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Tese de Doutorado
DOI
10.11606/T.39.2012.tde-20092012-134636
Documento
Autor
Nome completo
Leonardo Lamas Leandro Ribeiro
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2012
Orientador
Banca examinadora
Ugrinowitsch, Carlos (Presidente)
Dantas, Luiz Eduardo Pinto Basto Tourinho
Gubitoso, Marco Dimas
Kohn, Andre Fabio
Nascimento, Juarez Vieira do
Título em português
Modelagem estratégico-tática em esportes coletivos de invasão: aplicação ao basquetebol
Palavras-chave em português
Dinâmica do jogo
Fluxos de controle
Grafo paramétrico
Modelagem matemática
Pedagogia do esporte
Processos
Regras de ação
Resumo em português
O objetivo do presente trabalho foi elaborar um modelo formal de descrição do jogo em esportes coletivos de invasão e instanciar o modelo a um esporte particular, o basquetebol, com a formalização de suas classes de comportamento ofensivos e defensivos. A estratégia foi modelada como um sistema dinâmico discreto. Este modelo tem como elemento lógico fundamental a regra de ação, que descreve as decisões de um jogador. As regras de ação também são usadas para a especificação da transformação de um estado e, consequentemente, da sequência de transformações de estados em um grafo representativo de uma estratégia. As propriedades estruturais, que são requisitos para uma estratégia eficiente, foram introduzidas na modelagem estratégica através de um conjunto de delimitadores (i.e., fases do jogo, tipos de conexões entre os nós por fase, regras de conexão, e regiões estratégicas), que especializam a definição da estratégia excluindo aquelas que não atendem aos requisitos dos delimitadores. O conjunto restante é denominado modelo da estratégia (ESTM). A formalização do ESTM apresentada neste trabalho estabelece uma metodologia para descrever, desenhar e avaliar a estratégia de uma equipe de um ECI. De maneira integrada à formalização da estratégia, a dinâmica do jogo foi modelada e a relação entre as estratégias desenhadas para duas equipes oponentes e a dinâmica do jogo foi apresentada. As estratégias atuam como bases de dados acessadas para subsidiar as decisões dos jogadores de uma equipe e permitir que eles atuem coletivamente durante as diferentes circunstâncias da oposição. A relação entre as estratégias desenhadas para duas equipes e a oposição no jogo entre estas equipes pode ser formalizada como um caso particular de sistema dinâmico, no qual dois sistemas dinâmicos discretos, representados pelas estratégias das equipes, e um sistema dinâmico contínuo, representado pelo jogo, são integrados por fluxos de controle e dados. Após formalizado o sistema dinâmico que representa a relação entre estratégia e oposição, no contexto do jogo, os elementos desse sistema foram decompostos, de forma hierárquica, levando em conta os principais módulos funcionais que compõem o fenômeno. Por fim, é apresentado o processo de validação das classes de comportamentos ofensivos e defensivos do jogo, constituídas por um conjunto limitado de dinâmicas individuais, grupais e coletivas, das quais a comissão técnica pode se valer para elaborar a estratégia da equipe, definir os conteúdos de treinamento, assim como selecionar aqules, dentre eles, cujo desempenho deverá ser avaliado no jogo. O modelo proposto constitui uma contribuição original à pedagogia dos esportes coletivos de invasão, tanto pelos avanços imediatos no entendimento das características estruturais desses esportes quanto pelos possíveis desdobramentos tecnológicos, que podem igualmente contribuir no processo de ensino-aprendizado nos mais diversos níveis competitivos
Título em inglês
Strategic and tactic modelling in invasion team sports: application to basketball
Palavras-chave em inglês
Action rules
Control fluxes
Match dynamics
Mathematical modeling
Parametric graph
Pedagogy of sport
Processes
Resumo em inglês
The aim of this study were: a) to develop a formal model to describe the game in invasion team sports (ITS) and instanciate the model to a particular sporte, the basketball; b) to validate classes of offensive and defensive behaviors in basketball. The strategy of ITS was modeled as a discrite dynamics system. This model has as a logical fundamental element named action rules, which describes the decisions of a player. The action rules are used to specify the transformations within a state and, consequently, the sequence of transformations of the states in a graph that representes the strategy of a team. The structural properties, pre-requisetes of an efficient strategy, were introduced in the model through a set of delimeters (i.e. game phases, types of connections between nodes per phase, rules of connections, and strategic regions) that specialize the the definition of strategy excluding those that do not posses the pre-requesites of the delimeters. The remaining set is defined as the strategy model. The strategy model formalized herein stablishes a metodology to describe, draw and evaluate the strategy of an IST team. Furthermore, match dynamics were modeled and integrated to the strategy model. The strategy constitute a data base which is assessed to support the team pleayers decisions and allow a collective behavior. The relationship between the strategy and the opposition in a match may be formalized as a particular familty of dynamic systems in which two discrete dynamical systems represented by the two strategies of the opposing teams, and a continuous dynamical system, represented by the match, are integrated by control and data fluxes. Once the model was constituted, its elements were hierarchicaly decomposed, considering the main functional models of the phenomenon. Finally, it is preseted the validation process of the possible offensive and defensive behaviors in a match, which are delimeted by a limited set of individual, group, and team dynamics. This set of behaviors may be used by the coaching staff to elaborate the team strategy, to define the training contentes, to determine how performance is going to be evaluated. The proposed model is an original contribution to the pedagogy of ITSs due to the increased understanding of the structural characteristics of these sports and the possible technological improvements that may be implemented in the teaching process at different competitive levels
 
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TESEFINAL.pdf (8.08 Mbytes)
Data de Publicação
2012-09-24
 
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