• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.39.2016.tde-26072016-153208
Documento
Autor
Nome completo
Juliana Barbosa Goulardins
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2016
Orientador
Banca examinadora
Oliveira, Jorge Alberto de (Presidente)
Casella, Erasmo Barbante
Correa, Umberto Cesar
Rosa Neto, Francisco
Tani, Go
Título em português
Desempenho motor de crianças com transtorno do déficit de atenção e hiperatividade e transtorno do desenvolvimento da coordenação
Palavras-chave em português
Habilidades motoras
TDAH
TDC
Resumo em português
O objetivo deste estudo foi analisar como o desempenho motor de crianças com Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) pode ser afetado pela coocorrência do Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação (TDC). Embora a relação entre ambos os transtornos tenha sido reconhecida há vários anos, alguns aspectos relativos a essa associação permanecem incertos. Alguns estudos têm atribuído as falhas na competência motora à distração e à impulsividade, enquanto outros têm referido as dificuldades motoras no TDAH, como uma consequência da comorbidade com o TDC. Método: Inicialmente, 283 crianças com idade entre seis e dez anos participaram deste estudo. Após uma etapa de rastreio dos sintomas de TDAH pelo questionário SNAP-IV, respondido pelos pais e professores, e pela avaliação por meio da Movement Battery Assessment for Children, segunda edição, 27 crianças foram então divididas em dois grupos, TDAH (14) e TDAH/TDC (13). A Escala de Desenvolvimento Motor foi utilizada para avaliar a motricidade global e fina, equilíbrio, esquema corporal, organização espacial e temporal. Resultados: Ambos os grupos demonstraram risco para atraso no desenvolvimento. Os testes revelaram diferenças estatisticamente significativas entre os grupos TDAH e TDAH/TDC nos quocientes motores de motricidade fina (p = 0,04) e equilíbrio (p = 0,02). Discussão: O presente estudo reforça que o TDAH pode apresentar dificuldades motoras, mesmo quando o TDC não está coocorrendo. Os resultados também sugerem dificuldades específicas de motricidade fina e equilíbrio para aqueles com TDAH e TDC. Esses achados podem aumentar a compreensão desta relação e esclarecer quais problemas são intrínsecos ao TDAH e como a coocorrência de TDC pode afetar o desempenho motor destas crianças
Título em inglês
Motor performance of children with attention deficit hyperactivity disorder and developmental coordination disorder
Palavras-chave em inglês
ADHD
DCD
Motor skills
Resumo em inglês
The aim of this study was to analyze how the motor performance of children with Attention Deficit Hyperactivity Disorder (ADHD) may be affected by the co-occurrence with Developmental Coordination Disorder (DCD). Although the relationship between both disorders has been recognized for several years, some aspects regarding its association remain unclear. Some studies have attributed the lack of motor competence to distractibility and impulsiveness, and others have associated the motor difficulties in ADHD as a consequence of the comorbidity with DCD. Method: Initially, 283 children aged six to ten years participated in this study. After being screened by SNAP-IV parent and teacher rating scale and the Movement Assessment Battery for Children second edition, 27 children were then divided in two groups, ADHD (14) and ADHD/DCD (13). Motor Development Scale was used to assess global and fine motricity, balance, body scheme, and spatial and temporal organization. Results: Both groups demonstrated a risk for delayed development. Between-group testing revealed statistically significant differences between the ADHD and ADHD/DCD groups for fine motricity (p=0.04) and balance (p=0.02) motor quotients. Discussion: The current study reinforces that ADHD may have motor difficulties, even when DCD is not co-occurring. The results also suggested particular difficulties in fine motricity and balance for those with ADHD and DCD. These findings may increase the understanding of this relationship and clarify what problems are intrinsic to ADHD and how the co-occurrence of DCD may affect the motor performance in these children
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2016-08-02
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.