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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.39.2008.tde-03072008-094322
Documento
Autor
Nome completo
Wilson Viana de Castro Melo
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2008
Orientador
Banca examinadora
Duarte, Marcos (Presidente)
Manoel, Edison de Jesus
Sacco, Isabel de Camargo Neves
Título em português
Avaliação ergonômica do membro superior esquerdo de operadores de trem metropolitano: uma investigação de sobrecargas no sistema osteomuscular
Palavras-chave em português
Biomecânica Ocupacional
Fadiga
Freqüência mediana
RULA
Sistema osteomuscular
Torque
Trem metropolitano
Resumo em português
A Biomecânica Ocupacional procura aprimorar as condições de trabalho objetivando prevenir e reduzir as lesões, aumentar o desempenho dos operários reduzindo sobrecargas. Pesquisas nesta área indicam que não apenas a manipulação de materiais pesados, mas também posturas pouco naturais e movimentos súbitos e inesperados provocam lesões no sistema osteomuscular que afetam principalmente o pescoço, membros superiores e região lombar. Alguns profissionais apresentam alto risco ao aparecimento desses distúrbios envolvendo principalmente os membros superiores e região lombar, particularmente os digitadores, operadores de caixa de supermercados, dentistas, motoristas profissionais e operadores de trens metropolitanos. Este estudo teve como objetivo estimar a carga mecânica e a atividade muscular no membro superior esquerdo de maquinistas condutores de trens metropolitanos durante o trabalho. Especificamente, o estudo procurou estimar a carga mecânica sobre a articulação do ombro, avaliar a atividade muscular dos músculos tríceps e flexores do punho e verificar a ocorrência de fadiga muscular durante a realização da tarefa, para isto foram investigados o fator de risco relacionado a enfermidades dos membros superiores, o torque sobre a articulação do ombro e a freqüência mediana do sinal eletromiográfico. O método RULA indicou para atividade estudada um escore final quatro, que sugere mais investigações e mudanças podem ser requeridas, pois a postura adotada gera desconforto. O torque calculado sobre a articulação do ombro é aplicado por cerca da metade da jornada de trabalho e apresentou valor médio de -4,1 Nm com o manete na posição 0. A instauração de fadiga sobre os músculos Tríceps Braquial e flexores do punho não foi observada. Estudos futuros são recomendados para desenvolvimento de cabinas de trens metropolitanos com layout ergonômico e posicionamento de instrumentos que possibilite uma postura mais adequada dos operadores
Título em inglês
Ergonomic evaluation of the left upper limb of metropolitan train drivers: an investigation of overloads in the musculoskeletal system
Palavras-chave em inglês
Average
Fatigue
Frequency
Metropolitan train
Musculoskeletal system
Occupational biomechanics
Rula
Torque
Resumo em inglês
Occupational biomechanics seeks to improve the conditions of work aiming to prevent and to reduce the injuries, to increase the performance of workers reducing overloads. Previous researches in this area indicate that not only handling the of heavy material, inadequate postures and unexpected and sudden movements provoke injuries in the musculoskeletal system that affect mainly the neck, upper limbs and the lumbar region. Some workers present high risk to the develop those disturbances involving mainly the upper limbs and the lumbar region, particularly the keyboarders, supermarket cashiers, dentists, professional drivers and operators metropolitan train. This study aimed to estimate the mechanical load and the muscular activity in the left upper limb of metropolitan train drivers during the work. Specifically, the study sought to estimate the mechanical load on the joint of the shoulder, evaluate the muscular activity of the muscles triceps and flexors of the wrist and verify the occurrence of muscular fatigue during the achievement of the task. For this purpose, it were investigated the risk factor related to the diseases of the upper limbs, the torque on the joint of the shoulder and the median frequency of the electromyographic signal. The method RULA indicated for activity a score final four, which suggests more investigations and changes may be required because the usual posture adopted generates discomfort. The calculated torque on the joint of the shoulder is applied by about half of the day at work and showed the average value of -4.1 Nm with the handle in position 0. The instauration of fatigue on the muscles Tríceps brachial the wrist flexor was not observed. Thus, future studies are recommended to the development of the metropolitan trains' berths with ergonomic layout and positioning of instruments that enables an adequate posture of its users
 
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Wilson_Viana.pdf (891.63 Kbytes)
Data de Publicação
2008-07-07
 
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