• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Master's Dissertation
DOI
https://doi.org/10.11606/D.39.2020.tde-16032020-085744
Document
Author
Full name
Jose Elias de Proença
Institute/School/College
Knowledge Area
Date of Defense
Published
São Paulo, 1989
Supervisor
Committee
Tani, Go (President)
Lomonaco, Jose Fernando Bitencourt
Negrão, Carlos Eduardo
Title in Portuguese
Efeitos da variação temporal do conhecimento de resultado na aprendizagem de uma habilidade motora discreta simples
Keywords in Portuguese
Aprendizagem
Comportamento
Habilidade motora
Abstract in Portuguese
O objetivo do presente estudo foi investigar os efeitos da variação temporal do conhecimento de resultado (CR) na aprendizagem de uma habilidade motora discreta simples. Foi utilizada a tarefa motora de arremessar um saquinho em um alvo circular de 2,0 metros de diâmetro, colocado no chão, a uma distância de 3,60 metros e impossível de ser visto pelos sujeitos. Participaram do estudo 180 crianças de ambos os sexos com idade média de 10,7 anos, divididos aleatóriamente em 6 grupos (A,B.C,D,E e F) de 30 crianças. Utilizou-se um delineamento experimental com três fases. Na primeira, fase de aquisição, os grupos A, B, C, D, E e F realizaram as tentativas e receberam informações, respectivamente, nos intervalos de tempo 0-5, 10-5, 30-5, 5-0, 10-0 e 30-0 segundos, de pré e pós-CR. Nesta fase foram realizadas 90 tentativas. Na segunda fase, a de transferência, os sujeitos executaram dez tentativas sem CR, mantendo o intervalo inter-respostas. A terceira fase, a de retenção, foi realizada sete dias após o término da segunda fase, nas mesmas condições desta. Os dados foram organizados e analisados em blocos de cinco tentativas. Na fase de aquisição, para verificar as diferenças no comportamento entre os grupos e na interação dos grupos e blocos de tentativas, foi aplicada a análise de variância a dois fatores. Os resultados mostraram que a variação do intervalo pós CR também não afetou a aprendizagem. Esses resultados estão em conformidade com os estudos de Bilodeau & Bilodeau (1956) e Magill (1977); não concordando com o resultado apresentado por Weinberg, Guy & Tupper (1964), quando concluíram que o intervalo de tempo de um segundo é menos efetivo para a aprendizagem do que intervalos maiores. Estes resultados evidenciaram o efeito de aprendizagem em todas as condições experimentais. Os resultados mostraram diferenças significantes nos grupos B, E e F, respectivamente, evidenciando uma queda na performance desses grupos. Estes resultados, associados à melhoria no desempenho do último bloco de tentativas, colocam dúvidas sobre o número necessário de tentativas, para que haja aprendizagem efetiva nesse tipo de tarefa com crianças, demonstrando a necessidade de maiores estudos nesse sentido
Title in English
Effects of the temporal variation of the knowledge of result in the learning of a discreet and simple motor skill
Keywords in English
Behavior
Motor learning
Motor skills
Abstract in English
The purpose of the present study was to investigatethe time interval variation effects of the knowledge of results (KR) in learning a simple discrete motor skill such as throwing a 100 gr. small bag, full of corn seeds, to a 2m diammeter circular target on the floor, situated at a distance of 3.60m from the subject and invisible to the same subject, 180 elementary school students, around 10.7 years old, both male and female, divided randomly into six groups (A, B, C, D ,E and F) of 3o children each, took part in this investigation. For that purpose it was used an experimental design with three phases. In the first phase, the acquisition one, the groups A,B,C,D,E, and F performed the trials and received information at 0-5, 10-5, 30-5, 5-0, 5-10 and 5-30 seconds pre and post KR respectively, puring this phase 90 trials were performed. In the second phase, the transference one, the children performed ten trials without KR, keeping the inter-response intervals. The third phase, the retention one, was performed seven days after the end of the second phase, under the same conditions. The data were organized and analysed in blocks of five trials. These results showed clearity the learning effects under all the experimental conditions. The results associated to the performance improvement of the last trial block bring some doubts on the number of trials necessary to the effective learning in this kind of task with children, showing, thus, the need of further studies on this subject
 
WARNING - Viewing this document is conditioned on your acceptance of the following terms of use:
This document is only for private use for research and teaching activities. Reproduction for commercial use is forbidden. This rights cover the whole data about this document as well as its contents. Any uses or copies of this document in whole or in part must include the author's name.
Proenca_Mestrado.pdf (43.05 Mbytes)
Publishing Date
2020-03-16
 
WARNING: Learn what derived works are clicking here.
All rights of the thesis/dissertation are from the authors
CeTI-SC/STI
Digital Library of Theses and Dissertations of USP. Copyright © 2001-2024. All rights reserved.