• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.39.2000.tde-01032021-141346
Documento
Autor
Nombre completo
Denise Ferraz Lima Veronezi
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2000
Director
Tribunal
Oliveira, Jose Guilmar Mariz de (Presidente)
Bittencourt, Circe Maria Fernandes
Silva, Sheila Aparecida Pereira dos Santos
Título en portugués
Educação física e conhecimento escolar da quinta à oitava séries do ensino fundamental
Palabras clave en portugués
Conhecimento escolar
Educação física
Ensino fundamental
Resumen en portugués
A Educação Física, no âmbito da educação escolar básica, encontra-se inserida num contexto peculiar do processo de ensino e aprendizagem, cujas características são: sistematização, organização curricular, seqüencialidade, e intencionalidade. Entende-se que, como resultante desse processo, o conhecimento escolar apresenta-se com características específicas, considerado em relação a conteúdos de natureza conceituai, procedimental e atitudinal. Este estudo foi desenvolvido com o objetivo pertinente à identificação, descrição e análise dos tipos de conhecimento preconizados para efeito de sistematização do saber escolar, relacionados com o ensino e a aprendizagem da Educação Física na quinta, sexta, sétima e oitava séries do ensino fundamental. Os dados necessários, obtidos de referências bibliográficas específicas, selecionadas da indicação feita por 26 professores de Educação Física atuantes nas referidas séries, de escolas públicas estaduais vinculadas à Diretoria Regional de Ensino Leste IV, na cidade de São Paulo, foram tratados por meio de análise de conteúdo. Os resultados permitiram inferir que a maioria dos professores viii envolvidos não utiliza qualquer referencial bibliográfico para o planejamento de ênfase em conteúdos suas aulas, baseando-se em rotinas pessoais, com relacionados com modalidades esportivas, conseqüentes, exclusivamente de suas experiências docentes. Nas quatro únicas obras selecionadas foram encontradas referências a conhecimentos de natureza conceituai, procedimental e atitudinal, e com uniformidade de embora nem sempre específicos, sistematizados objetivos
Título en inglés
Physical education and scholastic knowledge from level five to level eight of middle school
Palabras clave en inglés
Middle school.
Physical education
Scholastic knowledge
Resumen en inglés
Physical education, in the realm of basic school education, has found itself inserted in a peculiar context of the teaching and leaming process, whose characteristics are: systematization, curricular organization, sequency and intentionality. It is understood that, as a result of this process, scholastic knowledge has presented itself with specific characteristics, considered in relation to contents of conceptual, procedural and attitudinal nature. This study was developed with the objective pertaining to the Identification, description and analysis ofthe knowledge types, recommended for purpose ofsystematization of scholastic knowledge, related to physical education teaching and leaming ffom levei 5 to levei 8 of middle school. The necessary data, obtained ffom specific bibliographical references, selected ffom the indication made by 26 physical education teachers of the pertaining grades, ffom State public schools bound to the East IV Regional Teaching Directory, in the city of São Paulo, were treated by means of content analysis. The results made it possible to infer that the majority of the interviewed teachers does not utilize any bibliographical reference to the planning of their classes and that they base themselves on personal routines, emphasizing contents related to sport modalities, mainly consequence of their teaching xperiences. References to knowledge of found in the only four as a conceptual, procedimental and attitudinal nature selected bibliographical materiais, although seldom especific, systematized and with uniformity of objectives
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
tese_2000.pdf (53.68 Mbytes)
Fecha de Publicación
2021-03-03
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2021. Todos los derechos reservados.