• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.39.2005.tde-09092021-152448
Documento
Autor
Nombre completo
Leticia Silva do Nascimento
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2005
Director
Tribunal
Okuma, Silene Sumire (Presidente)
Miranda, Maria Luiza de Jesus
Rubio, Katia
Título en portugués
Efeitos de um programa supervisionado de educação física sobre estados subjetivos de idosos
Palabras clave en portugués
Estados subjetivos
Idosos
Programa de educação física
Resumen en portugués
Experiências subjetivas vividas no âmbito da atividade física (AF) constituem fatores importantes na adesão e na manutenção da prática de AF, essencial para o estilo de vida mais ativo e para o bem-estar subjetivo na velhice. Este estudo investiga os efeitos de um programa supervisionado de educação física sobre os estados subjetivos de idosos. Consentiram em participar 26 sujeitos (x=64,19 ± 4,02 anos), submetidos durante 12 meses ao Programa Autonomia para Atividade Física (PAAF 2002). Procedeu-se à coleta de dados no início, após 6 e 12 meses da intervenção (avaliação 1, 2 e 3, respectivamente) através de escalas tipo Likert (1) Escala para Experiências Subjetivas ao Exercício (McAULEY & COURNEYA, 1994), que avaliou os estados subjetivos de afeto positivo, afeto negativo e fadiga e, (2) Escala de Auto-Eficácia Física (RYCKMAN et al., 1982), que avaliou a capacidade física percebida (CFP), a confiança na auto-apresentação física (CAAF) e a auto-eficácia física (AEF). A análise da consistência interna das medidas, no geral, indicou um a de Cronbach satisfatório. Os dados foram analisados através da estatística descritiva e dos testes de Friedman e Wilcoxon. Constataram-se diferenças significativas para. a) fadiga (x2 [N=26, 2]= 13,76; p= 0,001) entre as avaliações 1-3 e 2-3; b) CFP (x2 [N=25, 2]= 12,86; p= 0,001) entre as avaliações 1-2 e 1-3; c) AEF (x2 [N=26, 2]= 10,50; p= 0,005) entre a avaliação 1-2 e 1-3. Concluímos que a intervenção de 12 meses do PAAF 2002 exerceu efeito parcial sobre os estados subjetivos dos sujeitos em decorrência das características da amostra, delineamento do estudo, qualidades do instrumento e configuração do programa
Título en inglés
Effects of a supervised physical education program on subjective states of the elderly
Palabras clave en inglés
Elderly
Physical education program
Subjective states
Resumen en inglés
Subjective experiences lived in the physical activity field (PA) are important factors to the adhesion and maintenance of PA practice, essential for more dynamic lifestyle and well-being which the old age is subjected to. This is the reason, which guided this study to investigate the effects of a supervised program of physical education related to the subjective States of the elderly. Twenty-six subjects (x=64.19 ± 4.02 years) gave their own permission to participate. They were submitted for 12 months to the Autonomy Program for Physical Activity (PAAF 2002). The data collection was gathered in the beginning, after 6 and 12 months of intervention (evaluation 1,2, 3 respectively) through the scales such as the Likert one, (1) the Subjective Exercise Experiences Scale (McAULEY & COURNEYA, 1994) to evaluate the subjective States of Positive Well-Being, Psychological Distress and Fatigue and, (2) the Physical Self- Efficacy Scale (RYCKMAN et al., 1982), to evaluate the Perceived Physical Ability (PPA), the Physical Self-Presentation Confidence (PSPC) and the Physical Self-Efficacy (PSE). The analyses of internai consistency of measurement, in general, have indicated a satisfactory alpha of Cronbach. The data were analyzed through descriptive statistics and through Friedman and Wilcoxon tests. Meaningful differences were observed: a) Fatigue (x2 [N=26, 2]= 13,76; p= 0,001) between evaluations 1-3 e 2-3; b) PPA (x2 [N=25, 2]= 12,86; p= 0,001) between evaluations 1-2 e 1-3; c) PSE (x2 [N=26, 2]= 10,50; p= 0,005) between evaluation 1-2 e 1-3. We have come to the conclusion that the 12 months intervention had a partial effect on the subjective States of the subjects due to the characteristics of the sample, design of study, quality of the instrument and program configurations
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2021-09-09
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.