• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.39.2003.tde-07122023-150923
Documento
Autor
Nombre completo
Denilson de Castro Teixeira
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2003
Director
Tribunal
Okuma, Silene Sumire (Presidente)
Neri, Anita Liberalesso
Rubio, Katia
Título en portugués
Efeitos de uma intervenção específica sobre idosos na formação de atitudes de futuros profissionais de educação física em relação ao velho e à velhice
Palabras clave en portugués
Atitudes
Educação física
Formação profissional
Velhice
Resumen en portugués
Esta pesquisa teve como objetivo verificar os efeitos de uma intervenção específica sobre idosos na formação de atitudes em relação ao velho e à velhice pessoal dos futuros profissionais de educação física e na sua intenção em trabalhar com idosos. A amostra foi constituída por 28 alunos de ambos os sexos (média 23,2 anos), bacharelando em educação física da Escola de Educação Física e Esporte da USP. O programa de intervenção foi composto por duas disciplinas. Educação Física na Terceira Idade I (EFI1) e Educação Física na Terceira Idade II (EFI2), com um semestre letivo de duração cada, nas quais os sujeitos foram submetidos a diversas estratégias de ensino. Os dados foram coletados antes, durante e após a intervenção, através de uma escala diferencial semântica para avaliar crenças em relação ao velho e à velhice pessoal (NERI, 1997), e de um questionário com questões abertas referentes à percepção dos sujeitos sobre a própria mudança de atitudes e à sua intenção em trabalhar com idosos. Para a análise dos dados foram utilizadas as estatísticas não paramétricas, testes de Fredman, Wilcoxon e McNemar, e análise de conteúdo para o questionário. Os resultados mostram que as atitudes dos sujeitos tomaram-se significativamente mais positivas durante a intervenção, tanto em relação ao velho quanto à velhice pessoal, e que a sua intenção em trabalhar com idosos aumentou, sobretudo, após a disciplina EFI2. Concluímos que as estratégias de ensino adotadas na disciplina EFI2 foram mais eficientes para as mudanças de atitudes do que as adotadas na EFI1
Título en inglés
Effects of particular intervention about elderly on physical education undergraduates attitudes development to both the elderly and old age
Palabras clave en inglés
Attitudes
Old age
Physical education
Professional education
Resumen en inglés
This research aimed at fínding out the effects of a particular intervention about the elderly in the attitudes towards both the elderly and personal old age of the pre-service Physical Education professionals and also to their intention of working with these groups. Twenty-eight undergraduates (both male and female; mean age 23,2 yr) from the School of Physical Education and Sports of São Paulo University were the subjects for the sample. The intervention program consisted of two disciplines, Physical Education in old age I and Physical Education in old age II, which took one college semester each. During this period the undergraduates were submitted to several teaching strategies. The data were collected before, during and after the intervention through a differential semantic scale to assess beliefs about the elderly and personal old age (Neri, 1997) and a questionnaire containing open-ended questios conceming the subjects' perception of both their own attitude change and their intention of working with the elderly. Non-parametric statistics, Freedman, Wilcoxon and MecNemars test, and the contente analysis for the questionnaire were used in order to analyse the data. The fíndings showed that the sujects' attitudes became significantly more positive during the intervention about both the elderly and the personal old age. Their intention of working with the elderly increased mainly after they attended the second discipline, Physical Education in old age II. We concluded that the teaching strategies used in this last discipline were more efficient to the attitude changes than the ones approached in the other discipline, Physical Education in old age I
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2023-12-08
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.