• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.39.1988.tde-10062022-100301
Documento
Autor
Nombre completo
Mauro Betti
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 1988
Director
Tribunal
Beisiegel, Celso de Rui (Presidente)
Navarro, Maria Alice Magalhaes
Oliveira, Jose Guilmar Mariz de
Título en portugués
A educação física na escola brasileira de primeiro e segundo graus, no período de 1930-1986: uma abordagem sociológica
Palabras clave en portugués
Educação física
Escola
Sistemas sociais
Sociologia do esporte
Resumen en portugués
A educação física enquanto componente curricular do 1o e 2o graus foi analisada numa perspectiva sociológica, objetivando: (1) estabelecer a influência da política educacional nas suas propostas pedagógicas, durante o período de 1930-1986; (2) investigar a origem histórica destas propostas; (3) elaborar um modelo sociológico da educação física, obtido a partir da sociologia da educação e da sociologia do esporte. A abordagem metodológica foi feita com base na teoria dos sistemas. A técnica de pesquisa envolveu a coleta e análise de conteúdo de documentos legais e textos especializados produzidos na época em questão. O exame histórico dos séculos XVIII e XIX revelou que os sistemas ginásticos europeus, surgidos num contexto de nacionalismo e militarismo, e o movimento esportivo inglês, de caráter liberal-aristocrático, formaram a base institucional da educação física no mundo atual. O esporte foi analisado como fenômeno social e detectada sua influência sobre a educação física. Evidenciou-se também a necessidade de uma reflexão pedagógica sobre o esporte, para integrá-lo como meio da educação formal. A investigação histórica da educação física no Brasil permitiu distinguir quatro fases O período 1930-1945 foi a fase de estabelecimento das bases da educação física nacional, para a qual convergiram os interesses do estado, do9 sistema militar e dois educadores, centrados no nacionalismo, preparação militar, eugenia e busca da higiene/saúde. O período 1946-1967 foi de relativa retração do apoio à Educação Física por parte do Estado, ao mesmo tempo em que se iniciou um questionamento das bases pedagógicas estabelecidas. O período 1969-1979 marcou a ascensão do esporte à razão do estado, a inclusão do binômio educação física /esporte na planificação estratégica do governo e a esportivização da educação física escolar. O período 1980-1986 caracterizou-se por um profundo questionamento das bases da educação física e uma radical mudança referenciais, com a ascensão da concepção sócio-política da educação física. Concluiu-se que a mudança das concepções pedagógicas e dos modelos de homem desejados não são fatores suficientes para explicar as mudanças ao nível da prática pedagógica do trinômio professor-aluno-matéria de ensino, fazendo-se necessário uma análise de atividade física enquanto um fenômeno sui-generis. Foram identificadas algumas variáveis pedagógico-didáticas e sócio-psicológicas envolvidas na ativação dos mecanismos de sociabilização e formação de personalidade presentes no processo ensino-aprendizagem em educação física. O comportamento destas variáveis foi analisado nos métodos utilizados pela educação física no período (método francês, método desportivo generalizado e método esportivo). Um modelo sociológico sistêmico foi proposto com base nos seguintes elementos: (1) política educacional; (2) objetivos do sistema escolar; (3) objetivos educacionais da educação física; e (4) processo ensino-aprendizagem. Considerou-se também a influência da herança histórica e dos interesses do sistema militar e esportivo. A finalidade do sistema foi definida como a formação da personalidade humana para atuar no meio social. Concluiu-se, à luz da teoria dos sistemas, que a educação física, enquanto um sistema hierárquico e aberto, possui uma tendência auto integrativa, de submeter-se ao todo social, respondendo aos estímulos da política educacional e de outros sistemas sociais, mas também uma forte tendência auto afirmativa, de agir como um subsistema autônomo, dificultando a implantação de mudanças ao nível da relação professor-aluno-matéria. O modelo sistêmico proposto revelou-se útil para explicar a trajetória da educação física no período 1930-1986
Título en inglés
Physical education in brazilian elementary and high schools, in the period 1930-1986: a sociological approach
Palabras clave en inglés
Physical education
School
Social systems
Sport sociology
Resumen en inglés
Physical education as a curricular component at elementary and secondary school is examined in sociological perspectives which objective is: (1) to stablish the educational politics influence in its pedagogical proposition, during 1930-1986 period; (2) to investigate the historical origins of those propositions; (3) to elaborate a physical education sociological model obtained from the education and sports sociology. The methodological approach has been made on the basics of the system theories. The research technique has utilized the collection and content analysis of legal documents and specific texts produced at the time concerned. The historical examination of the XVIII and XIX century brought out that the European gymnastics methods, emerged form a nationalism and militarism context, and the English sports movement, of a liberal-aristocratic character, formed the institutional basis of the physical education of the present world. Sport was analyzed as a social phenomenon and its influence over physical education was detected. The necessity for a pedagogical reflexion about sport became evident, to integrate is as a mean to formal education. The historical investigation of Brazilian. Physical education allowed to differentiate four periods. On the 1930-1945 period it was established the basis for the national physical education, to where converged the state, the military system and educators interests, centralized in the nationalism, military training, eugenics, and the search for hygiene / /health. The 1946-1967 period was one of a relative retraction of the state support for physical education, when at the same time it was initiated a questioning of the stablished pedagogical basis. The 1969-1979 period was marked by an ascension on the sport by the state, the inclusion of the physical education / sport binomial in the strategic planning of the government and the sportization of physical education as the elementary and secondary school. The 1980-1986 period was distinguished by a profound questioning of the physical education basis and an extreme changing on the concepts, with the ascension social-politics conceptions in physical education. It was concluded that the changes of the pedagogical conception and the changing of the desired man model was not sufficient factors to explain the changing at the pedagogic practice level of the teacher-student-teaching trinomial, being necessary an analysis of the physical activity as a sui-generis phenomenon. It has been identified some pedagogical-didactics and socio-psichological variables involved in the activation of the mechanisms of the personality formation presented in the physical education teaching-learning process. Those variables were analyzed in the French method, generalized sportive method and sports method at those periods. A sistemic sociological model was proposed on the basis of the following elements: (1) educational politics; (2) school system objectives; (3) educational objectives of physical education; (4) teaching-learning process. It was considered also the influence of the historical heritage and the influence of the military system and sportive interests. The purpose of the system was defined as the human personality formation to live in the social environment. It was concluded on the light of the theories, that physical education as a hierarchical open system, has an auto-integrative tendency to submete itself to the social environment, responding to the educational politics and other social system stimulation, but also a strong auto-affirmative tendency to act as an autonomic sub-ssystem which make it difficult to the teacher-student-discipline level. The proposed systemic model appear to be an useful methodological tool to explain the Brazilian physical education trajectory in the 1930-1986 period
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2022-06-10
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.