing the knowledge types, preconized for purpose of systematization of the differents forms of scholastic knowing, related to the teaching of physical education at the high school level. The necessary data, obtained from especific curricular proposals, were treated by means of content analysis. The investigated proposals were selected from bibliographical lists indicated for public examinations for appointment to positions of physical education teacher for the school system of the State of São Paulo, that took place in 1993 and 1998. The results of the undertaken analysis made it possible to identify the presence of types of knowledge pertaining to contents related to facts, concepts, principles, procedures, norms, values and attitudes in the perspective of corporal culture and human movement. The correspodent forms of scholastic knowing found were justified in order to overcome the traditional patterns of teaching physical education in schools guided by reductive conceptions of body and movement expressed by models of physical fitness and sportiveness. In spite of the critical dimension of the proposals and reference to different types of knowledge, starting from themes related to the universe of corporal activities and movement, it was understood that they presented an elementary level of systematization in view of the ampleness and relevance of established objectives. Thus, it was possible to infer that there is the need for a continuous and scrutinized work related to the analysis, description and detailing of knowledge oriented to the teaching of physical education at the high school level
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2024-01-16
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.