• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Thèse de Doctorat
DOI
https://doi.org/10.11606/T.39.1999.tde-19092023-124758
Document
Auteur
Nom complet
Andrea Michele Freudenheim
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 1999
Directeur
Jury
Manoel, Edison de Jesus (Président)
Barela, José Angelo
Gobbi, Lilian Teresa Bucken
Piqueira, José Roberto Castilho
Tani, Go
Titre en portugais
Organização hierárquica de um programa de ação e a estabilização de habilidades motoras.
Mots-clés en portugais
Aprendizagem motora
Organização hierárquica
Programa de ação
Resumé en portugais
Talvez o maior desafio na área de Aprendizagem Motora seja o de revelar algumas características do que é adquirido/modificado com a prática. Existem sólidas evidências de que a prática em habilidades com grande demanda cognitiva como é o caso das habilidades gráficas - resulta na aquisição de um programa motor. Contudo, as diferentes concepções da natureza do programa maior foram propostas baseadas em uma visão finita do processo de aquisição. Em uma concepção alternativa, a aquisição de habilidades motoras pode ser vista como sendo um processo contínuo e progressivo que compreende alternância entre estados de estabilidade e instabilidade. A presente tese defende a ideia de que, ao longo da estabilização, há formação de um programa de ação organizado hierarquicamente, em um nível macro - voltado aos aspectos relacionados à ordem e, em um nível micro voltado aos aspectos relacionados à desordem. Em decorrência dessa predição outra questão pode ser levantada: quais são os papéis da macro e da microestruturas no programa de ação organizado hierarquicamente? Essas questões foram testadas em dois experimentos que compreenderam uma fase de aquisição em que modificações da tarefa foram introduzidas temporariamente em três momentos de prática (nos blocos 2, 10 e 24). Em ambos, foram utilizadas medidas de desempenho global, de macroestrutura. A principal predição foi de que o aumento da estabilidade do desempenho global está associada à diminuição da variabilidade na macro e microestruturas do programa de ação. No experimento 1, foi utilizada uma modificação paramétrica. A predição central, foi que essa modificação afetaria somente as medidas de microestrutura. Participaram do experimento 14 estudantes universitários com média de idade de 22 anos e três meses. Os resultados mostraram que ao longo das tentativas de prática houve melhora do desempenho global (medidas temporais) e que, tanto a variabilidade na macro como a variabilidade na microestrutura diminuiu de forma significante. Mostraram também que, estando o desempenho estabilizado, a modificação da tarefa afetou somente uma medida correspondente à variabilidade na microestrutura (variabilidade do tempo total de pausa). Embora os resultados de uma forma geral tenham confirmado as predições, aqueles, particularmente relacionados às medidas de microestrutura não foram suficientemente claros. Considerou-se a possibilidade de a própria dinâmica generativa da microestrutura ter sido a responsável pela falta de clareza dos mesmos. No experimento 2, com o intuito de testar essa ideia, foi introduzida uma modificação estrutural da tarefa. A predição central foi que essa modificação afetaria todas as medidas utilizadas. Quinze estudantes universitários, com média de idade de 22 anos e cinco meses, participaram do estudo. Mais uma vez, os resultados mostraram que o desempenho global melhorou ao longo das tentativas de prática e que essa melhora foi acompanhada pela diminuição da variabilidade nas medidas de macro e de microestrutura. Em conjunto, esses resultados indicaram que houve formação de uma estrutura organizada hierarquicamente. A introdução da tarefa nova afetou o desempenho global (tempo total de pausa), porém não afetou as medidas de macro e microestrutura. Uma possível explicação é que o impacto da introdução da tarefa nova não foi grande de forma que os ajustes podem ter sido feitos dentro da banda de variação presente antes da perturbação. Em suma, foram obtidas evidências claras de que a concepção de programa de ação organizado hierarquicamente é uma boa alternativa às concepções em voga sobre a natureza do programa motor. Novos estudos precisam ser realizados, enfocando, particularmente, a testagem de medidas que melhor discriminem entre os níveis macro e micro do programa de ação
Titre en anglais
Hierarchical organisation of an action programme and the stabilisation of motor skills
Mots-clés en anglais
Action programme
Hierarchical organisation
Motor learning
Resumé en anglais
The major challenge for the field of Motor Behaviour is, perhaps, that of revealing some characteristics of what is acquired with practice. There is sound evidence that practising skills with high cognitive demand - e.g. graphic skills will lead to the acquisition of a motor programme. However, different conceptions on the nature of motor programme are based on a finite view of the acquisition process. Taking an alternative stance, motor skill acquisition can be seen as a continuous and progressive process that comprises periods of alternating stability and instability states. The present thesis argues in favour of the idea that the stabilization process leads to the formation of a hierarchically organized action programme, which is order oriented at its macro level and disordered oriented at its micro level. Following this assumption another question can be raised: what are the roles of macro-structure and micro-structure in the hierarchically organised action programme? In order to pursue these issues two experiments were carried out. They comprised an acquisition phase at which a task modification was temporarily introduced on three practice moments (blocks, 2, 10 and 24) . In both experiments measures of global performance, macro-structure and micro-structure were used. The main hypothesis was that performance stabilisation would be associated to a decrease of variability at the macro and micro-structures of the action programme. At experiment 1, a parametric modification was used. The central prediction was that this modification would affect only micro-structure measures. Fourteen university students participated in the experiment, with mean age of 22 years and three months. Results showed that with practice trials, global performance enhanced (temporal measures) and that variability at macro and micro-structures decreased significantly. They also showed that, once the performance is stabilised, task modification only affected one micro-structure measure (variability of total pause time). Althoug overall results confirmed the predictions, those results related to the microstructure measures, haven't been clear enough. This might be due to the micro-structure generative dynamics. Experiment 2 tackled this issue by introducing a structure modification of the task with the same experimental design employed in Experiment 1. The central prediction was that this modification would affect all measures. Fifteen university students, with mean age of 22 years and five months, took part in the experiment. Results showed once more, that global performance enhanced along practice trials and that this improvement was followed by the decrease of variability at the macro and de micro-structure measures, though task perturbation seemed not enough to cause any apparent adjustment, particularly at the macro-structure. All together, these results indicated that stabilisation corresponded to the formation of a hierarchically organised programme. The fact that global performance (total pause time) was affected by task perturbation may mean that adjustments at the macrostructure were done within the variation band already presented. Overall, good support for the conception of a hierarchically organized action programme was obtained reinforcing the idea that this conception might be a good alternative to other conceptions on motor programmes. The need for further studies is paramount, particularly focusing on the test of measures that might distinguish better between macro an micro levels of the action programme
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Andrea_Doutorado.pdf (13.63 Mbytes)
Date de Publication
2023-09-20
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.