• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.39.2012.tde-27032012-082959
Document
Auteur
Nom complet
Jefferson John dos Santos
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2012
Directeur
Jury
Correa, Umberto Cesar (Président)
Basso, Luciano
Perotti Junior, Alaercio
Titre en portugais
Efeitos da interferência contextual na aprendizagem de habilidades motoras em função de diferentes testes de retenção
Mots-clés en portugais
Aprendizagem motora
Interferência contextual
Retenção
Tipo de prática
Resumé en portugais
O objetivo do presente estudo foi investigar o efeito da interferência contextual na aprendizagem de habilidades motoras em função de diferentes testes de retenção. Quatro diferentes intervalos de retenção foram empregados: (10m) 10 minutos (24h) 24 horas, (07d) sete dias, e (30d) 30 dias após a fase de aquisição. Cento e quarenta e quatro estudantes universitários, homens (n=88) e mulheres (n=56), com idade média de 21,9 anos (±3,2), todos voluntários e sem experiência com a tarefa, foram divididos em dois grupos de prática variada: aleatória e blocos. A tarefa consistiu em arremessar dardos de salão em um alvo circular com a mão dominante, a fim de acertar o seu centro. Participantes realizaram a tarefa em três distâncias diferentes do alvo (2,00m, 2,60m e 3,20m). O experimento consistiu de duas fases: aquisição (90 tentativas) e retenção (18 tentativas). O desempenho foi analisado em termos de magnitude (somatória de pontos) e variabilidade (coeficiente de variação dos pontos). Os resultados mostraram que todos os grupos melhoraram o desempenho na fase de aquisição e o mantiveram na fase de retenção. Além disso, concernente ao objetivo deste estudo, nenhuma diferença entre os grupos foi verificada no teste de retenção
Titre en anglais
Contextual interference effects in the motor skills learning in function of different retention tests learning motor skills
Mots-clés en anglais
Contextual interference
Motor learning
Practice organization
Retention
Resumé en anglais
The objective of the present study was to investigate the contextual interference effect in the motor skills learning in function of different retention tests. Four different retention intervals were employed: (10m) ten minutes, (24h) twenty-four hours, (07d) seven days, and (30d) thirty days after the acquisition phase. One hundred and forty-four college students, men (n=88) and women (n=56), mean age 21.9 years (±3.2), all volunteers and without experience with the task, were divided into two groups of varied practice: random and blocks. The ask consisted of throwing darts at a circular target (dartboard), with the dominant hand, in order to hit its center. Participants performed the task at three different target distances (2,00m, 2,60m, and 3,20m). The experiment consisted of two phases: acquisition (90 trials) and retention (18 trials). Performance was analyzed by magnitude (sum of points) and variability (coefficient of variation of points). Results showed that all groups improved the performance in the acquisition phase, and that it was kept in the retention test. Moreover, concerned to the aim of this study, no difference between the groups was found in the retention test
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2012-03-30
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.